EXPRESSO BIER FEST “3ª EDIÇÃO” ATIBAIA / SP

A 3ª Edição do Expresso Bier Fest foi um sucesso. É uma festa muito esperada e super organizada. O lugar é lindo, um espaço amplo, você viaja no passado, com cenários de trens de décadas passadas e extremamente bem conservados. Na verdade é uma estação ferroviária, que foi batizada de Estação Atibaia. Segundo informações obtidas: existe uma área de 220 mil metros quadrados e fica perto da Rodovia Fernão Dias, apenas 600 metros. Um local de eventos com uma boa infraestrutura de banheiros, estacionamentos, bancos ao redor do pavilhão para sentar e uma bela área para show.  

capa-post

EXPRESSO BIER FEST “3ª EDIÇÃO” ATIBAIA / SP estacao
unnamed-19unnamed-18

A Estação Atibaia conta com uma autêntica estrada de ferro do século XIX (2,3 km de linha ferroviária), uma replica de estação ferroviária, locomotivas, bonde e vagões, na maioria todos funcionam e é uma viagem no tempo, muito charmoso o lugar. E foi lá esse grande evento de cervejas únicas e diferentes que acabei conhecendo.

unnamed-14unnamed-13unnamed-12estacao-9unnamed-9

Foram quatro dias de apresentação para o público do que esses pequenos produtores sabem fazer. Uma cerveja melhor que a outra, muitas tem grandes histórias, curiosidades, nomes criativos e qualidade maravilhosa. Pequenos produtores de diversas cidades, com muito empenho e muita personalidade em seu trabalho.  Nestes quatro dias Atibaia foi o palco de mais uma edição do festival de cervejas artesanais regionais que já está se consolidando como um evento para família e público que curte boa cerveja e música de qualidade.

unnamed-10unnamed-15unnamed-16unnamed-20

unnamed-6 O Expresso Bier Fest reuniu gastronomia, cerveja artesanal, lazer e uma programação musical que incluiu bandas de primeiríssima qualidade, cada qual com seu estilo. Bom, eu particularmente adorei todas as cervejas e não vou tecer comentários individuais, mas deixo o meu registro que na maioria são de muita qualidade e o empenho desses produtores é nota mil. Mas como o objetivo do Bier Fest também é premiar as melhores cervejas, segue abaixo a classificação final das cervejas premiadas.

Vamos lá!

1º lugar Session IPA, da Cervejaria Bragantina – Bragança Paulista

bragantina1

A Bragantina Session IPA foi criada para dar mais espaço ao lúpulo e brindar outra famosa escola cervejeira mundial – Estados Unidos. É uma cerveja de alta fermentação, coloração âmbar clara, corpo leve e boa espuma. No aroma apresenta intensas notas cítricas e herbais. Sabor cítrico e resinoso dos lúpulos americanos em equilíbrio com o blend de maltes. Também o método conhecido como dry hopping adicionando mais uma carga expressiva de um blend de lúpulos cítricos e com alto teor de óleos essenciais durante a etapa fria do processo cervejeiro trazendo ainda mais aroma e sabor a cerveja.

Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Contém GLÚTEN.

ABV – 4,7%, IBU – 42, EBC – 21, Temp ideal: 3 a 5 C

Harmoniza com: – Hamburguers, Queijos Azuis, Linguiça com Provolone

2º lugar Weiss, da Cervejaria Pedra Grande – Atibaia

SONY DSC

Cerveja de alta fermentação, não filtrada, leve e clara, cuja combinação dos maltes com a levedura proporcionam um aroma frutado, com notas banana e cravo. Seu amargor é suave devido aos tipos especiais de lúpulos utilizados. Possui médio corpo e teor alcoólico.

Cerveja clara | 600 ml | 5,2% vol.

Sugestão de harmonização: Carne de porco, frutos do mar,Salmão, Ceasar Salad, queijos mussarela e provolone.

