II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO SERÁ NO “PERU/LIMA”

Fórum Mundial de Turismo Gastronômico

A novidade para 2016 é que o Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, que este ano será no Peru, terá seções para público não especializado. O evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), junto com o Basque Culinary Center (BCC) da Espanha, será realizado entre 27 e 29 de Abril no Centro de Convenções de Lima. Aberto ao público em geral, o encontro tem como finalidade promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo.

A ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e presidente do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Velarde-Álvarez, anunciou que todas as pessoas interessadas em participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, terão acesso livre ao evento. Para isso, basta que seja feita uma prévia inscrição eletrônica que permitirá ao interessado participar das conferências e atividades paralelas do Fórum, cuja finalidade é promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo.

Foto 1

Entre as personalidades que vão participar do Fórum estão os peruanos Gastón Acurio, Mitsuharu Tsumura e Isabel Álvarez. Junto a eles estarão o diretor do BCC, Joxe Mari Aizega; Leonid Gelibterman, presidente do International Center of Wine and Gastronomy (Rússia); Pierre Sanner, diretor da Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires (França); Tadataka Shimotakehara, presidente da Ibusuki Ryokan Hakusuikan (pousada localizada entre o mar e uma floresta de pinheiros que revaloriza insumos locais do Japão); Ben Lynam, responsável pela comunicações da Taste of Fethiye da Turquia (projeto de sustentabilidade no qual trabalham produtores locais com hotéis e restaurantes na cidade de Fethiye, Província de Muğla, na Turquia); Rebecca Mackenzie, diretora do Ontario Culinary Tourism Alliance (Canadá); Wantanee Suntikul, professora da The Hong Kong Polytechnic University; e Dirk Lubbers, diretor da Heineken Experience da Holanda, entre outros.

A escolha de Lima como cidade anfitriã de tão importante Fórum, destacou a ministra, “se dá em um período em que a cozinha peruana tem obtido uma reputação internacional graças à variedade e à qualidade de seus insumos, as técnicas que utilizam nossos melhores chefes e a intensa promoção que vem sendo feita na última década”. A oportunidade conecta o país diretamente com o olhar que oferece a OMC quando afirma que o vínculo entre comida e turismo oferece uma plataforma para a propagação da cultura, o desenvolvimento econômico local, as práticas sustentáveis e as experiências gastronômicas. Se trata de uma potente aliança que ajuda a comercialização dos destinos e fortalece sua imagem.

Para participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, acessar o site http://goo.gl/Cn270B. As inscrições são gratuitas.

Para mais informações, enviar email para: fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Da redação 

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*