A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realizou um evento exclusivo e especial no Terraço Italia – SP para divulgar as organizações vencedoras da 24ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o maior reconhecimento brasileiro à excelência da gestão. O Anúncio Público do PNQ apresenta as empresas nível classe mundial do ano e estimula e apoia as empresas para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão.
A premiação revela as organizações que utilizam o Modelo de Excelência em Gestão® (MEG), da FNQ, de maneira a obterem uma pontuação que represente o seu grau de aderência ao programa de excelência em gestão, na busca contínua e permanente pelo processo de melhoria no Brasil.
O reconhecimento visa estimular o desenvolvimento do País, promovendo a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da produtividade das organizações. O evento, reuniu presidentes e executivos de grandes companhias, autoridades e líderes organizacionais.
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), reconhece a Brasal Refrigerantes (DF) e a Volvo Caminhões (PR) na categoria Premiadas, que corresponde ao maior reconhecimento à excelência da gestão das empresas sediadas no Brasil. No total, oito organizações foram reconhecidas nas quatro categorias do processo, que é realizado anualmente pela FNQ.
Na edição de 2015 do PNQ, 17 organizações se inscreveram, das quais 14 efetivaram a candidatura, sendo parte representada por um conjunto de empresas sem fins lucrativos, o que demonstra a capacidade do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) de melhorar a gestão de organizações de qualquer porte ou setor.
A grande novidade nesta edição ficou por conta da inclusão do reconhecimento Magna cum laude, que caracteriza a empresa que apresenta patamares de excelência de premiada por dois anos consecutivos. Neste ano, a Eletronorte Tucuruí (PA) e a Embraer (SP) mantiveram suas pontuações nestes patamares e receberão o prêmio.
Além disso, o PNQ também conta com a Cemar (MA) como empresa Finalista, que pode ser considerada referência em muitas práticas de gestão. E outras três organizações recebem, ainda, o Destaque por Critério: a AES Eletropaulo (SP), como Destaque no Critério Processos; a Ampla (RJ), como Destaque no Critério Sociedade; e o Senac (RS), como Destaque no Critério Clientes.
De acordo com o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, em um ano de incerteza política e econômica, as organizações que se submeteram ao rígido processo do PNQ são exemplos para o País. “As oito organizações reconhecidas acreditam, investem na gestão e buscam, constantemente, a excelência de usa ações. Ser reconhecido no maior prêmio de gestão do País vai além do troféu, é uma lição de vida para todos aqueles que estão envolvidos em cada etapa do PNQ. São grandes empresas que envolvem todos seus colaboradores, revisitam o planejamento, os processos, os indicadores e toda a estrutura para chegarem às metas traçadas”, finaliza Jairo.
Por Luis Guilherme Zenga