MAALLAK CULINÁRIA ÁRABE * VILA MADALENA/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Maallak Culinária Árabe é um recém-inaugurado restaurante na Vila Madalena, Zona Oeste da Capital Paulista.
O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive almoçando no restaurante e me surpreendeu bastante a beleza da casa. É ampla, bem decorada com seus ambientes divididos com mesas de madeira maciça, escuras e imponentes.

Já sabemos que a culinária árabe é um termo que define as diversas culinárias regionais existentes por todo o Mundo Árabe, do Iraque a Marrocos passando pelo Egito entre outros. Também foi influenciada pelas culinárias vizinhas, como da Turquia, Paquistão, Irã e Índia, além dos hábitos alimentares dos berberes e de outros povos e culturas.
A variedade na culinária árabe é muito grande. Suas especiarias vão desde confeitaria até receitas em que o ingrediente principal é o carneiro. Os árabes também são famosos pela sua panificação, e o pão sírio é um exemplo disso.
De raízes milenares, a cozinha árabe nos proporciona grandes técnicas e ensinamentos de como lidar com cada ingrediente, tempero e bebida. Desde a época mesopotâmica essa culinária com forte personalidade ainda reflete na atual gastronomia da região.


O Maallak Culinária Árabe oferece um cardápio com os melhores pratos árabe, num agradável e aconchegante ambiente para almoçar com os amigos, reuniões corporativas, com familiares ou, talvez um jantar a dois.
O restaurante tem um cardápio com excelentes opções da Culinária Árabe com receitas de família que passou por gerações e o cuidado com a qualidade e escolha dos produtos é a grande preocupação da casa.


No menu, pratos familiares foram adaptadas pela chef Anny Maia e surpreendem pelo tempero marcante sem perder o tradicionalismo da cultura árabe.
A preparação das esfihas e kibes são representantes mais famosos, mas há outras especialidades tão saborosas quanto originais, como o arás, o beirute, o charuto de uva, e tantos outros sabores típicos desta região dividida pelo sudoeste da Ásia e nordeste da África.
Anis, Amêndoas e nozes, Canela, Cravo-da-índia, Mech, Miski, Pistache, Samé e Zaatar são os principais temperos.
Você encontra no restaurante entradas deliciosas como: Chancliche, Torrada ou pão sírio, Homus, Babaganouch, Coalhada seca, Kibe cru.
Já as saladas também são tentadoras e existem opções de Fatouche, Tabule, Maallak e outras sugestões como Abobrinha recheada, Charuto folhas de uva, Charuto folhas de repolho, Berinjela recheada, Mijadra de lentilha, Arroz com frango, Falafel e Arroz sírio.
Ah! também boas opções de Grelhados como Kafta, Michui de filet de frango e Michui de filet mignon.
As deliciosas Esfihas são as mais pedidas da casa: Esfiha fechada de carne, Esfiha fechada de queijo, Esfiha aberta zaatar, Esfiha aberta de queijo, Esfiha aberta de carne, Esfiha fechada de verdura e Esfiha fechada de ricota.
Opções de Kibe frito, Mini kibe, Arais e os Beirute de rosbife, Beirute de kalage, Beirute de peru e Beirute de presunto.
As Sobremesas são as queridinhas da casa. Muito pedidas e com apresentação impecável.
Entre elas estão Ataif, Malabie, Salada de Frutas, Brownie, Sorvete de misky.

Em minha degustação eu iniciei com o Couvert – Trio de Pastas – Homus, Coalhada Seca e Babaganouch e o delicioso Pão Sírio da casa. Tudo muito saboroso, fresquinho e uma apresentação incrível!

Couvert – Trio de Pastas

Na sequência, as Esfihas de carne e queijo fechadas. Foi a sugestão da Chefe Anny em eu experimentar. Realmente são muito saborosas, bem recheadas e a massa bem macia e molhadinha interiormente.

Esfihas de carne e queijo fechadas

Não resisti e logo quis provar o Michuí de FIlé Mignon – É Filé cortado em cubos, no palito, com tomates e pimentões intercalando a carne que estava muito macia e deliciosa! o prato acompanha uma cumbuquinha de vinagrete.

Michuí de FIlé Mignon

Não poderia estar em um restaurante de Culinária Árabe e deixar de provar o Charuto de Uva e Repolho. Logo veio essas delicias pra eu provar e realmente muito saborosos.

Charuto de Uva e Repolho

Há também experimentei as Mini Abobrinhas e Mini Berinjelas refogadas. São tão delicadas e saborosas que vale até saboreá-las com as mãos.

Mini Abobrinhas e Mini Berinjelas refogadas

Finalizei com duas sobremesas que são muito pedidas no Maallak Culinária Árabe.

Malabie de Damasco – Que na verdade é um clássico da culinária libanesa, é um primo árabe do manjar-branco, mistura os delicados aromas da água de flor de laranjeira, do almíscar e do damasco. Muito bom!

Malabie de Damasco

E minha outra opção de finalização do almoço foi o Ataif – Um pastelzinho com uma massa que leva poucos ingredientes, é uma mistura de farinha de trigo comum e de semolina. Há versões só com trigo comum, e na hora de servir, o Ataif recebe uma colherada de calda de açúcar perfumada com água de flor de laranjeira ou mel e vira pura tentação.

Ataif

No geral, o Maallak Culinária Árabe é um excelente restaurante, muito bem localizado e atende bastante ao público local e transeuntes que por lá circulam. Tem um preço justíssimo e o atendimento é impecável. Eu adorei!

Maallak Culinária Árabe


Terça a sábado 12:00 às 23:00
Segunda 12:00 às 16:00
Domingo e Feriados 12:00 às 22:00
R. Isabel de Castela – 529 – Vila Madalena – 05445-010 – São Paulo – SP

Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*