MERCEDES-BENS VITO “NO PRESS TRIP UBATUBA” * LUXO & SEGURANÇA

O Conceito de Luxo participou no mês de Setembro de 2018, de um Press Trip em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Visitamos muitos locais na cidade, restaurantes, bares, pontos turísticos e pitorescos. A viagem de São Paulo para Ubatuba, fomos transportados com o Mercedes-Benz Vito e durante toda nossa estada na cidade com esse veículo que é o máximo e nos trouxe muito conforto e segurança. Um carro grande, confortável e seguro. Além de ser lindo e uma Mercedes-bens que é o máximo!

SEGUE ABAIXO INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO

SOBRE O MERCEDES-BENS VITO

A Linha Vito inova no segmento de veículos comerciais leves com os inovadores sistemas Attention Assist, Hill Start Assist e Crosswind Assist; 

Referência máxima em segurança, Vito é equipado de série com o exclusivo ESP Adaptativo 9.1i®  que inclui os avançados sistemas ABS, ASR, BAS e EBV;

Tanto o furgão quanto a van se destacam pelo elevado padrão de conforto, assegurando bem estar aos ocupantes e contribuindo para maior produtividade no transporte de passageiros e cargas.

 

A linha de veículos comerciais leves Mercedes-Benz Vito, disponível nas versões furgão de carga e van de passageiros, inova no segmento ao oferecer diversas tecnologias exclusivas de assistência à condução e de segurança. Todos os modelos vêm equipados de série com os inovadores sistemas de monitoramento de cansaço (Attention Assist), de partida em rampa (Hill Start Assist) e de vento lateral (Crosswind Assist), como também a mais recente versão do Programa Eletrônico de Estabilidade da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i®, que inclui ABS, ASR, BAS e EBV.

Vito é referência em segurança – Quando o tema é segurança, o Vito se destaca no segmento de veículos comerciais leves. Ao dirigir ou manobrar, o motorista tem à disposição sofisticados recursos tecnológicos que fazem a direção ainda mais segura e confortável. Os sistemas de assistência para a condução do modelo garantem maior produtividade e rentabilidade para os clientes.

Attention Assist (Assistente de monitoramento de cansaço) – Analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique sinais de cansaço e baixo nível de atenção do motorista, recomenda uma pausa por meio de sinal do painel e de um aviso sonoro.

Hill Start Assist (Assistente de partida em rampa) – O sistema mantém o veículo freado nas partidas em terrenos inclinados, de modo que o motorista tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio e colocar no acelerador sem que o veículo se desloque de forma indesejada.

 

Crosswind Assist (Assistente de vento lateral) – Por meio do acionamento unilateral dos freios, ameniza o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo mantenha sua trajetória com maior segurança. Uma mensagem no painel informa o motorista que o sistema está ativo.

O Vito chega ao mercado brasileiro posicionando-se como referência em segurança ativa. Ele conta com a mais moderna versão do Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i®, que reduz notavelmente as chances de ocorrência de derrapagem, colisão e capotamento do veículo.

Além dos assistentes de condução já citados, o programa ESP Adaptativo 9.1i® também contém outros sistemas já amplamente conhecidos:

ABS (Sistema Antibloqueio de Freios) – Evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.

ASR (Sistema de Controle de Tração) – Evita que as rodas patinem.

BAS (Servofreio de Emergência) – Reconhece a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem.

EBV (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem) – Ajusta a força de frenagem do veiculo em situações críticas.

A fim de evitar colisões traseiras, luzes de freio adaptativas entram em ação. Elas sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás, podendo assim melhorar seu tempo de reação.

Em termos de segurança passiva, o novo comercial leve da Mercedes-Benz também é exemplar. Se um acidente é inevitável, o Vito proporciona a proteção do condutor e dos passageiros graças à grande resistência de sua estrutura, devido aos seguintes recursos:

Airbag para o motorista e os acompanhantes.

Cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça ajustáveis em altura em todos os bancos, além de permitir a montagem de cadeiras de criança com fixações ISOFIX em até 4 assentos nas vans.

