EXPO MILANO – DE 01 MAIO A 31 DE OUTUBRO 2015 “ MILÃO – ITÁLIA”

Para marcar a apresentação e lançamento oficial da EXPO Milano no Brasil, o Consulado Geral da Itália em São Paulo realizou um coquetel no Maní Manioca para convidados, com a presença de autoridades do governo italiano, como o Cônsul Geral Michele Pala e a Vice-cônsul Francesca Maria Orsini, além de personalidades dos segmentos de negócios, cultura, artes, arquitetura, gastronomia, turismo.

brasil-italia

A Exposição Universal (EXPO) de 2015, que acontece de 01 de Maio a 31 de Outubro, em Milão, Itália, sob o slogan “ALIMENTAR O PLANETA, ENERGIA PARA A VIDA”, será o maior evento já realizado para debater alimentação e sustentabilidade, com a participação de 148 países e organizações internacionais, em uma área de 1,1 milhão de metros quadrados e expectativa de mais de 20 milhões de visitantes.

Durante seis meses, Milão e a Itália serão uma vitrine global, onde os países mostrarão ao mundo o melhor de suas tecnologias para dar uma resposta concreta a uma necessidade vital: ser capaz de fornecer alimento saudável, seguro e suficiente para todos os povos, com respeito pelo planeta e seu equilíbrio.

A EXPO Milano 2015 será uma importante plataforma para a troca de ideias e soluções compartilhadas para estimular a criatividade dos países e promover inovações para um futuro sustentável. Os visitantes poderão visualizar este futuro ao vivo, já que o local será transformado em uma “smart city”, ou uma “cidade inteligente”, onde tecnologia e energia serão utilizadas de forma criativa e sustentável.

 “O tema escolhido para a EXPO Milano 2015 ‘Nutrir o Planeta, Energia para a Vida’ encontra-se no centro de desafios cruciais da nossa época, assim como a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. Graças aos seus tradicionais conhecimentos e excelência, a Itália oferece, através da EXPO, a própria contribuição para a procura de respostas adequadas para os desafios apresentados por tais questões. De um grande País como o Brasil, desde sempre sensível à importância do equilíbrio entre o desenvolvimento científico e tecnológico no setor alimentar e o respeito do ecossistema, esperamos uma contribuição de alta qualidade para juntos encontrarmos as respostas para estes desafios”, diz o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta.

Além de conhecer e se informar sobre o tema principal da Exposição, o visitante terá ainda a chance de saborear pratos típicos e descobrir a excelência agro-alimentar de cada país. Performances artísticas, eventos musicais, conferências, workshops, exposições e mostras paralelas também farão parte da programação da EXPO Milano.

Brasil na EXPO Milano 2015

Como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o Brasil tem papel de destaque na EXPO Milano, com o quarto maior pavilhão da Exposição Universal. Um espaço de mais de 4.133 metros quadrados, assinado pelo Studio Arthur Casas, do arquiteto Arthur Mattos Casas, em parceria com o Atelier Marko Brajovic, baseado no tema: “Alimentando o Mundo com Soluções”.

A participação do Brasil na Expo Milano 2015, será uma oportunidade para mostrar ao mundo suas atividades de pesquisa e modelos de produção e consumo, fornecendo soluções conectadas à sua capacidade tecnológica, dentro de contextos da agricultura e da capacidade de estender a produção e exportação de alimentos. Outro aspecto é a capacidade de suprir a demanda social, sem que a biodiversidade seja prejudicada,  um recurso fundamental para alcançar o equilíbrio em todo o planeta.

 “Uma Expo feita para o Brasil”, diz o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, ressaltando que o tema do evento “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida” é uma excelente oportunidade para que o Brasil, e o estado de São Paulo especificadamente, apresentem o que tem a oferecer nestes setores. “Será também uma grande chance para que os muitos brasileiros, turistas e empresários esperados em Milão conheçam a excelência que a Itália irá mostrar ao mundo, dentro e fora da EXPO. A riqueza e a variedade de uma cultura milenar na produção de alimentos de alta qualidade, que vai muito além das coisas pelas quais a Itália é famosa”, completa Pala. 

 www.expo2015.org/it

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*