COMIDA DI BUTECO 2018 * BAR DO JÃO “CAMPIÃO 2018”

Em noite de Festa, foi anunciado o campeão 2018 no Grand Mercure Vila Olímpia, os melhores butecos de São Paulo eleitos no “Comida di Buteco” 2018. Durante os 30 dias de concurso (13 de abril a 13 de maio), público e corpo de jurados avaliaram os melhores petiscos da cidade e também os quesitos: atendimento, higiene e temperatura da bebida para escolher os eleitos. A Zona Leste voltou a se destacar na competição: quatro dos cinco finalistas estão localizados nos bairros da Vila Matilde, Tatuapé e Penha.

Pelo segundo ano consecutivo, o grande VENCEDOR é o BAR DO JÃO, da Penha/ZL. O petisco Entre um queijo e outro, que tal um filezinho? (tiras de filé mignon ao molho de queijos especiais servidos no pão Italiano) caiu no gosto de clientes e jurados.

Para o proprietário Alexandre Alves Nunes vencer o Comida di Buteco é tão especial que ele considera como um dos dias mais felizes de sua vida. “É uma experiência única. Ter o reconhecimento de todo o trabalho e dedicação empenhados em fazer uma boa competição é indescritível. Ainda mais diante de uma situação tão difícil como a que estamos vivendo em nosso país”, comemora. Há 24 anos na Penha, o Bar do Jão colhe hoje os frutos deste bicampeonato: “Até ano passado nossa clientela estava restrita aos moradores do bairro. Agora ampliamos horizontes e recebemos pessoas de toda a cidade”, conclui.

Endereço: Rua Antônio Lobo, 33 – Penha

O 2º COLOCADO é o CHOPP DO ALEMÃO, da Vila Matilde/ZL, com o petisco Bacalhau do Malandrão (lombo de bacalhau desfiado com batatas esmagadas na manteiga e coberto com molho de queijos). Desde 2012 no Comida di Buteco, o Chopp do Alemão sempre se destaca entre os 10 melhores estabelecimentos. Para o proprietário José Roberto, todo o processo é emocionante: desde o desenvolvimento da receita, passando pelo primeiro dia de concurso, quando é possível sentir se os clientes estão gostando do petisco, até o anúncio dos vencedores. “Em 2012 éramos o único bar da Vila Matilde. Com o passar do tempo, nossos vizinhos passaram a participar também e hoje eu fico muito feliz por termos colocado a Vila Matilde no circuito dos melhores bares de São Paulo”, afirma.

Endereço: Rua Doutor José Paulo, 103 – Vila Matilde

Na 3ª POSIÇÃO – também pelo segundo ano consecutivo – está o BAR DO XANDÃO, que fica na Vila Matilde/ZL, com o petisco Due Carni dos Tramas (cupim cozido e grelhado, com mini espetos de filé mignon servidos com salada de batata dos Tramas. Acompanha, farofa de banana, molho de ervas e vinagrete). O proprietário José Alexandre Trama comemora a boa performance e credita aos pais, descendentes de italianos, a paixão pela gastronomia. “Vencemos o Comida di Buteco em 2014 e, desse dia em diante, nossa vida foi transformada. Graças ao concurso nos tornamos mais conhecidos e hoje recebemos pessoas até de outras cidades”, diz.

Endereço: Rua Gil de Oliveira, 477 – Vila Matilde

O CAMISA 10, ficou na 4ª COLOCAÇÃO com o petisco Nó nas Tripas (suculenta carne temperada com mostarda djon, especiarias e flor de sal, envolto com presunto parma, pasta de cogumelos e vinho branco, servidos com palitos de massa folhada. Acompanha torresminho com ervas finas e caldinho de feijão preto). Os irmãos e sócios Cláudio Cavalheiro Jr. e Leonardo Nascimento Cavalheiro, ficaram emocionados por estarem entre os melhores estabelecimentos já na segunda participação. “Ano passado estreamos aqui no Comida di Buteco e ficamos em oitavo lugar. Subir nesse palco hoje foi emocionante demais. Estamos muito felizes e prontos para 2019”, diz Claudio.

Na 5º COLOCAÇÃO, o FAMOSO BAR DO JUSTO, localizado em Santana/ZN, apresentou o petisco Cestinha de Tortinha de Salmão (tortinhas recheadas com salmão assado, gratinadas com requeijão, gergelim branco e parmesão, acompanhado de tabule de salmão).

Endereço: Rua Alferes Magalhães, 25/29 – Santana

Telefone: (11) 2979-7195

“Mesmo com todas as adversidades políticas e econômicas do nosso país, estamos observando resultados incríveis nesta edição do Comida di Buteco. Ainda não temos todos os números fechados, mas o feedback dos participantes até agora nos faz acreditar que superamos os resultados do ano passado. Muito disso se deve ao fato da cidade de São Paulo estar mais envolvida e engajada com o Comida di Buteco. Isso nos deixa muito felizes. É uma grande vitória para todos nós: coordenação e participantes apoiar esses butecos que tem como característica a gestão familiar, o dono a frente do negócio”, afirma Maria Eulália Araújo, sócia e gestora do Comida Di Buteco.

Próxima etapa…campeão nacional

Em junho, o vencedor da etapa paulista concorrerá ao prêmio nacional. Uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). O MELHOR BUTECO DO BRASIL será conhecido e premiado em 23/07, em evento na cidade de São Paulo.

SOBRE O COMIDA DI BUTECO – Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa

 

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um MOVIMENTO que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil. Em 2017 o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor:

  • 520 mil votos
  • 6 mil empregos gerados
  • R$ 70 MM em mídia espontânea
  • R$ 140 MM de impacto na cadeia de valor, da indústria ao consumidor

Por Luis Guilherme Zenga

 

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*