Estrutura inteligente com amplas zonas de deformação controlada, na dianteira e traseira, que absorvem parte das forças de impacto, protegendo os passageiros no interior do Vito.

Estrutura monobloco, que transmite as forças resultantes da colisão por meio de suas vigas, garantindo menor deformação do veículo em caso de acidente.

Célula de sobrevivência fabricada com ligas de aço de grande resistência, o que contribui com sua elevada rigidez à torsão.

No interior do Vito, os ocupantes desfrutam de comodidade e praticidade, com excelente ergonomia. A começar pelos bancos muito confortáveis, com ampla superfície do assento e um generoso espaço entre as fileiras de bancos, oferecendo excelente acomodação.

No compartimento de passageiros da van, os seis bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade de utilização, podendo aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens. Além disso, na versão Vito Tourer Luxo, o cliente pode desfrutar de bancos em courino, assentos com encosto reclináveis para passageiros, banco para motorista e acompanhante com regulagem de altura, profundidade e inclinação do encosto.

O posto do motorista é um exemplo de funcionalidade: todos os comandos estão ao alcance das mãos, com destaque para o rádio, de série, com conexão Bluetooth, entrada USB e cartão SD e, para a versão Tourer Luxo, o volante multifuncional. A isso se soma o conjunto de vários compartimentos, que oferece numerosas possibilidades para guardar objetos, tanto sob o painel de instrumentos, como nas bolsas das portas.

As medidas externas são definitivamente um diferencial dos novos veículos comerciais leves da Mercedes-Benz. O acesso a lugares com restrições de altura – como, por exemplo, estacionamentos de shopping centers, hotéis, prédios ou hospitais – está garantido com o Vito, que tem 1.910 mm de altura, 5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores) e com 3.200 mm de distância entre eixos.

As operações de carga e descarga são facilitadas pela porta traseira de abertura vertical com grande vão livre (1.261 mm de altura e 1.391 mm de largura) e pela baixa altura do veículo em relação ao solo. A porta lateral, com 1.252 mm de altura e 961 mm de largura, também proporciona praticidade de acesso.

Além disso, a manobrabilidade do Vito é excelente, graças à direção elétrica de série e o reduzido diâmetro de giro, que varia de 11,8 metros (van) a 12,9 metros (furgão).

Devido a essas dimensões compactas, o Vito é um veículo ideal para o transporte de pessoas e mercadorias em cidades com ruas estreitas e muito trânsito. Ele consegue até acessar locais com altura reduzida, como, por exemplo, garagens subterrâneas de edifícios, aeroportos e túneis.

Mesmo compacto por fora, o Vito é grande por dentro, oferecendo um excelente espaço interno. Na van, isso significa conforto para passageiros e área diferenciada para as bagagens. No furgão, resulta num ótimo volume para carga.

A altura interna do Vito é de 1.392 mm no furgão e de 1.326 mm na van. O comprimento interior da área de carga do furgão chega a 2.831 mm, com volume de carga de 6 m³, enquanto o espaço para bagagem na van, atrás da última fileira de bancos, alcança até 990 litros.

O Vito causa uma impressão estética única e inconfundível. Os elementos de design, especialmente a dianteira do veículo, revelam sua forte ligação com a família de vans Mercedes-Benz.

O design arrojado, com linhas modernas, expressa a robustez do Vito, o que, em conjunto com os faróis, compõe um exemplo da síntese perfeita da forma com a funcionalidade. O desenho confere excelente aerodinâmica ao veículo, o que contribui para economia no consumo de combustível.

Inicialmente, o Vito está disponível no Brasil em duas cores sólidas (branco e vermelho) e em quatro versões metálicas (preto, prata, cinza e azul).

Com PBT de 3.050 kg, os novos Mercedes-Benz chegam ao Brasil nos modelos Vito 111 CDI turbo diesel (furgão para transporte de cargas) e Vito Tourer 119 turbo flex (van de passageiros). Com isso, a marca amplia ainda mais a oferta de veículos comerciais leves no País, mercado já atendido com a linha Sprinter no segmento de large vans (3.500 a 5.000 kg de PBT).

