Evento:
edição 2016 do “Grand Tasting Tannat” em São Paulo
No último dia 20 de outubro realizou-se no Hotel Meliá Ibirapuera, na cidade de São Paulo, a edição 2016 do Tannat Tasting Tour, um evento promovido pela Wines of Uruguay, com o apoio do Instituto Nacional de Viticultura do Uruguai (INAVI), e que reuniu especialistas e amantes daquela que ficou conhecida mundialmente como a varietal mais popular do Uruguay: a tannat.
De origem francesa, a tannat contribui para a elaboração de vinhos saborosos de coloração vermelho púrpura intensa, muito tânicos, ácidos e rústicos enquanto jovens, mas aveludados e elegantes quando mais evoluídos pela passagem dos anos, especialmente quando estagiam por carvalho francês por longos meses.
No nariz se costumam sentir aromas de baunilha e coco, naqueles vinhos que passaram por carvalho, frutas escuras, predominando ameixas e geleia de framboesa, e notas de especiarias. Mas é na boca que se releva toda a sua potência e elegância, com taninos agradáveis, corpo e estrutura, quando bem elaborados, como no caso dos vinhos degustados no evento.
O mais curioso em relação à tannat é que após sérios estudos médicos, confirmou-se que essa uva contém excelente quantidade de resveratrol, um polifenol que age como antioxidante, ajudando a prevenir doenças cardíacas e o envelhecimento das células, além de outros benefícios.
Em termos de harmonização, pela sua forte carga tânica esta uva combina neutraliza a gordura, o que a torna muito convidativa para ser degustada junto a pratos típicos da culinária invernal, como o tradicional churrasco.
Para que tenhamos dimensão da importância do evento, o Brasil representa uma fatia de 47% nas exportações de rótulos do Uruguai, ocupando o primeiro lugar no ranking de países que mais consomem o vinho uruguaio, isso sem contar o papel do enoturismo realizado pelos brasileiros, que representaram 14,5% dos quase 3 milhões de visitantes que desembarcaram no país.
Participaram as vinícolas Alto de la Ballena, Antigua Bodega Stagnari, Ariano, Artesana Winery, Bracco Bosca, Casa Grande Arte y Viña, Castillo Viejo, El Capricho, Establecimiento Juanicó, Familia Dardanelli, Familia Traversa, Finca Narbona, Garzón, H. Stagnari, Juan Toscanini e Hijos, Marichal, Montes Toscanini, Pisano, Pizzorno Family States, Rodríguez Bidegain, Viña Eden e Viña Progreso.
Um beijo e um brinde!
Marcio Morena
Enófilo