A quarta edição da VINOTEJO – ‘Grande Prova de Vinhos do Tejo 2017’ – que é o evento para apresentação dos rótulos dos principais produtores da região – será amanhã dia 29 de março, no ‘Clube Athletico Paulistano’ (Rua Honduras, 1.400 – Jd. América) em São Paulo.
Este ano o evento conta com a Master Class ‘Os Grandes Vinhos do Tejo’, conduzida por Diego Arrebola – considerado um dos melhores sommeliers do mundo e o melhor do Brasil – entrega de prêmios às melhores receitas harmonizadas com vinhos do Tejo e uma apresentação musical no final do evento.
Durante a ‘Grande Prova’, produtores de vinho do Tejo, em Portugal, trarão ao público brasileiro uma gama variada de rótulos, dentre brancos, rosados (rosés), tintos e espumantes. São todos vinhos reconhecidos, premiados e selecionados pela CVR Tejo (Comissão Vitivinícola da Região do Tejo | www.vinhosdotejo.com ), entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região vitivinícola portuguesa.
TEJO é a 3ª região portuguesa mais desejada pelos Brasileiros:
Recentemente a ‘Wine Intelligence’ – conceituada empresa inglesa de Consultoria de Negócio do Vinho (www.wineintelligence.com) – elaborou uma detalhada análise sobre o grau de reputação das Regiões Vitivinícolas Mundiais para o consumidor brasileiro.
A Região Tejo é, neste momento, a terceira Região Vitivinícola Portuguesa com maior notoriedade no Brasil. “De fato este nível de prestígio dos vinhos do Tejo é bastante alto e se beneficia do trabalho efetuado pela Região e seus Produtores para divulgar seus rótulos neste mercado nos últimos anos.”, afirma Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo.
Region of Origin awareness (Tabela *Wine Intelligence):
Bordeaux 52%
Vale dos Vinhedos 50%
Champagne 48%
Mendoza 44%
Prosecco 36%
Rio Sao Francisco 36%
Provence 34%
Vinho Verde 31%
Alentejo 29%
Tejo 27%
Bourgogne 27%
Tejo – tradição aliada à tecnologia:
- A região dos vinhos do Tejo é composta por um total de 13,5 mil hectares que produzem, anualmente, cerca de 550 mil hectolitros de vinho. Desde 2013 a Polônia e o Brasil fazem parte dos melhores mercados externos da região.
- A região do Tejo – que corresponde a 10% do território total de Portugal – é a única comunidade vitivinícola baseada em torno do mais extenso rio da Península Ibérica, o Tejo – que percorre o País desde seu interior até Lisboa – e oferece ótimas condições edafoclimáticas (clima sub-mediterrâneo) para o cultivo das uvas, tanto portuguesas como estrangeiras.
- O Rio Tejo separa três terroirs distintos na produção de uvas: Bairro, Campo e Charneca.
- A Região é conhecida por seus vinhos de corte com castas portuguesas como Touriga Nacional, Castelão e Trincadeira (tintas), Fernão Pires e Arinto (brancas) e variedades internacionais como Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay, que produzem excelentes brancos, tintos e rosados. Saiba mais sobre o Tejo: http://www.cvrtejo.pt/
Produtores participantes:
AGRO-BATORÉU – www.batoreu.com
ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO – www.adegacartaxo.pt
CASAL BRANCO – www.casalbranco.com
CASAL DA COELHEIRA – www.casaldacoelheira.com
CASAL DO CONDE – www.sacasaldoconde.com
QUINTA DO CASAL MONTEIRO – www.casalmonteiro.pt
FIÚZA & BRIGHT – www.fiuzabright.pt
QUINTA DA ALORNA – www.alorna.pt
ENOPORT – UNITED WINES – www.enoport.pt
QUINTA DA RIBEIRINHA – www.quintadaribeirinha.com
Evento: VINOTEJO ‘Grande Prova Anual dos Vinhos do Tejo’
Local: ‘Clube Athletico Paulistano’: Rua Honduras, 1.400 – Jd. América
Mais informações: http://www.caravanadosvinhosdotejo.com.br/
Da redação