3º lugar Budah, da Cia Razera – Bragança Paulista

unnamed-22

A Budah Premium é uma cerveja tipo Lager (baixa fermentação), não filtrada, produzida com 100% do puro malte de cevada tipo Pilsen que recebe doses extras de malte e lúpulos. Possui amargor e corpo marcante com tons frutados e notas de mel. Médio teor alcoólico (6%) e espuma     

LANÇAMENTO: 2008, COR: DOURADA E LEVEMENTE, TURVA MALTES: PILSEN, LÚPULOS:  HALLERTAUER TRAD. E NUGGET , TEMPERATURA IDEAL: 2ºC A 4ºC , TEOR ALCOÓLICO: 6,0% VOL. ALC.

HARMONIZAÇÃO SUGERIDA: PRATOS MARCANTES E INTENSOS. CARNES DE CAÇA E QUEIJOS FORTES. IDEAL PARA LIMPEZA DO PALADAR E AGREGAR SENSAÇÃO SE INTENSIDADE NO SABOR.

INGREDIENTES: ÁGUA, MALTE DE CEVADA, LÚPULO E LEVEDURA. ALÉRGICOS:CONTÉM DERIVADOS DE CEVADA. CONTÉM GLÚTEM. PRODUZIDA ARTEZANALMENTE.

 

Neste Press Trip para Atibaia fizemos visitas em duas cervejarias da cidade.

1º CERVEJARIA PEDRA GRANDE (TIBAYA CERVEJARIA)pedra-grande-2  

Foi Fundada em abril de 2012, é a 1ª Cervejaria Artesanal de Atibaia. O nome da empresa faz referência ao nome dado ao sítio na qual se encontra hoje o município de Atibaia. Além disso, o nome Pedra Grande das cervejas é uma homenagem ao principal ponto turístico da cidade. Ponto mais alto do município, a Pedra Grande atrai turistas por causa do seu visual e também para a prática de esportes como o vôo livre e o paraglider. No início de suas atividades a empresa produzia 400 litros por mês. A fábrica atual no Bairro do Estoril produz 9.400 litros de cerveja por mês e a expectativa é que até o final deste ano 2016 ultrapasse os dez mil litros mensais. Atualmente, a empresa produz as cervejas Pedra Grande Pilsen, Weiss, Stout, Pale Ale, Dunkelweizen e Bock; e a Pedrita Morango, que podem ser encontradas em mais de 100 pontos de vendas (supermercados, empórios, bares e restaurantes) de Atibaia e região. Também podem ser degustadas, inclusive na versão chope, em alguns bares e restaurantes especializados de São Paulo.

pedra-grande-6

Fomos conhecer antes da apresentação para o evento a Fruit Beer com morango. A cerveja é a primeira da Linha Pedrita, que é a nova marca da empresa, e foi  apresentada no Expresso Bier Fest.  

pedra-grande-4

De estilo Fruit Beer e com adição de morango a cerveja tem 3,9% de teor alcoólico e 8 IBUs (unidade de amargor). Além disso, possui corpo leve e aroma frutado. De coloração âmbar (Cor 27 do EBC), a cerveja é produzida com quatro diferentes maltes. A cerveja tem excelente drinkability e as notas de morango são bastante perceptíveis tanto em seu creme, como também depois de vários goles. Outro diferencial é que para sua produção é utilizada a fruta in natura, o que permite um sabor ímpar para o produto. A Pedrita Morango também não é filtrada, o que garante as melhores características do aroma e sabor dos maltes, lúpulos e do morango. Sua espuma é bastante cremosa, densa e de queda lenta. O copo ideal para sua degustação é a Tulipa (taça) e a temperatura sugerida para ser apreciada deve ficar entre 5 e 7º C. É a 7ª cerveja produzida pela Tibaya Cervejaria e que será fabricada apenas na temporada da fruta que vai de maio a outubro e harmoniza com sorvetes de creme e de morango, bolos e cheesecakes de morango ou de frutas vermelhas e mousse de morango.