Com o Vito, a Empresa traz uma solução eficaz para a mobilidade urbana, com elevado padrão de qualidade, tecnologia, segurança e com base na tradição e excelência Mercedes-Benz.

“O Vito é o mais novo parceiro de trabalho dos nossos clientes”, diz Jefferson Ferrarez. “Um veículo versátil, com ampla disponibilidade para operar nas mais diversas aplicações a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso porque pode circular livremente, com muita agilidade, e também ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Dessa forma, assegura sempre a máxima rentabilidade, com a qualidade já conhecida das vans Mercedes-Benz”.

Furgão Vito 111 CDI – equipado com motor turbo diesel, disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço do compartimento para transporte de mercadorias, que é revestido com piso naval e nas laterais, oferece conforto e praticidade para o motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado.

Van Vito Tourer 119 – equipado com motor turbo flex, em duas versões:

“Comfort 8+1” – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, oferecendo um exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro.

“Luxo 7+1” – Transporta com muito conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, para-choque na cor do veículo e rodas de liga leve.

O furgão Vito 111 CDI é especialmente indicado para as empresas de transporte, transportadores autônomos e empreendedores. Ele chega ao segmento de comerciais leves podendo ser utilizado para inúmeras atividades e serviços, como cargas fracionadas, cargas refrigeradas, paletes, unidades móveis, entregas de e-commerce, eventos, profissionais liberais, entre outros.

Por sua vez, a van Vito Tourer 119 atende a diversas demandas de transporte como transfers, executivo, turismo e limusine, além do uso particular. No compartimento de passageiros, os seis bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade em sua utilização e pode aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens.

Ambas as versões podem ser dirigidas por motoristas com carteira de habilitação da categoria “B”, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso do veículo, com o aumento da rentabilidade do transportador. 

O furgão Vito 111 CDI sai de fábrica com o compacto e eficiente motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, oferecendo 114 cv de potência a 3.800 RPM, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 RPM. Este motor é fruto de um programa de redução sistemática da cilindrada em prol de um baixo consumo de combustível, bem como de um peso reduzido para aumento da carga útil.

Para a van Vito Tourer 119 está disponível o motor turbo flex (gasolina e etanol) M274 de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 RPM, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 RPM.

Os dois motores do Vito atendem plenamente à norma PROCONVE L6 de emissões veiculares (legislação que regulamenta os veículos da categoria de vans médias).

Trem de força otimizado para excelente desempenho e baixo consumo

Para a transmissão de força são aplicadas caixas de mudanças manuais de 6 velocidades. Elas oferecem uma relação equilibrada de marchas que resulta em elevado conforto de condução, com baixo nível de ruídos e operação suave, sem vibrações. Além disso, assegura agilidade e baixo consumo de combustível. 

Tanto na dianteira, quanto na traseira, a suspensão do Vito é independente (tipo McPherson na dianteira), com molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora. O veículo vem equipado com freio a disco em todas as rodas, sendo que os discos frontais são autoventilados.

Direção elétrica de série é outra inovação do Vito para o segmento de comerciais leves. Seu uso proporciona maior comodidade ao motorista, uma vez que aumenta a agilidade e reduz os esforços necessários para condução do veículo, especialmente nas manobras em lugares apertados.

 

A assistência elétrica varia de maneira inversa à velocidade, isto é, à medida que a velocidade aumenta, o suporte elétrico é reduzido. Já em momentos de baixa velocidade, a força exercida pelo assistente aumenta consideravelmente. Com tais características de funcionamento, a direção elétrica confirma o compromisso das vans Mercedes-Benz com o conforto e a segurança.

Outro importante recurso de série no Vito que reforça o conforto para o motorista é a rápida e prática regulagem de altura e profundidade do volante, adequando-se às necessidades específicas de cada condutor, com alto padrão de ergonomia.

Experimente, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Um Milhão e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 09/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*