LEMONDROP BUFFET * UBATUBA/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O LemonDrop buffet, da Erika Regina Corrêa fez uma apresentação em São Paulo de seus serviços de buffet que está localizado na cidade de Ubatuba, em pleno Litoral Norte Paulista.
O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive no evento e me surpreendeu bastante a qualidade da comida e o serviço apresentado.
Em um “Petit Comité” no Show Room (Lusitano Import) na R. Minas Gerais, 59 – Higienópolis, São Paulo, tivemos a oportunidade de provar várias delicias apresentadas, desde as entradas, pratos principais deliciosos e todos harmonizados com os vinhos da Lusitano Import, onde Fernando Rodrigues também nos recepcionou em sua Importadora. Isso tudo aconteceu, sobre as lentes da fotografa Angelita Alves, que faz de suas fotos, verdadeiras obras de arte fotografando em eventos. Eu adorei!

Coquetel:

Ceviche Punta Hermosa

Pescado branco marinado no limão siciliano, leite de tigre, cebola roxa, pimenta

dedo-de-moça, uvas verdes e hortelã

Ceviche Lobitos

Caju, cebola roxa, pimenta lemondrop, marinado no mix de limões, cravo, siciliano e taiti

Bolinho Niijima

Esfera de gohan, gergelim negro, tentáculos de lula e molho teriyaki

Salada Pipeline

Camarão no bafo, arroz jasmim cozido ao coco fresco e pimenta rosa. Servida ao molho havaiano (abacaxi, molho de soja, açúcar mascavo e gengibre)

Vinho Nancul Classic Sauvignon Blanc – Orgânico

Maestrale

Bolinho de risoto alla milanese, recheado com ragu de ossobuco, servido ao molho de melaço e pimenta

Vinho Nancul Classic Cabernet Sauvignon – Orgânico

Principais

Baroa Tavarua

Creme de mandioquinha, puxado ao leite de coco, com shimeji e cebolinha

Peixe Mentawai

Pescado da época braseado com ervas e servido com purê de banana

Kastro violi

Ravioli nero, recheado com queijo feta, acompanhado de molho de cúrcuma e flor comestível

Vinho Nancul Reserve Collection Chardonnay

Porco Jeffrey’s Bay

Filé mignon suíno servido em cama de purê de maçã e especiarias

Vinho Nancul Classic Cabernet Sauvignon – Orgânico

Creme de mandioquinha puxado no leite de coco, com shimeji e cebolinha.

Sobremesa

Secret Banoffe

Massa artesanal, doce de leite, banana, calda de gengibre e creme de leite fresco

Vinho Martha’s. Moscatel do Douro

 INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO  

Sobre o LemonDrop
Acreditamos num mundo sustentável. Por isso, nossa maneira de empreender respeita o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social.
O menu LemonDrop enfoca a riqueza da nossa biodiversidade, revelando que a criatividade a partir de ingredientes originais, orgânicos e brasileiros pode ser surpreendente!
Nossos pratos são coloridos, com perfumes inebriantes e apresentação irretocável, que cativam o paladar.
Os serviços contratados priorizam pessoas e famílias vulneráveis, cooperativas e comunidade caiçaras e quilombolas, uma vez que visamos estimular a inclusão social e a educação.
Nossa missão é trazer uma experiência gastronômica aos eventos e transformar sonhos em realidade.
Estamos localizados em Ubatuba e atendemos todo litoral norte paulista, organizando eventos personalizados.

Nossa história
Há três anos, a jornalista Erika Corrêa deixou para trás a agitada capital paulista para morar perto do mar. O local eleito foi Ubatuba, cidade do coração, que frequentava desde menina e onde se apaixonou pelo surf, hobby que pratica até hoje.
E à beira do mar, também veio uma nova profissão. Erika é chef-fundadora do LemonDrop Buffet, especializado em casamentos “pé na areia”, que atende toda a região do litoral norte paulista e apresenta receitas sofisticadas dentro do conceito sustentável.
Quando decidiu se mudar, ela começou a analisar o mercado ubatubense: “Em geral, turismo é a maior fonte de renda de cidades litorâneas e gastronomia, que sempre me interessou, é intrinsecamente ligada ao turismo cultural”, analisa ela.

