COMIDA DI BUTECO – 20 CIDADES NO BRASIL

Começa hoje a 16ª edição do Comida di Buteco, concurso de cozinha de raiz do país, que neste ano terá como tema “Frutas no Brasil”. A competição que vai escolher os melhores botecos e petiscos do país acontece simultaneamente em 20 cidades, de 11 estados mais o Distrito Federal, em todas as regiões do Brasil. Ao todo, são 500 bares participantes que vão colocar à prova do público seus tira-gostos. A cidade de São Paulo irá participar, pela quarta vez, com 49 bares.

comida di buteco

Nesta edição, os petiscos participantes devem conter alguma fruta em sua receita, mesmo que não seja a protagonista do prato. O objetivo é destacar a identidade brasileira, mostrar nossa regionalidade e também conquistar o paladar do público pela simplicidade – um dos valores do concurso.

frutas-da-estac3a7c3a3o-imagem-da-internet

Em São Paulo, cidade que participa do Comida di Buteco pelo quarto ano consecutivo, são 49 bares inscritos, que apresentam suas receitas usando frutas como limão, ameixa, maracujá, banana da terra, coco, carambola, pequi, acerola, tâmara e abacaxi. Os estabelecimentos foram divididos igualmente entre as cinco regiões da capital: norte, sul, leste, oeste e centro.

zzzzzzzzcomidas

Os bares e petiscos vencedores serão anunciados no dia 25 de maio.

Dinâmica do Concurso

Com a missão de transformar vidas por meio da cozinha de raiz, o Comida di Buteco tem como objetivo final eleger o melhor boteco de cada cidade participante. Para isso, cada bar elabora um tira-gosto dentro das regras estabelecidas pela organização. Ele fica no cardápio durante todos os dias do concurso, que dura um mês. As notas dos bares são calculadas baseadas nas opiniões do público e de um corpo de jurados. Cada um deles contribui com 50% da avaliação. Os jurados visitam os botecos participantes e experimentam os tira-gostos sem se identificar. A nota deles é entregue posteriormente à organização do evento. Na escolha do público, têm direito a votar uma vez todos que experimentarem os petiscos. Tanto para os jurados como para o público, são dadas notas de 1 a 10 sobre a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o tira-gosto (que tem 70% do peso da nota final). O público deve votar em cédulas entregues em branco pelos botecos. As cédulas devem ser depositadas em urnas lacradas que ficam nos próprios bares participantes. O Instituto de Pesquisas Vox Populi faz a apuração dos votos nas 20 cidades. Ganha o boteco que tiver a melhor nota média entre os votos dos jurados e do público. Como a votação é por notas, botecos menores e maiores têm as mesmas chances, independentemente de quantas pessoas frequentam cada casa.

Cidades participantes

Neste ano, o Comida di Buteco vai chegar a mais quatro cidades, passando de 16 para 20 municípios participantes. As estreantes são Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Recife (PE). Além destas, estão no concurso Belém (PA) e Manaus (AM), representantes da região Norte; Fortaleza (CE), Salvador (BA), pelo Nordeste; e Goiânia (GO), no Centro-Oeste. No sudeste, região com a maior concentração de cidades participantes, estão São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (todas em SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, berço do Comida di Buteco, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga), em Minas Gerais. O Comida di Buteco estará nas cinco regiões do país, sendo 11 estados, mais o Distrito Federal.

PATROCINADORES

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.

Sendo assim, o Concurso em São Paulo conta com seguintes parceiros:

Cerveja oficial: Amstel

Patrocínio Nacional: Lays, Trident

Apoio Nacional: Chandon, Doritos, Philadelphia, 99 Taxi

Apoio Local:  Hotel Dan Inn, SPTuris/ Prefeitura de São Paulo, Ótima, Bares SP, Abrasel

Apuração: Vox Populi

Sobre o Comida di Buteco

Criado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Comida di Buteco vem cumprindo, desde 2000, um importante papel de fomento à cozinha caseira e desenvolvimento dos pequenos estabelecimentos do setor. Concurso pioneiro nesse universo, é um dos maiores responsáveis por contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.

Concurso Comida di Buteco 2015

Data: de 10 de abril a 10 de maio

Participantes em todo o Brasil: 500 botecos nas cinco regiões do país: 20 cidades  e 11 estados (incluindo o Distrito Federal)

Participantes em SP: 49 botecos

Cidades estreantes: Brasília (DF), Recife (PE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS)

 Mapa do Comida di Buteco

Sudeste

São Paulo: capital, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto

Rio de Janeiro: capital

Minas Gerais: Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga)

Centro-oeste

Goiás: Goiânia

Distrito Federal: Brasília

Norte

Pará: Belém

Amazonas: Manaus

Nordeste

Bahia: Salvador

Pernambuco: Recife

Ceará: Fortaleza  

Sul

Paraná: Curitiba

Rio Grande do Sul: Porto Alegre 

 Botecos/ São Paulo

Bar Amigo Gianotti, Boteco São Joaquim Novo, Choperia DelMar , El Nuevo Sabor Latino Novo, Esquina Grill do Fuad, Lins Sushi, Prainha Paulista, Rancho Nordestino, Recanto, Sotero Cozinha Original, Bar Bambu, Bar de Vidro, Bodega Rock Bar, Distinta Freguesia, Luar do sertão Novo, Mercearia ZN, Nação Nordestina, O Alemão, Bar do Justo, O Mocofava, Bar do Seu Zé Novo, Boteco Botella, Caiubier, Cortás Espeto e Pastel, Lewis Bar, Pé Pra Fora, Pompéia Bar, Sabores de Mi Tierra Novo, Tiro-Liro, Villasol Bar Novo, Bar do Berinjela, Bar do Vardemá, Bar do Vito, Bar do Xandão, Casa Bolinho de Bacalhau, Chopp do Alemão, Flamingo, Moocaires, Santa Panela Novo, BarBirô, Bar do Celso  Novo, Bar Zur Alten Müehle, Boteco do Murruga Novo, Cineasta Bar Novo, Di Primeira, Gongo Bar Novo, Leporace, Oscar Grill, Zé Gordo, Idearia.

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*