ESPECIARIAS “ORÉGANO” POTENTE ANTIOXIDANTE

O Orégano é uma planta originária do mediterrâneo, na Grécia cresce nas montanhas entre as rochas.
Existem diversas variedades de orégano, sendo a grega a de sabor mais forte.
Utilização na Gastronomia: É um ingrediente essencial à cozinha italiana e grega e é muito usada na cozinha mediterrânea de um modo geral.
Orégano tem cheiro de pizza e muita gente só a consome dessa forma!! Mas é uma erva muito versátil e pode dar um sabor especial a massas, molhos, vegetais assados, saladas e sopas.

colher-oregano-still-20120425-01-size-598
Combina muito bem com tomates, sejam eles ao natural, em molhos ou assados. Tem muita afinidade com ovos, berinjelas, azeitonas, champignons e pimentões.
E ainda tempera carnes, frangos e peixes em ensopados, grelhados, assados, etc.
Fica ótima no hambúrguer caseiro e em rocamboles de carne.
Na falta de uma salsinha fresca, a orégano cai muito bem com batatas sauté.
Pode ser usada para aromatizar óleos e vinagres.
A folha seca tem sabor e aroma mais fortes que a fresca e se conserva bem por até um ano.
Para intensificar seu sabor, friccione-as com as mãos.
A erva fresca pode ser consumida também em saladas.
Ela pode ser colocada sobre o carvão para aromatizar churrasco.

Na Grécia o orégano é vendido em rama seca como na foto abaixo, mas as folhas devem ser retiradas e guardadas em pote hermético para melhor conservação. Lá ele é usado em carnes grelhadas, kebabs, saladas e molhos e com carneiro.

oregano 1

Orégano pra Saúde é ótimo!

O orégano é uma planta medicinal, também conhecida por orégão, manjerona-selvagem ou manjerona-brava, muito utilizada para problemas respiratórios, intestinais, infecções urinárias, doenças de pele e alívio de dores. O seu nome científico é Origanum vulgare e além de ser uma planta medicinal, é uma erva aromática muito usada na culinária que pode ser comprada em mercados, feiras livres e farmácias de manipulação.

O orégano serve para tratar problemas respiratórios, como a tosse, o resfriado, o catarro e a inflamação da garganta, problemas intestinais, como a diarreia e a flatulência, infecções urinárias, como a candidíase, doenças de pele, como a dermatite eritematosa, a ftiríase que é uma doença de pele causada por piolhos e sarna e o alívio de dores reumáticas, menstruais ou de cabeça. O orégano, na alimentação diária, está associado à prevenção de doenças cardiovasculares devido às suas propriedades que atuam como antioxidantes naturais e à prevenção da hipertensão, pois o orégano ressalta o sabor dos alimentos, reduzindo o sal nas refeições.

As propriedades do orégano incluem sua ação analgésica, antitússica, anti celulítica, antiespasmódica, cicatrizante, carminativa que atua na redução de gases, expectorante, anticaspa, laxante, diurética e antivirótica.

O orégano é considerado uma das maiores fontes de antioxidantes que existem. Sua atividade antioxidante é entre três a 20 vezes maior do que de qualquer outra erva.Mesmo frutas bem conhecidas não conseguem se equivaler ao seu poder: o orégano tem 4 vezes a atividade antioxidante das cerejas, 12 vezes maior do que laranjas e 42 vezes maior do que as maçãs. 

Mint

Pesquisa da Redação 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*