CASA RIOS RESTAURANTES * ZONA LESTE/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO
A Casa Rios Restaurante é uma grande aposta que com certeza já deu certo na Zona Leste da Capital Paulista.
Pertence aos chefes de cozinha Rodrigo Aguiar e Giovanna Perrone que já estão no mercado gastronômico e reinauguraram essa casa, um novo endereço que ainda não completou um ano e já é sucesso!
Em uma rua movimentada encontra-se esse restaurante charmoso, aconchegante e muito bem decorado. Tudo encaixa-se em perfeita harmonia. O balcão principal dá as boas vindas aos clientes, rodeado de cadeiras onde todos podem apreciar os cozinheiros preparando os pratos para os clientes.

O balcão principal dá as boas vindas aos clientes

Um staff bastante jovem prepara os pratos e quem comanda a equipe é o Chef Lucas Chaves que se denomina cozinheiro nato e com muito talento. Veio da escola Senac São Pedro e vasto conhecimento na área gastronômica.

Chef Lucas Chaves

Na verdade, é um elenco jovem, todos muito tatuados, brincos e ousadia no trabalho, é a nova geração de chefes dando a cara para a culinária criativa e com muita personalidade.


No fundo do restaurante existe um segundo ambiente que é lindíssimo, você se senti fora de São Paulo, mesas e muitas plantas fazem o lugar tornar-se bastante aconchegante. No bar central o Barman Robert Coutinho prepara os drinks autorais e releituras dos grandes clássicos.

BAR – mesas e muitas plantas fazem o lugar tornar-se bastante aconchegante.

No andar superior, decorado com muito bom gosto, existe uma grande área para eventos que poderá ser reservada para comemorações. Um espaço perfeito para receber eventos, sejam eles, Corporativos ou encontro de amigos, família etc.

Um espaço perfeito para receber eventos

O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive almoçando na Casa Rios e fiquei perplexo com a beleza da casa, a excelente culinária e o atendimento impecável!
Eu iniciei minha visita/degustação com um Drink delicioso preparado pelo Barman Robert Coutinho. Um Negroni especial da casa, que é uma fusão de abacaxi com Campari. Basicamente o abacaxi é passado na brasa e defumado. Esse drink é uma delicia e um sucesso entre os clientes.

Barman Robert Coutinho

Já o almoço foi totalmente preparado pelo Chef Lucas Chaves e sua equipe de jovens cozinheiros.
Iniciando com essa entrada que é uma “Mandala de boas vindas”. Pizzeta de Broa – Nossa versão de pizza com a massa da broa de milho, com tomatinhos e cebola na brasa, queijo tulha, melancia marinada e ervas frescas.
Uma excelente entrada que impressiona na ousadia. Uma massa muito bem preparada e saborosa, bem recheada e a finalização tem muita personalidade (salsa, coentro e hortelã). Sim, eu adoro, mas é bastante arriscado para o paladar dos mais tradicionais. Imperdível!

Pizzeta de Broa

Na sequência, o chef serviu o famoso Trio de Friturinhas – Pastel de Queijo Trilha da Fazenda Atalaia, Pastel de Buchecha de Porco que acompanha cebola caramelizada cítrica, Coxinha de Frango, acompanha cumbuca de requeijão.
Salgados deliciosos, crocantes, sequinhos e a cebola caramelizada no ponto exato.

Trio de Friturinhas

Já a segunda entrada foi a Lula Grelhada, Emulsão de Amendoim – Mini lulas grelhadas no fogo, servida com vinagrete de vegetais tostados, amendoim e finalizado com emulsão aveludada de amendoim e alho.
Um prato bastante exótico e bem feito. Na verdade, a Lula banha-se levemente neste molho frio dando o contraste quente/frio que faz do prato ser uma experiência saborosa.

Lula Grelhada, Emulsão de Amendoim

Chegando ao prato principal a minha opção foi o prato mais pedido na casa. Arroz de Costela no Forno à Lenha. Arroz caldoso de costela com tomate na brasa e ervas, costela curada e assada à lenha, vinagrete de abóbora pescoço tostada com cítricos.
Esse prato é simplesmente incrível, onde o restaurante mostra sua característica de alta gastronomia, o tempo de preparo para chegar a essa consistência da carne é perfeito!
Segundo o chef, a deliciosa Costela fica aproximadamente umas 5 horas para o preparo. Sendo, um dia marinando, mais um dia de defumação, dois dias cozinhando em fogo muito baixo e o último dia é a manipulação da carne até ficar pronta.
Realmente fazia muito tempo que eu não apreciava um prato tão elaborado e extremamente saboroso. Parabéns!

