ESPECIAL “UBATUBA” LITORAL NORTE DE SP

“UBATUBA” 

Ubatuba está localizado no Litoral Norte SP e as praias de Ubatuba são muitas, mais de 80 entre praias no continente e nas ilhas. Algumas delas estão entre as mais belas do Brasil. Uma característica marcante é a diversidade dos tipos de praia. E uma visita a está cidade faz o turista se apaixonar pela cidade, praias, gastronomia local e os moradores que são amáveis com os turistas.

Ubatuba-Litoral-Norte-de-Sao-Paulo-Sp-3
Você pode começar seu roteiro na cidade indo conhecer o  Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e tem como objetivo, proteger integralmente a importante área de Mata Atlântica situada no Estado de São Paulo. Atualmente com 332 mil hectares, incluindo flora, fauna e paisagem, bem como promover ações de cunho educativo ambiental, recreativo e científico.  
O Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, é um dos únicos pontos do Parque Estadual Serra do Mar que atingem a cota zero, ou seja, a orla marítima. A floresta em Picinguaba chega até os costões rochosos e se espalha pela planície litorânea, em cinco praias, no extremo norte do município. 
Esta característica faz com que o Núcleo Picinguaba tenha como traço característico e marcante, a presença de comunidades tradicionais em seu território, incluindo a Vila de Pescadores da Picinguaba, o Quilombo da Fazenda e o Quilombo do Cambury.  
Com uma área de abrangência de 47 mil hectares, sua localização ambientalmente estratégica faz a ligação entre o Parque Estadual Serra do Mar; o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, no Estado do Rio de Janeiro, formando um grande corredor para uma fauna diversificada, porém, ameaçada de extinção. Vegetação rica e preservada, em meio a manguezais, cachoeiras e cinco praias, fazem deste Núcleo um grande atrativo turístico e ambiental, onde são 
desenvolvidas diversas pesquisas acadêmicas, envolvendo os diferentes ecossistemas.
O projeto, desenvolvido numa parceria entre a Comunidade do Quilombo da Fazenda e o PESMNúcleo Picinguaba, traz ao público um pouco do cotidiano da comunidade e seus projetos socioambientais, que envolvem danças, gastronomia, festividades, artesanato, agroflorestas e outros atrativos. Neste local, também é possível visitar uma histórica Casa de Farinha, reconstruída na década de 50 sobre um antigo engenho de cana-de-açúcar, utilizado no final do século, por imigrantes italianos.

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*