“UBATUBA”
Você pode começar seu roteiro na cidade indo conhecer o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e tem como objetivo, proteger integralmente a importante área de Mata Atlântica situada no Estado de São Paulo. Atualmente com 332 mil hectares, incluindo flora, fauna e paisagem, bem como promover ações de cunho educativo ambiental, recreativo e científico.
O Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, é um dos únicos pontos do Parque Estadual Serra do Mar que atingem a cota zero, ou seja, a orla marítima. A floresta em Picinguaba chega até os costões rochosos e se espalha pela planície litorânea, em cinco praias, no extremo norte do município.
Esta característica faz com que o Núcleo Picinguaba tenha como traço característico e marcante, a presença de comunidades tradicionais em seu território, incluindo a Vila de Pescadores da Picinguaba, o Quilombo da Fazenda e o Quilombo do Cambury.
Com uma área de abrangência de 47 mil hectares, sua localização ambientalmente estratégica faz a ligação entre o Parque Estadual Serra do Mar; o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, no Estado do Rio de Janeiro, formando um grande corredor para uma fauna diversificada, porém, ameaçada de extinção. Vegetação rica e preservada, em meio a manguezais, cachoeiras e cinco praias, fazem deste Núcleo um grande atrativo turístico e ambiental, onde são
desenvolvidas diversas pesquisas acadêmicas, envolvendo os diferentes ecossistemas.
O projeto, desenvolvido numa parceria entre a Comunidade do Quilombo da Fazenda e o PESM – Núcleo Picinguaba, traz ao público um pouco do cotidiano da comunidade e seus projetos socioambientais, que envolvem danças, gastronomia, festividades, artesanato, agroflorestas e outros atrativos. Neste local, também é possível visitar uma histórica Casa de Farinha, reconstruída na década de 50 sobre um antigo engenho de cana-de-açúcar, utilizado no final do século, por imigrantes italianos.
CRIAÇÃO DE VIEIRAS
O projeto é maravilhoso, envolve muitos pescadores da Vila e tem apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente. Um dos pescadores foi ao Chile, onde aprendeu todas as técnicas de criação de vieiras, e trouxe seu conhecimento de volta para o local.
As vieiras de Picinguaba são vendidas para restaurantes em Ubatuba, Paraty e também são encontradas em restaurantes locais.
Não posso deixar de citar que Luxuosos Restaurantes de São Paulo e seus grandes chefes de cozinha frequentam o local. Eles vem em busca deste delicioso molusco para agregar em suas criações de pratos em seus luxuosos restaurantes; onde criam seus pratos da mais alta gastronomia.
Dois pontos turísticos interessantes que devemos visitar em Ubatuba é o Projeto “Tamar e o Aquário”.
Em 1991 Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação no litoral brasileiro. Como tradicional e antigo porto do litoral paulista, conta com uma frota pesqueira significativa.
Há, por isso mesmo, elevada incidência de capturas incidentais na pesca, especialmente nas pescarias artesanais costeiras. As tartarugas verdes (Chelonia mydas) ficam presas principalmente nos cercos flutuantes, arte de pesca tradicional na região que mantém redes fixas próximas aos costões rochosos, locais de pastoreio desta espécie.
A base faz o monitoramento da captura incidental de tartarugas marinhas nas redes de emalhe e nos cercos flutuantes.
Equipes do Projeto atendem os chamados dos pescadores para marcar e soltar os animais capturados, além de ensinar as técnicas para reanimar as tartarugas que estejam afogadas– presas na rede, não conseguem subir à superfície para respirar.
Com a ajuda dos pescadores, comunidade e turistas, as tartarugas doentes, feridas e debilitadas que precisam de cuidados especiais são encaminhadas ao Centro de Reabilitação da base de Ubatuba, onde são tratadas, recuperadas e liberadas de volta ao mar.
Vale muito a pena visitar, você vai passar horas tendo contato com esses animais e também ter uma aula de cultura ambiental.
