No dia 04 de junho o Chef Idolo Giusti fará aula show com degustação gratuita no Festival da Mata Atlântica, em Bertioga, litoral de São Paulo. Será às 16h, na Tenda de eventos (ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro da cidade), o chef fará uma aula show gratuita, com direito a degustação.
Como o tema é a mata atlântica, os ingredientes também são nativos; assim Giusti usará cambuci, juçara e pimenta rosa, entre outros orgânicos, para preparar na hora e ensinar a fazer a Tachada da Mata Atlântica. “Além de uma combinação incrível de sabores, o juçara ainda empresta a cor roxa ao prato, promovendo um visual bem interessante”, conta o chef.
O chef diz: “Gosto muito de usar ingredientes nativos, por conta dos sabores diferentes, mas também como uma forma de alerta. As pessoas precisam praticar o consumo consciente. É sempre muito triste quando a natureza e a gastronomia perdem um ingrediente brasileiro por negligência humana. Cada vez mais some aquele conhecimento passado de pai para filho, uma realidade inquietante entre os mateiros” afirma.
Seguindo a linha do evento, a comida do chef será servida em um criativo recipiente feito de folha de bananeira orgânica. O produto é totalmente ecológico, uma vez que seu descarte é orgânico. “A folha combina muito com o meu tipo de comida que é mateira. Além, é claro, de dar um charme à apresentação”, diz Giusti.
O Festival acontece nos dias 2, 3 e 4 de junho e na programação estão previstos feira de orgânicos, show, artesanato, exposição e gastronomia, por exemplo. A realização é da prefeitura de Bertioga com o apoio do SESC Bertioga.
Sobre o Idolo Giusti Neto: De origem italiana, portuguesa e espanhola, vem de um berço de ouro em termos culinários, com muita garra e determinação dos avós e bisavós que chegaram ao Brasil e a Serra da Cantareira, há um século. Colonizadores, agricultores e fazendeiros deram origem à história do chef. Com essa bagagem, o chef vem cozinhando e trocando experiências com grandes mestres da gastronomia – de forma profissional há 10 anos – e passando por diversas cozinhas no Brasil e Argentina. Dessa pré-disposição que está no sangue da família somada à paixão pela comida, surgiram o Giusti Eventos e o Cozinhando nas Alturas, este último um projeto que envolve gastronomia e expedição, outro tema de interesse do chef.
www.facebook.com.br/giustieventos
Da redação