ESPECIARIAS “ORÉGANO” POTENTE ANTIOXIDANTE

O Orégano é uma planta originária do mediterrâneo, na Grécia cresce nas montanhas entre as rochas.
Existem diversas variedades de orégano, sendo a grega a de sabor mais forte.
Utilização na Gastronomia: É um ingrediente essencial à cozinha italiana e grega e é muito usada na cozinha mediterrânea de um modo geral.
Orégano tem cheiro de pizza e muita gente só a consome dessa forma!! Mas é uma erva muito versátil e pode dar um sabor especial a massas, molhos, vegetais assados, saladas e sopas.

colher-oregano-still-20120425-01-size-598
Combina muito bem com tomates, sejam eles ao natural, em molhos ou assados. Tem muita afinidade com ovos, berinjelas, azeitonas, champignons e pimentões.
E ainda tempera carnes, frangos e peixes em ensopados, grelhados, assados, etc.
Fica ótima no hambúrguer caseiro e em rocamboles de carne.
Na falta de uma salsinha fresca, a orégano cai muito bem com batatas sauté.
Pode ser usada para aromatizar óleos e vinagres.
A folha seca tem sabor e aroma mais fortes que a fresca e se conserva bem por até um ano.
Para intensificar seu sabor, friccione-as com as mãos.
A erva fresca pode ser consumida também em saladas.
Ela pode ser colocada sobre o carvão para aromatizar churrasco.

Na Grécia o orégano é vendido em rama seca como na foto abaixo, mas as folhas devem ser retiradas e guardadas em pote hermético para melhor conservação. Lá ele é usado em carnes grelhadas, kebabs, saladas e molhos e com carneiro.

oregano 1

Orégano pra Saúde é ótimo!

O orégano é uma planta medicinal, também conhecida por orégão, manjerona-selvagem ou manjerona-brava, muito utilizada para problemas respiratórios, intestinais, infecções urinárias, doenças de pele e alívio de dores. O seu nome científico é Origanum vulgare e além de ser uma planta medicinal, é uma erva aromática muito usada na culinária que pode ser comprada em mercados, feiras livres e farmácias de manipulação.

O orégano serve para tratar problemas respiratórios, como a tosse, o resfriado, o catarro e a inflamação da garganta, problemas intestinais, como a diarreia e a flatulência, infecções urinárias, como a candidíase, doenças de pele, como a dermatite eritematosa, a ftiríase que é uma doença de pele causada por piolhos e sarna e o alívio de dores reumáticas, menstruais ou de cabeça. O orégano, na alimentação diária, está associado à prevenção de doenças cardiovasculares devido às suas propriedades que atuam como antioxidantes naturais e à prevenção da hipertensão, pois o orégano ressalta o sabor dos alimentos, reduzindo o sal nas refeições.

As propriedades do orégano incluem sua ação analgésica, antitússica, anti celulítica, antiespasmódica, cicatrizante, carminativa que atua na redução de gases, expectorante, anticaspa, laxante, diurética e antivirótica.

O orégano é considerado uma das maiores fontes de antioxidantes que existem. Sua atividade antioxidante é entre três a 20 vezes maior do que de qualquer outra erva.Mesmo frutas bem conhecidas não conseguem se equivaler ao seu poder: o orégano tem 4 vezes a atividade antioxidante das cerejas, 12 vezes maior do que laranjas e 42 vezes maior do que as maçãs. 

Mint

Pesquisa da Redação 

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*