Nascida numa família ítalo-lusitana habituada a se reunir ao redor da mesa e a apreciar a boa culinária, o interesse por gastronomia surgiu cedo.
Como jornalista, Erika editou o suplemento “Vogue Cozinha” nos anos de 1990, quando aprendeu muito sobre a haute cuisine (alta gastronomia) e entrevistou diversos chefs renomados como Luciano Boseggia, na época à frente do Fasano; Emmanuel Bassoleil, do Roanne; Massimo Barletti, do L’Hotel; Maria Eduarda, do Antiquarius; Ednaldo Barreto Reis, do Cadoro, entre outros.

“Além de entrevistá-los, eu aprendia receitas, das quais algumas eram publicadas, e ainda fazia degustação dos pratos. Para mim, que sou boa de garfo, era um paraíso”, brinca.
Mas foi depois de duas décadas, viajando mundo afora como repórter, conhecendo diversas culinárias e cozinhas, que ela começou a trabalhar diretamente com gastronomia.
Não por acaso, o LemonDrop Buffet enfoca a alta gastronomia, sem deixar de lado a evolução da culinária durante esses anos. “Além de muitas técnicas serem diferentes hoje, é impossível falar de boa mesa sem pensar num preparo mais saudável dos alimentos”, diz.

Assim, todos os preparos na sua empresa seguem essa reflexão: frutas, vegetais e hortaliças orgânicas; nenhum uso de condimentos ultra processados em suas receitas; peixes e frutos do mar frescos e oriundos da pesca artesanal (não predatória); utilização de descartáveis biodegradáveis.
Além disso, uma apresentação que segue o estilo food syling, o tal “comer com os olhos”.

Entre os serviços oferecidos pela empresa, o de maior sucesso é o finger food, em que as comidinhas são servidas em pequenas porcelanas de tamanhos e formatos diferentes. “Criamos o menu degustação: os convidados podem experimentar diversas receitas num único evento. A grande tendência na praia são festas mais descontraídas, e com esse serviço de buffet, a festa não precisa parar na hora do jantar”, explica Erika.
Mesmo assim, para o público mais tradicional, o LemonDrop também tem seu serviço empratado. A empresa só não atende no formato de buffet americano. “Comida exposta em clima de maresia e de calor pode sofrer alteração no sabor e na qualidade das receitas”, explica.

Sustentabilidade, um compromisso
Em geral, festas e casamentos produzem lixo descartável. E quando se fala em evento à beira-mar, a quantidade, o tipo de material e a maneira como seu descarte será realizado devem ser considerados com responsabilidade.
Apesar de tudo girar em torno da natureza, poucos são os profissionais e as empresas que adequam seus produtos e serviços oferecidos na praia.

Já o LemonDrop adotou uma postura sustentável desde o início. “Decidimos por não usar canudinhos plásticos bem antes da proibição. Como ninguém falava nisso treinamos os bartenders para explicar o motivo. Teve convidado, no final da festa, nos elogiando por nos preocuparmos com as tartarugas das nossas águas”, conta.
Após cada evento, a empresa também disponibiliza um serviço de limpeza na areia.

A sustentabilidade vai muito além do material e dos utensílios empregados no buffet. Compromisso social também faz parte dessa cadeia. Por isso, os serviços contratados pelo LemonDrop priorizam pessoas e famílias vulneráveis, cooperativas e comunidade caiçaras e quilombolas.
Erika também é voluntária no projeto social Namaskar, que há 15 anos atende crianças e jovens em vulnerabilidade na cidade litorânea. Além dos recursos estaduais e federais, o projeto é apadrinhado pelo surfista profissional e campeão mundial Filipe Toledo, nascido em Ubatuba.

Pimenta, drink e surf
Lemondrop é uma pimenta muito utilizada em pratos e temperos no Peru, seu país de origem. Com aroma cítrico e cor verde-limão-amarelado (fluorescente), é excelente para temperar frutos do mar, fazer molhos e ser usada tanto in natura como desidratada.

“A escolha do nome do buffet é inspirada nesses três pontos: nosso menu é repleto de frutos do mar e de molhos em que a pimenta é muito usada; temos serviço de bar que acompanha o buffet com coquetelaria internacional, incluindo o drink Lemondrop; e estamos na praia, situados na capital do surf do Brasil, realizando eventos pé na areia”, explica Erika.
E como o surf está intrinsecamente ligada à história do buffet, os pratos homenageiam esse esporte; eles são batizados com nomes de praias no mundo com ondas famosas.
O Ceviche Chicama, por exemplo, homenageia a praia peruana onde se formam as ondas mais longas do mundo, enquanto a salada Pipeline, com camarão, arroz de coco e um tradicional molho havaiano, homenageia a praia do Havaí, onde acontece a final do Campeonato Mundial de Surf.

