MAALLAK CULINÁRIA ÁRABE * VILA MADALENA/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Maallak Culinária Árabe é um recém-inaugurado restaurante na Vila Madalena, Zona Oeste da Capital Paulista.
O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive almoçando no restaurante e me surpreendeu bastante a beleza da casa. É ampla, bem decorada com seus ambientes divididos com mesas de madeira maciça, escuras e imponentes.

Já sabemos que a culinária árabe é um termo que define as diversas culinárias regionais existentes por todo o Mundo Árabe, do Iraque a Marrocos passando pelo Egito entre outros. Também foi influenciada pelas culinárias vizinhas, como da Turquia, Paquistão, Irã e Índia, além dos hábitos alimentares dos berberes e de outros povos e culturas.
A variedade na culinária árabe é muito grande. Suas especiarias vão desde confeitaria até receitas em que o ingrediente principal é o carneiro. Os árabes também são famosos pela sua panificação, e o pão sírio é um exemplo disso.
De raízes milenares, a cozinha árabe nos proporciona grandes técnicas e ensinamentos de como lidar com cada ingrediente, tempero e bebida. Desde a época mesopotâmica essa culinária com forte personalidade ainda reflete na atual gastronomia da região.


O Maallak Culinária Árabe oferece um cardápio com os melhores pratos árabe, num agradável e aconchegante ambiente para almoçar com os amigos, reuniões corporativas, com familiares ou, talvez um jantar a dois.
O restaurante tem um cardápio com excelentes opções da Culinária Árabe com receitas de família que passou por gerações e o cuidado com a qualidade e escolha dos produtos é a grande preocupação da casa.


No menu, pratos familiares foram adaptadas pela chef Anny Maia e surpreendem pelo tempero marcante sem perder o tradicionalismo da cultura árabe.
A preparação das esfihas e kibes são representantes mais famosos, mas há outras especialidades tão saborosas quanto originais, como o arás, o beirute, o charuto de uva, e tantos outros sabores típicos desta região dividida pelo sudoeste da Ásia e nordeste da África.
Anis, Amêndoas e nozes, Canela, Cravo-da-índia, Mech, Miski, Pistache, Samé e Zaatar são os principais temperos.
Você encontra no restaurante entradas deliciosas como: Chancliche, Torrada ou pão sírio, Homus, Babaganouch, Coalhada seca, Kibe cru.
Já as saladas também são tentadoras e existem opções de Fatouche, Tabule, Maallak e outras sugestões como Abobrinha recheada, Charuto folhas de uva, Charuto folhas de repolho, Berinjela recheada, Mijadra de lentilha, Arroz com frango, Falafel e Arroz sírio.
Ah! também boas opções de Grelhados como Kafta, Michui de filet de frango e Michui de filet mignon.
As deliciosas Esfihas são as mais pedidas da casa: Esfiha fechada de carne, Esfiha fechada de queijo, Esfiha aberta zaatar, Esfiha aberta de queijo, Esfiha aberta de carne, Esfiha fechada de verdura e Esfiha fechada de ricota.
Opções de Kibe frito, Mini kibe, Arais e os Beirute de rosbife, Beirute de kalage, Beirute de peru e Beirute de presunto.
As Sobremesas são as queridinhas da casa. Muito pedidas e com apresentação impecável.
Entre elas estão Ataif, Malabie, Salada de Frutas, Brownie, Sorvete de misky.

Em minha degustação eu iniciei com o Couvert – Trio de Pastas – Homus, Coalhada Seca e Babaganouch e o delicioso Pão Sírio da casa. Tudo muito saboroso, fresquinho e uma apresentação incrível!

Couvert – Trio de Pastas

Na sequência, as Esfihas de carne e queijo fechadas. Foi a sugestão da Chefe Anny em eu experimentar. Realmente são muito saborosas, bem recheadas e a massa bem macia e molhadinha interiormente.

Esfihas de carne e queijo fechadas

Não resisti e logo quis provar o Michuí de FIlé Mignon – É Filé cortado em cubos, no palito, com tomates e pimentões intercalando a carne que estava muito macia e deliciosa! o prato acompanha uma cumbuquinha de vinagrete.

Michuí de FIlé Mignon

Não poderia estar em um restaurante de Culinária Árabe e deixar de provar o Charuto de Uva e Repolho. Logo veio essas delicias pra eu provar e realmente muito saborosos.

Charuto de Uva e Repolho

Há também experimentei as Mini Abobrinhas e Mini Berinjelas refogadas. São tão delicadas e saborosas que vale até saboreá-las com as mãos.

Mini Abobrinhas e Mini Berinjelas refogadas

Finalizei com duas sobremesas que são muito pedidas no Maallak Culinária Árabe.

Malabie de Damasco – Que na verdade é um clássico da culinária libanesa, é um primo árabe do manjar-branco, mistura os delicados aromas da água de flor de laranjeira, do almíscar e do damasco. Muito bom!

Malabie de Damasco

E minha outra opção de finalização do almoço foi o Ataif – Um pastelzinho com uma massa que leva poucos ingredientes, é uma mistura de farinha de trigo comum e de semolina. Há versões só com trigo comum, e na hora de servir, o Ataif recebe uma colherada de calda de açúcar perfumada com água de flor de laranjeira ou mel e vira pura tentação.

Ataif

No geral, o Maallak Culinária Árabe é um excelente restaurante, muito bem localizado e atende bastante ao público local e transeuntes que por lá circulam. Tem um preço justíssimo e o atendimento é impecável. Eu adorei!

Maallak Culinária Árabe


Terça a sábado 12:00 às 23:00
Segunda 12:00 às 16:00
Domingo e Feriados 12:00 às 22:00
R. Isabel de Castela – 529 – Vila Madalena – 05445-010 – São Paulo – SP

Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*