www.tibayacervejaria.com.br

2º FORNERIA RAZERA & CIA RAZERA CERVEJAS ESPECIAIS

razera

A Pizzaria Razera tem um ambiente perfeito para família, encontros românticos e reunião de amigos. A casa é bonita, aconchegante, e além do mais, as pizzas são muito boas, com a massa fina e o formato diferente, elas são quadradas e servidas em pedra. Excelente ideia, a pizza permanece quente o tempo todo. De massa crocante, suave, recheios de qualidade, e o atendimento é impecável. Eu adorei todas as pizzas pedidas e na verdade, harmonizei com chopp artesanal que é muito bom para acompanhar as deliciosas pizzas que optamos pelos sabores: CASEIRA – Rodelas de tomate sem pele, mussarela, salpicadas de parmesão, manjericão e azeitonas. Também a PALMITO – Palmito fresco, mussarela da melhor qualidade, parmesão ralado e azeitonas gregas. Finalizamos com a PIZZA DE NUTELLA C/ MORANGO – Camadas de chocolate c/ avelã Nutella coberto c/ rodelas de morangos fresquinhos e hortelã. Todas as três pizzas maravilhas, crocantes e muito bem servidas.

razera-5razera-4Mas não para por ai, a casa tem também a Cervejaria Razera, onde produz sua próprias cervejas e são deliciosas. Segundo informações obtidas com Daniel Razera proprietário –  a cervejaria começou com o objetivo de produzir cervejas artesanais com sabores únicos e diferenciados, dando identidade e variedade ao mercado cervejeiro.

razera-2

Cervejaria Razera

Todos da empresa se comprometeram em seguir a risca o legado da lei Bavara, utilizando ingredientes de qualidade indiscutível vindas dos mais reconhecidos cantos do mundo cervejeiro. A cervejaria orgulha-se do trabalho que presta a seus clientes, dando seriedade e qualidade em seus produtos. Desde a Mestre Cerveira Glaucia Puccinelli – formada pela Universidade Técnica de Munique – Weihenstephan, o mais conceituado centro de formação de mestres-cervejeiros. Você tem a experiência de provar na mesa varias delas em formato degustação que é muito legal.

razera-3

razera-7

razera-6

Algumas cervejas que provamos: Razera Pilsen –  Leve e refrescante, harmoniza com paladares que se identificam com sabores suaves e delicados. Também a Budah Premium – uma cerveja que garante um corpo marcante com tons frutados e médio teor alcoolico (6,0%). Agrada aos paladares mais exigentes no sabor e aroma. Já a cerveja Bock Razera – harmoniza-se com cernes de caça, queijos fortes e sobremesas. Finalizando, Weiss Razera – harmoniza-se com pratos leves e suaves, vai bem com saladas, peixes e frutos do mar.

www.ciarazera.com.br

Alguns expositores com cervejas interessantes e deliciosas:

  • FREDBIER CERVEJARIA – “CERVEJA SEM GLÚTEN”
    Uma deliciosa cerveja sem Glúten e Feita por quem entende de cerveja. É assim que se apresenta o rótulo e é verdade, muito boa mesmo! Seu processo de fabricação é submetido a um rigoroso controle de qualidade, utilizando matérias primas certificadas, de padrão superior. Este produto pode ser consumido por pessoas com qualquer nível de intolerância ao Glúten, inclusive celíacos.
    Ingredientes: Água, malte de cevada e lúpulo. Concentração menor que 6PPM – Não contém Glútem . Alérgicos: contém cevada. ABV 4,7% 

estacao-4

  • CERVEJA WOLFMAN BIER – “A CERVEJA DO LOBISOMEN”
    Fabricada na cidade de Joanópolis, interior de São Paulo, onde a veneração em torno da lenda do Lobisomem é muito grande. Dizem na cidade que, quem tem muita sorte nasce virado pra lua e Joanópolis parece ser uma destas cidades em que a lua dá muita sorte, principalmente a lua cheia, que é nela que o Lobisomem costuma aparecer. Tendo no passado o Lobisomem Joanopolense passou por nova metamorfose, deixou de ser amaldiçoado para trazer sorte, de mau passou a brejeiro, e de temido passou a ser amado. Isso não é máximo! Eu adorei a cerveja do Lobisomem e saber muito mais dessa lenda da cidade de Joanópolis que é tão amada por seus habitantes.