Aquário
Já o Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80 mil litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.
Destacam-se coloridos cavalos marinhos e moréias, o tubarão lixa, além de garoupas, baiacus e outros peixes regionalmente conhecidos.
Os exemplares exóticos são adquiridos de importadoras legalmente registradas junto ao IBAMA, entre eles diversas e multicoloridas espécies típicas de recifes de corais, o peixe leão, o tubarão bambu do Pacífico.
HOSPEDAGEM
Você deverá pesquisar em agências, sites, que com certeza encontrará o local certo com o seu perfil.
Um local agradável de se ficar é a Pousada Viva Mar, está localizada próxima à Praia do Itaguá e ao Centro de Ubatuba, estando portanto em localização privilegiada para acessar os melhores bares, restaurantes, boutiques, Aquário e Centro de Convenções.
Na Pousada você encontra um café da manhã caseiro, com muitas opções e servido no delicioso salão principal. Oferece também Piscina, Sala de TV e estar e Internet wireless.
Há! Você chegando em Ubatuba de uma passada na “Padaria Integrale”.
O ambiente é acolhedor, muito bem decorado e além do mais, delicias integrais são preparadas com excelentes ingredientes e muito amor.
Você vai encontrar pães de linhaça, 8 grãos, quarteto, integralzinho, castanha do Pará com Gergelim preto, oliva negra, oliva verde, uvas com canela, uma infinidades de criações e tudo muito saudável e natural.
Há! não deixe de experimentar o Manjar Tailandês com manga, coco e especiarias. A cobertura é feita com geleia de manga com cardamomo. Simplesmente maravilhoso, e essa geleia você encontra em potes aonde pode levar para casa e criar deliciosos pratos dando aquele o toque especial agridoce.
GASTRONOMIA
O evento aconteceu todos os dias a partir das 11 horas da manha, com almoço musical, muita MPB e vários outros ritmos.
A ideia de se fazer a Festa do Camarão surgiu em 1993, durante uma reunião de pescadores da comunidade da Almada, devido a boa qualidade do produto e a produção farta.
Chegou-se a conclusão, que a festa seria realizada na segunda quinzena do mês de julho, coincidindo com o final da safra, onde o camarão está mais desenvolvido.
Foi uma experiência que deu certo, a Almada recebe atualmente em quatro dias de festa, cerca de 10.000 pessoas. E os pratos são muito bem servidos e preparados com um tempero inigualável.
Mesmo estando no litoral você tem a opções de Pizzaria. E como 90 % dos visitantes são Paulistas, adoradores de pizza, a cidade não faz feio, e tem duas pizzarias que são excelentes no preparo das redondas. A Perequim, localizado na maravilhosa praia de Ubatuba, na beira-mar, há 38 anos. Oferece mais de 45 tipos de pizza e a vedete do momento é uma das mais pedidas, a pizza de mostarda. Simplemente maravilhosa, leve e de um sabor inigualável. Além das pizzas a casa oferece as opções de Saladas, Peixe, Frutos do Mar, Carnes e Massas.
Já a Pizzaria Bucaneiros, conta com ambiente acolhedor e aconchegante para você, amigos e familiares. São 24 anos de tradição e dedicação. A Pizzaria conta com grande variedade de sabores para sua escolha, pizzas tradicionais e especiais.
E Finalizando, nada melhor que fechar a viagem com um delicioso almoço bem brasileiro e mais caiçara de Ubatuba. No Ubapira você tem a opção de degustar todos os tipos de peixe, frutos do mar e carnes. Come-se Bem com 36 anos de tradição e boa mesa, mas a grande dica é o delicioso almoço bem brasileiro, arroz branco, feijão, farofa, filé de frango ou carne, batata frita e tudo muito bem decorado no prato. Essa finalização é perfeita, prove e comprove!
Por Luis Guilherme Zenga
O Editor viajou para o destino
SELO – CLM