CACHAÇARIA MELICANA “BOM DESPACHO – MG”

A Cachaçaria Melicana realizou um encontro com jornalistas em São Paulo para apresentação da empresa.

Fomos recepcionados por Lélida Maria Cardoso de Oliveira Assis/ Sócia proprietária da Cachaçaria Melicana. Em uma noite agradável houve um bate-papo bem informal onde Lélida contou tudo de sua cidade Bom Despacho e de toda a trajetória da Cachaçaria. Na verdade, trousse um pouquinho do melhor sabor de Minas Gerais para nós paulistanos. Tivemos a degustação do portfólio composto pela Cachaça Tradicional, Cachaça de Amburana, Aguardente de Mel e a Aguardente de Melado. Tudo harmonizado com os deliciosos petiscos típicos da gastronomia mineira no Quitand’arte, em Pinheiros, São Paulo.

 

Sobre a Cachaçaria Melicana

A cachaçaria Melicana é um alambique de produção artesanal, localizado em Bom Despacho, no centro-oeste mineiro, região onde as pessoas apreciam uma boa prosa e uma boa cachaça. Surgiu da ideia do empresário Carlos José de Assis, um apreciador da aguardente de mel, que resolveu produzir o destilado especialmente para seu consumo.Exigente em tudo que faz, com a aguardente de mel não foi diferente, passou a trabalhar incessantemente até que alcançasse a qualidade ideal ao seu paladar. Após produzir o destilado de mel, Carlos resolveu fazer também a de cana-de-açúcar. Usando os mesmos critérios de qualidade, conseguiu fazer um produto que agradava aos amigos que por ali passavam para dar uma bicadinha e opinar na qualidade. Mais tarde, resolveu comercializar legalmente seus produtos e deu o  nome de Melicana”. E, assim, nasceu em 2004, a Cachaçaria Melicana, que produz a cachaça tradicional, amburana e as aguardentes de mel e melado que, após serem produzidas, repousam em toneis de madeira para dar personalidade ao seu sabor.

Entre as Cachaças estão:

Cachaça Melicana Tradicional

Corresponde ao processo de destilação da fermentação da mais pura e nobre cana-de-açúcar. Uma cachaça ideal para criar diversos drinks e surpreender seus convidados com uma cachaça de qualidade.

  • Cachaça Melicana Tradicional 700ml / Origem: Bom Despacho/MG / Madeira: Castanheira / Envelhecimento: 2 anos / Grad. Alcóolica: 40% / Volume: 700ml

 

 

 

 

Já a Aguardente de Melado,

da cana-de açúcar, corresponde ao processo de fabricação da rapadura, que antes do ponto, ainda mole e viscoso, caracteriza o melado. Ideal para beber pura ou dar um toque especial no Drink.

  • Aguardente Melicana De Melado 700ml / Origem: Bom Despacho/MG / Madeira: Castanheira e Ipê / Envelhecimento: Blend de 2 anos / Grad. Alcóolica: 40% / Volume: 700ml

 

 

 

 

 

 

Ah! Finalizando, a deliciosa e nobre Aguardente de Mel que não leva nada de cana-de-açúcar, somente o mel é utilizado na fabricação. Ela é o resultado da destilação da fermentação do mais puro mel de abelha, e não é doce. Um sabor inigualável e a garrafa é elegante e linda. Eu adorei!

 

  • Aguardente Melicana De Mel Garrafa Especial 750ml / Origem: Bom Despacho/MG/ Madeira: Carvalho/ Envelhecimento: 3 anos/ Grad. Alcóolica: 40%/ Volume: 750ml

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As cachaças foram harmonizadas com variados quitutes para que sentíssemos diferentes sensações. Desde: frutas, queijos e delicias da culinária mineira preparadas especialmente para o evento pelo Quitand’arte.

Sobre o “Quitand’arte”

O Quitand’arte é uma charmosa casa que traz as quitandas mineiras para o bairro de Pinheiros em São Paulo. É linda, muito bem decorada, tudo de muito bom gosto, além de uma culinária perfeita e deliciosa você tem uma loja no piso inferior onde pode adquirir o melhor da cozinha mineira.

 

 

No Quitand´arte você encontra deliciosos e diferentes queijos de muita qualidade, fubá, polvilho, doce de leite, goiabada, bala delicia, cachaça, pimenta, rapadura, geleias,doces, compotas, cervejas, e até vinho mineiro.

Todos os dias existem produtos frescos feitos na casa: bolos, sequilhos, biscoitos amanteigados, empadas, broas de fubá e os carros-chefes: biscoito frito, bala de mel e o famoso bolo de coco cremoso.  

O Quitand’arte, além disso, é espaço para uma refeição a qualquer hora, tem cardápio enxuto, ágil e gostoso, como destaque os tradicionais pães de queijo recheado, entre as opções de linguiça ou pernil na lata, requeijão de corte e ovo frito.

Aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 13h é servido o Café do Quilombo (homenagem às comunidades quilombolas do país e ao sítio dos pais): uma mesa farta de quitandas, cafés, sucos, chás e outros comes saindo de tabuleiros da cozinha, por um preço fixo e justíssimo.

QUITAND’ARTER. Joaquim Antunes, 391, Pinheiros – Tel.: 3061-0320

CACHAÇARIA MELICANA

www.cachacariamelicana.com.br

Experimente, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

 

 

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

6 Comentários sobre este post

  1. Amei a matéria sobre o alambique Melicana. Foi maravilhoso ler sobre nossa apresentação diante do seu olhar! Beijos.

  2. Amei a matéria! Certamente visitarei nas férias.

    Livia / Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*