REGIÃO DE COIMBRA * TURISMO PORTUGAL

Coimbra, é uma cidade à beira-rio no centro de Portugal e antiga capital do país, alberga uma cidade velha medieval preservada e a histórica Universidade de Coimbra. A região de Coimbra apresenta atrativos turísticos e oportunidades de investimento para o mercado brasileiro.

Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra;

Álvaro Coimbra, Presidente da Câmara Municipal de Penacova;

Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada;

Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM-Região de Coimbra. 

Em 2024, o número de visitantes do Brasil cresceu 8%, consolidando o país como o segundo principal mercado internacional da região, atrás apenas da Espanha
A Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM-Coimbra) promoveu uma coletiva de imprensa seguida de coquetel nesta no Consulado de Portugal em São Paulo, para apresentar os atrativos turísticos e oportunidades de investimento da região, que reúne 19 municípios e fica entre Lisboa e Porto, cidades que recebem um grande número de voos do Brasil.

Reconhecida pela qualidade de vida e pelo ambiente favorável aos negócios, a Região de Coimbra vem se consolidando como um polo de inovação e investimento no turismo. O território oferece uma série de incentivos para empreendimentos hoteleiros e projetos de requalificação, com destaque para edifícios históricos, palacetes, terrenos cercados por natureza e casas típicas nas aldeias de xisto, que preservam o charme e a autenticidade do interior português.

Entre janeiro e julho de 2025, mais de 919 mil viajantes se hospedaram na Região de Coimbra, registrando um crescimento superior a 4,2% em relação à média nacional. O mercado brasileiro tem desempenhado papel de destaque: em 2024, o número de visitantes do Brasil cresceu 8%, consolidando o país como o segundo principal mercado internacional da região, atrás apenas da Espanha.

A nossa relação com o mercado brasileiro é altamente estratégica: o Brasil ocupa hoje a segunda posição no ranking de turistas internacionais da Região de Coimbra, enquanto no contexto nacional português aparece em sexto lugar. Esse avanço reflete o crescente interesse dos viajantes brasileiros por turismo de experiências, gastronomia e bem-estar, além do vínculo histórico e acadêmico fortalecido pela presença expressiva de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra”, destaca Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM-Região de Coimbra.

A comitiva do CIM-Coimbra, que também conta com a presença de Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Álvaro Coimbra, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, e Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, além de empresários locais.

Um dos grandes diferenciais da Região de Coimbra é a autenticidade das experiências que oferece. Entre as principais estão as prestigiadas rotas de vinho da Bairrada e do Dão, os castelos e palácios históricos, o vasto patrimônio cultural, as aldeias tradicionais que parecem saídas de contos de fadas e uma gastronomia marcada por sabores genuínos — do leitão à Bairrada aos doces conventuais que preservam séculos de tradição, que garantiu à Coimbra a escolha como região europeia da gastronomia em 2023.

Para quem busca o segmento de luxo, a região reserva experiências exclusivas: jantares privados de alta gastronomia, degustações de vinhos e espumantes premiados, sessões de astro turismo e concertos intimistas de fado e música clássica em cenários de tirar o fôlego.

As belezas naturais também têm papel de destaque. A diversidade geográfica da região reúne praias, serras e complexos termais, ideais para quem deseja aliar descanso e bem-estar. Hotéis boutique cercados por natureza em lugares como Penacova, Pampilhosa da Serra e Serra do Açor vêm atraindo atenção internacional — foi ali, numa pequena aldeia escondida, que a banda Coldplay se hospedou após um show em Portugal.

Em 2024, Portugal recebeu mais de 31,6 milhões de visitantes, com mais de 1,08 milhões de brasileiros que têm uma permanência média de 19,8 noites, o que mostra o potencial desses viajantes em explorarem novos destinos no país, que tem voos diretos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Belém, Florianópolis, Natal e Curitiba, recém anunciado pela TAP.
Material fornecido pela Assessoria de Imprensa
Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 32 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.300 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 36 mil seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.300 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 09 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (57 milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*