A maior parte das receitas foi criada por Erika e, sua inspiração veio de pratos servidos em restaurantes internacionais, de programas de culinária, de viagens, de muita pesquisa e, claro, da culinária da família. “Minhas avós cozinhavam extremamente bem, e aos finais de semana sempre nos reuníamos ao redor da mesa”, conta. “Mas minha verdadeira professora foi minha mãe: criativa e intuitiva, ela se aperfeiçoou em receitas mais saudáveis e naturais, e me despertou para o universo da sustentabilidade”, conclui.
No entanto, nos eventos a cozinha é comandada por chefs profissionais convidados pela empresa. “Ter a experiência de um chef como maestro da minha equipe é ter a tranquilidade de que a orquestra não vai desafinar”, diz Erika. “E também é dar a cada receita a personalidade de excelentes profissionais”, completa.

Convidados parceiros
Chef Paty Miranda
Advogada por formação, ex-bancária por negação e cozinheira profissional por coração, Paty veio do sertão paulista, Catanduva, para a cidade litorânea de Ubatuba em 2018.

paty-pronta
Na praia, atuou em cozinhas de restaurantes como o renomado Terra Papagalli e. desde 2019, tem colaborado em casamentos e confraternizações do LemonDrop.
“Embora seja muito mais desafiador um casamento, ele é um evento bem mais prazeroso, pois estamos fazendo parte de um sonho. Construímos a memória de um casal com o paladar, a música e o ambiente”, explica.
Formada em gastronomia pela escola Le Grand Chef, Paty é especialista em cozinha italiana e vegetariana. Para ela, a cozinha é um ambiente de caos e extremos. “É preciso de conhecimento para dominar as horas de tensão, a correia, as adversidades da equipe, e fazer o seu melhor sobressair, tornando esse espaço leve”, diz.
Paty também adora preparar receitas com peixes e frutos do mar. “A origem e o método de pesca fazem toda a diferença na preparação, por isso estou afinada ao LemonDrop, que valoriza a pesca artesanal”, comenta.

Roberta Olivo – Confeitaria
Roberta Olivo é artista plástica, mas sua paixão é a confeitaria. Paulistana, mudou-se para Ilha Bela, no litoral norte da capital, em 1986. Ali, montou uma padaria e começou a produzir seus primeiros doces artesanais. Em 2003, foi para São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e durante quinze anos atuou no mercado de eventos produzindo doces, tortas e bolos, personalizados. “Não gosto de seguir padrões, sempre busco fazer receitas próprias e adaptadas”, conta.

Doces e bolo de Roberta Oliv com Mari Decor
Sua linha de bem-casado, por exemplo, traz ingredientes como pistache, nozes, castanhas numa massa mais molhada. Uma verdadeira delícia!
Há três anos em seu novo endereço: Ubatuba, Roberta é a confeiteira convidada do Lemondrop, parceria de sucesso quando a história é casamento: “Gosto de conhecer os noivos antes do evento, saber quais são suas lembranças da infância, para trabalhar receitas que tragam uma memória afetiva”, explica.

Fotógrafa Angelita Alves
Nascida em São Paulo, Angelita mudou-se para Caraguatatuba ao lado dos pais ainda na infância. A família buscava melhor qualidade de vida na praia e, encontrou: todos continuam por lá. Mas foi aos 18 anos, em terras lusitanas, que ela se apaixonou pela fotografia. Durante uma viagem a Portugal, viu um curso de imagem e não tirou mais isso do pensamento. Ao regressar ao Brasil, iniciou aulas particulares na área e começou a trabalhar como fotógrafa. Em 2011 abriu a empresa Lafoto Fotografia, ao lado de dois amigos, dedicando-se principalmente a ensaios femininos. Com o companheiro Danilo Francalanci, passou a clicar eventos e casamentos. “Esse universo é mágico, precisamos captar as emoções das pessoas e transmiti-las em imagens memoráveis. Deixar uma herança visual para as novas gerações” comenta Angelita.

 

 

LemonDrop buffet

(11) – 99829 6906 

 

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*