Arroz de Costela no Forno à Lenha

Finalizei com uma sobremesa muito interessante. Arroz Doce – Um clássico revisitado pelos chefs: O arroz doce é feito no leite de baunilha defumado, acompanha morangos na brasa e calda de Vinho do Porto Ruby e Hortelã.
Sim, é bastante interessante essa releitura, o arroz doce na verdade é um doce simples de lembranças afetivas de avós, neste caso foi apresentado a sobremesa de forma moderna, criativa, nada muito doce e extremamente bem apresentada.

Arroz Doce

No geral, como citei acima a Casa Rios é um belo restaurante e muito aconchegante, culinária excelente, preço justo e atendimento impecável. Com certeza, nenhum morador da região tem motivos pra sair do bairro pra comer em outros restaurantes em busca de boa culinária. Posso afirmar que a Zona Leste é um grande polo gastronômico.

Foto:Luis Guilherme Zenga/Editor

SOBRE A CASA RIOS
A Casa Rios é a junção de sonhos e vivências dos chefs Giovanna e Rodrigo. Inspirados pela relação ancestral da humanidade com o fogo, que antes nos reunia ao entorno da fogueira para comer, compartilhar e se aquecer, agora o faz em torno da mesa, ou naquele cantinho especial que é a cozinha. O fogo que transforma homens e alimentos de uma forma ímpar, é a estrela da nossa cozinha.

COMO NASCEU A CASA RIOS
A Casa Rios é uma evolução do Rios Restaurante. É onde juntamos de vez a cozinha dos nossos chefs Giovanna e Rodrigo, preservando toda bagagem e herança culinária de cada um.
Seguimos em um constante trabalho de pesquisa, aprofundado nossas raízes e a compreensão da ligação do ser humano com o fogo. Acreditamos em uma cozinha brasileira de produtos de alta qualidade. Valorizamos o que está ao nosso redor, pequenos fornecedores e produtores da região que tratam a terra e o produto com carinho e respeito.
Escolhemos o nome no restaurante porque queremos trazer para o cliente a sensação de realmente estarmos o recebendo em nossa casa.

O FOGO E A CASA RIOS
Não é atoa que nosso cardápio tem como base de pesquisa a cozinha do sudeste, com todas as suas influências migratórias e de relação com o campo.
Trabalhamos principalmente com pequenos produtores, que respeitam a sazonalidade, a natureza e a nossa terra. Estas pessoas e seus ingredientes são a inspiração deste cardápio.

CHEFS
Giovanna Perrone
Taurina, sempre com um olho no prato o outro no gato, a santista Giovanna Perrone subiu a serra, chegou cedo, e foi conquistando o coração da cozinha do Rios, de sous chef a chef, ganhou espaço no cenário gastronômico nacional depois de vencer duas importantes competições televisionadas.
Cuidadosa em tudo que faz, Giovanna segue desde uma busca incansável por produtos de pequenos produtores e ingredientes de qualidade a atenção a cada detalhe da Casa Rios.

Rodrigo Aguiar
Discreto porém carioca de nascença, Rodrigo Aguiar foi premiado como chef revelação à frente do restaurante Rios, pela Veja SP Comer e Beber em 2017, quando o Tatuapé sequer figurava no mapa gastronômico da cidade. Acreditou tanto no bairro que ainda abriu uma lanchonete e uma pizzaria.
Com paixão pelo fogo e pela brasa, Rodrigo escolheu este elemento como inspiração para o Casa Rios.

Bem vindos à nossa casa.
É um prazer recebê-lo aqui e compartilhar lembranças, experiências e sabores com você.
A Casa Rios é a junção de sonhos, vivências e ideias dos nossos chefs Giovanna e Rodrigo.
Inspirados pela relação ancestral da humanidade com o fogo , que antes se reunia ao redor da fogueira para comer, compartilhar e se aquecer, agora o faz em torno da mesa, ou naquele cantinho especial que é a cozinha.
O fogo que transforma homens e alimentos de uma forma ímpar, é a estrela da nossa cozinha.
Não é atoa que nosso cardápio tem como base de pesquisa a cozinha do sudeste, com todas as suas influências migratórias e de relação com o campo. Trabalhamos principalmente com pequenos produtores, que respeitam a sazonalidade, a natureza e a diversidade da nossa terra.
Estas pessoas e seus ingredientes são a principal inspiração deste cardápio.

TRAGA SEU EVENTO
Um ambiente moderno e agradável, espaço perfeito para receber os seus eventos, sejam eles, Corporativos (Treinamentos, Reuniões, Festas de Confraternização e etc) ou Sociais (Festas de Aniversários, Chás, Happy Hours e etc).

Casa Rios Restaurante
Rua Itapura, 1327 – Tatuapé / SP
Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga
Instagram: @conceito_deluxo

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*