CALEDONIA WHISKY & CO * PINHEIROS/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO
O Caledonia Whisky & Co, é um elegante bar especializado em Whiskies, com doses, coquetéis autorais, cervejas, pratos, lanches e petiscos deliciosos. O Bar é muito bem localizado na Zona Oeste, em Pinheiros, na Capital Paulista.

Caledonia Whisky & Co

O Conceito de Luxo foi convidado para avaliar o bar, eu estive no Caledonia Whisky & Co e confesso ter ficado perplexo com a beleza da casa, a decoração em madeira muito clean e com toques clássicos.


As mesas bem distribuídas, tomando todas as medidas de higiene e segurança necessárias com os protocolos devido ao Covid 19.
A proposta é o “Whisky” a casa é especializada nessa bebida, existe uma régua de degustação onde você aprecia vários Whiskies e para os adoradores, existem coquetéis feitos com a bebida, além dos pratos que tem toques de whisky que ficam deliciosos e exóticos.

Régua de degustação

O interessante que você também pode comprar garrafas por ótimo preço, além de um espaço para realização de cursos e degustações. Na verdade, é uma casa que a cultura do Whisky impera!


Eu degustei pratos feitos com a bebida e foram harmonizados com diversos Whiskies e achei muito interessante a proposta da casa.

Iniciei com a régua de degustação de Whiskies

Na sequência, SCOTCH EGG (BOLOVO) – O bolovo é na verdade um prato tipicamente britânico, criado em Yorkshire em meados do século XIX. Por lá, o prato adquiriu o nome de Scotch Egg, e ganhou fama na Escócia. Porém, foi na boemia brasileira que ele encontrou seu lugar do coração. Estava muito bem feito, a carne no tempo certo e o ovo compondo de forma correta!

SCOTCH EGG (BOLOVO)

MOUNT VERNON
RYE WHISKEY / SOUTHERN COMFORT / MAPLE / MIX DE BITTERS (ANGOSTURA AROMATIC BITTERS, COCOA BITTERS E CREOLE BITTERS). SERVIDO NO COPO BAIXO COM GELO ESPECIAL.
No século XVIII, nasceu o whiskey americano. Um dos maiores produtores foi o presidente George Washington, que foi persuadido a destilar rye whiskey em seus alambiques em Mount Vernon – onde antes era feito rum – por um escocês chamado James Anderson.

MOUNT VERNON

SKYE – SANDUICHE DE SALMÃO DEFUMADO, MINI AGRIÃO E MANTEIGA DE GENGIBRE
Sanduiche de gravlax de salmão, coalhada seca de ovelha e alga fermentada, De um mundo paralelo onde Japão e Escócia se encontram resgatamos essa maravilha. Gravlax de salmão. curado por uma semana com a presença forte de endro fresco e toques de açucar mascavo, a coalhada seca artesanal de ovelha enobrece o prato com cremosidade e acidez. Tudo e a finalização: wakame e famosa ( ou não tão famosa) alga japonesa fermentada com toques de óleo e gergilim e textura única e indescritível. Estava muito saboroso, equilibrado e a composição geral perfeita!

SANDUICHE DE SALMÃO DEFUMADO, MINI AGRIÃO E MANTEIGA DE GENGIBRE

NOLO FIZZ – SOUTHERN COMFORT / S. SYRUP / LIMÃO SICILIANO / CLUB SODA.
Homenagem a New Orleans, capital da cultura creole e cajun, e importantíssima na história do whiskey e da coquetelaria.

NOLO FIZZ

BLUE CHEESE, TOMATE CONFIT E MINI RÚCULA

Finalizei minha degustação e harmonização com o WALTER SCOTT – PUDIM DE LEITE COM CALDA DE WHISKY. Delicioso, pudim de leite é até muito simples de fazer, mas com essa calda ficou suave e bastante tentador!

PUDIM DE LEITE COM CALDA DE WHISKY.

NESS – PEPINO COM MAIONESE DE DILL
Um sanduíche tipicamente britânico, criado durante a era vitoriana para celebrar seu sedentarismo. Leve, quase refrescante, e perfeito para quem não quer desperdiçar calorias em coisas sólidas.

