MÁQUINA THERMOMIX TM5 “A REVOLUÇÃO NA COZINHA”

A Thermomix, que é a máquina mais querida entre os profissionais da gastronomia, ganhou a versão TM5, que inova e simplifica o uso, tornando-a mais acessível aos chefs, cozinheiros e aventureiros da cozinha e estou apresentando em primeira mão no Conceito de Luxo Magazine.

BC_Thermomix_product_shot_with_accessories_marble_TM-hpr

A Thermomix, equipamento importado e distribuído com exclusividade no Brasil pela Infinito há 3 anos, é sinônimo de praticidade e modernidade. É ferramenta essencial para quem deseja cozinhar de forma criativa e saudável.

Produzida pela empresa alemã Vorwerk, a Thermomix atingiu seu objetivo inicial de se tornar “a menor cozinha do mundo“ e, agora, apresenta seu mais novo modelo. A TM5 é a combinação perfeita entre praticidade e design, capaz de realizar diversas funções, como: pesar, misturar, picar, moer, amassar, cozinhar no vapor, cozinhar, bater, esquentar a temperaturas controladas, emulsificar, pulverizar, entre outros, com um único copo e lâmina.

Apesar de ser conhecida como “a menor cozinha do mundo”, este título se refere apenas ao espaço que ela ocupa na bancada da cozinha, já que as possibilidades de preparação são infinitas. Substitui liquidificador, batedeira, processador, mixer, balança, espremedor de frutas, triturador de gelo, pulverizador de grãos e café, moedor de temperos, sorveteira, chocolateira, iogurteira, amassadeira, panela a vapor, triturador, timer, panela elétrica, panela de arroz, coqueteleira, fogão, entre outros.

As receitas dos livros podem ser inseridas na máquina com muita facilidade, plugando o chip ao equipamento. Essa inovação garante sucesso absoluto em qualquer preparação: basta seguir o passo a passo, adicionar os ingredientes e deixar que a Thermomix cozinhe sozinha. Também é interessante operá-la no modo manual, programando tempo, temperatura e velocidade, de acordo com a receita que queira reproduzir.

A Além da redução do tempo de preparo, passando para segundos o que levaria minutos, a Thermomix oferece um cozimento sutil, realçando os sabores e preservando os nutrientes contidos nos alimentos.

Funções e características da Thermomix

Picar – A Thermomix pica cebola, alho, sementes, ervas (salsinha e coentro, por exemplo), carne, frango, gelo, etc. Você seleciona a velocidade e determina o tamanho dos alimentos.

Bater – Com a ajuda do acessório “borboleta”, é possível bater claras em neve rapidamente, além de bater chantilly, manteiga e molhos delicados.

Misturar – Esqueça sua batedeira e o seu processador. A Thermomix reúne a função desses dois equipamentos em um só. Com ela, você terá massas, bolos, tortas ou biscoitos perfeitos e em poucos segundos.

Emulsionar – Nunca foi tão fácil fazer suas próprias maioneses e molhos. Com o copo de medida encaixada, é só derramar o óleo sobre a tampa e deixar cair em fio dentro do copo, sem fazer sujeira!

Pulverizar – A Thermomix pulveriza qualquer tipo de grão em segundos. Mesmo sementes como gergelim ou papoula, em pouquíssimo tempo você produz as farinhas no equipamento. Você escolhe o resultado (grossa ou fina) através da velocidade programada.

Amassar/Sovar – A Thermomix prepara massas de pão como um mestre-padeiro! Massas para pães, pizzas, brioches e muito mais. É possível também sovar pães mais pesados e massas de levedura para torná-los mais flexíveis e suaves.

Triturador de gelo – A combinação certa para frozens, yogurberries, coquetéis e smoothies! A Thermomix tritura em poucos segundos os ingredientes congelados oferecendo um resultado cremoso e saboroso!

Cozinhar – Ao programar tempo, temperatura e velocidade, a Thermomix prepara rapidamente, por exemplo, sopas cremosas a partir de ingredientes frescos, da maneira mais segura e saudável possível. Ao final, pode ser batido no próprio equipamento para um acabamento macio e sedoso.

A função anti-horário (colher inversa) é ideal para usar em sopas nas quais não se queira triturar os alimentos.

Já imaginou preparar polentas, risotos e brigadeiros sem a necessidade de ficar perto do fogão?

Movimento constante – Enquanto a Thermomix cozinha sozinha, ela, automaticamente, mexe os ingredientes para que nada ferva ou queime. A sua tecnologia inovadora garante que você nunca mais tenha que mexer as panelas no fogão.

Essa função temperatura + velocidade controlada garante a padronização das suas receitas, como os Chef de cozinha fazem em seus restaurantes!

Cozinhar ou assar no vapor – A Thermomix possui um acessório que irá facilitar a sua alimentação no vapor, o Varoma. Ao cozinhar no vapor, você obtém um baixo teor calórico, uma refeição saudável e um cozimento completo de uma só vez.

Por exemplo, já imaginou cozinhar batatas na cesta, vegetais no prato da Varoma (fundo) e peixes ou carnes na bandeja da Varoma (dois andares para alimentos diferentes) ao mesmo tempo e da forma mais saudável possível? É só adicionar água, definir a temperatura Varoma e você terá uma refeição completa em minutos!

Durante o tempo que ela estiver cozinhando sozinha? Aproveite a vida!

Pesar (balança) – A Thermomix, além de todos os equipamentos que vimos até agora, tem também uma balança de precisão inclusa. É prático e poupa tempo. Dê adeus às colheres e xícaras sujas de óleo enquanto faz uma receita. A balança da Thermomix é inteligente, ou seja, você pesa um ingrediente após o outro, “tarando” a cada pesagem (a balança esquece o que foi pesado).

Temperatura precisa e controlada – Com a Thermomix é possível controlar o aquecimento a uma temperatura definida. Você pode temperar o chocolate para fazer ganache de chocolate ou zabaione. Em uma escala de 37°C a 100°C, você terá a garantia da temperatura constante do copo durante o cozimento.

É também aliada da vida saudável, pois, ao cozinhar, não ultrapassa os 100°C e não satura e oxida as gorduras “boas”, como o azeite virgem e óleos vegetais.

Pelo fato de ser o processador doméstico mais potente do mercado, você passa a produzir as farinhas sem glúten em casa, como a de arroz, grão de bico, linhaça, chia, feijão, etc – sem sobrecarregar o motor, que diminui a vida útil do equipamento. Além das farinhas, é possível produzir os leites vegetais da forma mais natural possível, sem açúcar e conservantes, resultando em uma economia significante!

www.thermomix.com.br

Por Luis Guilherme Zenga 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

1 Comentários sobre este post

  1. […] Luis Guilherme Zenza – Conceito de Luxo – https://conceitodeluxo.com.br/maquina-thermomix-tm5-a-revolucao-na-cozinha/ […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*