unnamed

  • CERVEJA TROTSKY RED ALE 
    Trotsky é uma cerveja artesanal que foi criada por um grupo de amigos. Livre de conservantes ou corantes, ela oferece uma variedade de experiências sensoriais e momentos únicos. Também foi apresentada no BierFest em Atibaia – SP. 
    Trotsky é uma Red Ale produzida pela Tito Bier, uma cervejaria artesanal sediada na Vila Madalena, São Paulo. Apesar do amargor de 35 IBU, tem um potente lúpulo Columbus, que faz o seu sabor ser caramelado com maltes que se equilibram perfeitamente, o seu aroma fica por conta do seu lúpulo Amarillo. 
    Com seu corpo leve, esta é uma Red Ale um pouco fora do perfil, uma surpresa mais frutada e refrescante.

estacao-3

  • CERVEJA ALE FICCIÓN                                                                                                                                                      Cerveja de trigo clara estilo WitBier, que harmoniza ingredientes regionais e exóticos como o amaranto, combinado ao sabor e aromacítricos da tangerina e às notas de fundo do exótico puxuri. O resultado é uma cerveja única, muito leve, refrescante e saborosa. Com 4,8 % Teor Alcoólico, Temperatura para consumir entre % e 7 graus . Harmonização: Peixes, frutos do mar, omeletes, quiches, queijos suaves e saladas. Já o indeice de amargor IBU 16.  

estacao-7

HOSPEDAGEM EM ATIBAIA/ SP

A cidade de Atibaia é muito famosa pela Festa das Flores e do Morango que acontece na primavera, mostra que tem muito a oferecer, em especial para quem viaja com a família. A cidade possui vários hotéis na estância, muita diversão e adrenalina com os vôos duplos de asa-delta e paraglider, além de passear pelas praças e o agito dos bares e restaurantes que possui na cidade. Existem muitos hotéis e pousadas pra todos os gostos. Eu particularmente fiquei no Atibaia Residence Hotel e achei muito gostoso o lugar e o atendimento no Hotel. Bem localizado, uma infra estrutura perfeita para hospedar família e ou, corporativo. 

SOBRE: ATIBAIA RESIDENCE HOTEL

O Atibaia Residence Hotel opera a mais de vinte anos com constante renovação, sempre atualizando e aprimorando os serviços. Começou com 24 quartos, e hoje conta com 211 quartos de diferentes categorias, também alguns com hidromassagem. No Hotel existem: 03 piscinas, sauna, campo de futebol, quadra de tênis, volley e basquete, espaço fitness, pista de cooper, 02 restaurantes, lobby bar, berçário, salão de jogos  e praças de convívio.  

hotel

hotel-7hotel-4 hotel-5
hotel-11hotel-2
hotel-9hotel-3

Um Hotel que atente muito bem o lazer, e o corporativo. Nas instalações para eventos corporativos, conta com 4 ( quatro ) centros de convenções, 16 salas de apoio, data show, sonorização completa, jantares e jogos temáticos, e uma completa estrutura de lazer, de forma a atender suas expectativas e exigências com requinte e qualidade.

Os apartamentos são muito confortáveis e na maioria possuem equipados com frigobar, TV com canais por assinatura, WI FI, internet a cabo, ar condicionado, cama King size, rede de telefonia, estacionamento privativo e serviço de quarto. Já os restaurantes acomodam até 500 pessoas com espaço de circulação muito boa e estrutura de atendimento perfeita.

Fomos contemplados com uma deliciosa degustação de vinhos e queijos no Atibaia Residence Hotel que é uma das características da casa, atender bem e com carinho todos os seus hóspedes.

degustacao

ADEGA DO ATIBAIA RESIDENCE HOTEL

degustacao-4degustacao-2

www.atibaiaresidence.com.br

 

ALGUNS PARTICIPANTES DA ESTAÇÃO BIER FEST 2016

Dortmund – Serra Negra, Fred Bier – Petrópolis, Bragantina- Bragança Paulista, Valenbier – Extrema, Kombi Beer, Maestria, Kramer, Germania, Wolfman Bier, Trotsky, Pedra Grande, Razera

EXPRESSO BIER FEST 2017

AGENDE-SE:  A 4ª Edição do Expresso Bier Fest já tem nova data. Será de 21 a 23 de abril de 2017 na Estação Atibaia.

www.expressobierfest.com.br

O Conceito de Luxo agradece a todos os envolvidos no evento e a hospitalidade geral com o veículo e o editor.

Por Luis Guilherme Zenga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*