NESS – PEPINO COM MAIONESE DE DILL

SOBRE O CALEDONIA WHISKY & CO

 
Quando, há mais de cinco anos, começamos com o Cão Engarrafado, não sabíamos direito para onde iríamos. Sabíamos, por exemplo, que provaríamos muitos whiskies. Suspeitávamos que nossa paixão por drinks e cervejas também encontraria uma forma de participar deste espaço virtual. Mas jamais pensamos que chegaríamos ao ponto de, por exemplo, julgar um campeonato de coquetelaria, ou viajar para o outro lado do mundo apenas para provar, em primeira língua, dois novos e maravilhosos whiskies de certa marca de luxo.
Alguns caminhos pareciam naturais. Incorporar receitas e abordar os universos tangentes àquele do whisky, por exemplo. Outros exigiram uma certa apneia. Desenvolver cursos e degustações, por exemplo, e sair do ambiente virtual para o palpável. Mas, de todos estes, de longe, o que mais exigiu fôlego, temeridade e quiçá uma boa quantidade de imprudência é este que vos apresento. Um bar totalmente voltado para a cultura do whisky em São Paulo. O Caledonia Whisky & Co.
Se pudesse resumir, de uma forma bem simples, sobre a essência do Caledonia, seria esta: Ele é o Cão Engarrafado materializado. É um bar em que o vedete é o whisky – escocês, japonês, americano, irlandês ou de qualquer parte do mundo. Mas que também abraça tudo aquilo de bom que se relaciona à bebida.

CHEF (VALTER) CRIADOR DOS PRATOS

Nosso coração – King James, um de nossos autorais.
Há coquetéis autorais (como o delicioso King James e o lúdico Volstead), clássicos clássicos (manhattan) e clássicos obscuros (BeelzeBob), com e sem whisky. Há cervejas incríveis, dentre elas, uma Imperial Stout criada pela Cervejaria Dádiva, e maturada em barris de carvalho, somente para nós. E pratos. Pratos que são ora britânicos, ora brasileiros, como o querido Scotch Egg (o nosso bolovo), hambúrgueres americanos com um toque inglês, e pratos essencialmente ingleses.

Na carta do Caledonia, há algo como cento e trinta whiskies. Reunimos quase tudo que há disponivel oficialmente no Brasil – dos blends standard, como Passport, Bells e Teacher’s, até single malts super exclusivos, como o Macallan Reflexion – uma das pouco mais de dez garrafas que desembarcaram por aqui. As doses são de 25ml, para permitir que o cliente prove uma boa variedade de whiskies diferentes sem machucar fígado ou bolso, mas há também doses duplas, de 50ml. Réguas de degustação temáticas – de escolhas sérias como o Speyside Trio, até uns mais descontraídos, como os preferidos deste Cão que vos escreve.

Já nossa carta de coquetéis – que não poderia faltar – foi criada por Rodolfo Bob, bartender premiado, vencedor do Patrón Perfeccionists. Ela conta a história do whisky em cinco drinks. Da migração dos monges da península ibérica até a Escócia, passando pela Irlanda, até os tempos atuais, com a retomada da coquetelaria e o consumo dos single malts. Sem olvidar de períodos importantes da história, como a Lei Seca (Volstead) e o começo da destilação nos Estados Unidos (Mount Vernon). Há também uma boa quantidade de clássicos incontornáveis, como o Penicillin, Manhattan, Maker’s Mark Old Fashioned e New York Sour. E uma carta periódica de obscuros, que hoje conta com o incrível e – de sugestivo nome – BeelzeBob, uma singela homenagem ao pai de nossa carta.

O Caledonia não é apenas um bar.
É loja também. Por exemplo – se você experimentou um belo Glenlivet Code como dose no salão, terá desconto para levar uma garrafa pra casa. A preço de empório mesmo, não de bar. Há alguns produtos bem exclusivos, como a linha dos single malts da Arran, e um certo gim japonês com alma de whisky, o Roku Gin, que acabou de desembarcar no brasil pelas mãos da Beam Suntory.
E, claro, não poderíamos esquecer daquilo que mais nos incentivou a ter um espaço próprio. A parte educacional. Nossos eventos agora possuem um ambiente dedicado e fixo. Há um andar de salão conversível em sala de aula. Periodicamente, promoveremos degustações e cursos por lá. O espaço também poderá funcionar como uma sala privada, para eventos de marcas e empresas.
Temos uma ótima equipe, e estamos bem animados com o Caledonia. E um tanto apreensivos também. Ter um espaço e cuidar de pessoas não é algo trivial. Mas, pensando aqui, depois de tantos parágrafos, talvez tenha sido a mais natural das consequências do Cão Engarrafado. A gente não sabia, mas era tudo uma questão de tempo.

No geral, o Caledonia Whisky & Co,  é muito bem localizado como citei acima, elegante e as experiências com Whisky são incríveis! Recomendadíssimo, eu adorei!

Caledonia Whisky & Co.
Rua Vupabussu, 309 Pinheiros – São Paulo / SP
www.caledoniawhiskyco.com.br

Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga
Instagram @conceito_deluxo

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*