FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA PORTO ALEGRE

Festival Fartura

Acontece nos dias 16 e 17 de abril a primeira edição do Festival Fartura na capital gaúcha e contará com chefs de norte a sul do País, como Onildo Rocha, da Paraíba, Leonardo Paixão, de Minas Gerais, Lia Quinderé, do Ceará e Carlos Kristensen, do Rio Grande do Sul 

fortaleza-465x200-1459484690

No final de semana, 100 atrações gastronômicas e culturais de diversos estados brasileiros estarão reunidas no Festival Fartura Gastronomia Porto Alegre. O evento é uma parceria entre Projeto Fartura Gastronomia, composto de uma expedição, cinco festivais e canais de comunicação – livros, filmes, site e mídias sociais – e Destemperados, uma multiplataforma de gastronomia composta por site, redes sociais, guias e a Casa Destemperados. 

A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros.

Entre as diversas áreas do evento está o Espaço Chefs e Restaurantes, que receberá grandes nomes da gastronomia nacional: Onildo Rocha, do restaurante Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa, servirá o Mungunzá  do sertão e mar; Agenor Maia, de Brasília, prepara a Bochecha de porco desfiada com farofa crocante e picles de cebola; Carlos Kristensen, do Hashi Art Cuisine, de Porto Alegre, servirá o seu Ragu de espinhaço de cordeiro com polenta mole e Jaime Solares, do descontraído Borracharia GastroBar, leva a cozinha de Belo Horizonte para o evento com a Dobradinha com pé de porco e grão de bico.

O público do Festival poderá experimentar quitutes de diversas regiões do País, como o Quibe do Sertão, do Favorito Cozinha Típica, de Teresina, o Cogumelo Gigante recheado com Javali do La Caceria, de Gramado e o Pão de queijo recheado com pernil de lata e copa lombo, do A Pão de Queijaria, de Belo Horizonte.

O Fartura Porto Alegre também contará com aulas e degustações de convidados de todo o País, como o mineiro Leonardo Paixão, do restaurante Glouton, eleito como um dos trending restaurants pelo 50 Best Latin America em 2015, que levará a cozinha mineira contemporânea para o evento e Denise Rohnelt, pesquisadora e cozinheira de Boa Vista, Roraima, que ensinará a receita e origem de dois pratos típicos de sua região: a Damurida, prato da culinária indígena, e a Paçoca de carne de sol.

Já no Espaço Interativo SENAC, uma parceria com a instituição de ensino, o público literalmente coloca a mão na massa: a programação de aulas conta com Lia Quinderé, chef pâtissier da Sucré, de Fortaleza, Ceará, Juarez Campos, do Oriundi, de Vitória, Espiríto Santo, e Rafael Miralha, do restaurante Urucum, de Imbituba, Santa Catarina.

Destemperados e Projeto Fartura Gastronomia

Para Diogo Carvalho, um dos fundadores dos Destemperados, essa edição do Festival Fartura em Porto Alegre será um divisor de águas para o mercado da gastronomia: “Muito mais do que um festival, é um grande encontro de pessoas engajadas em uma causa maior, que é a valorização de profissionais, produtos e produtores do nosso país.

FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA PORTO ALEGRE

www.farturagastronomia.com.br

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*