MIOLO * TOURIGA NACIONAL DO BRASIL “É OURO EM PORTUGAL”

O Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017 é destaque no país que carrega esta variedade como a mais emblemática das uvas tintas. O vinho é de uma excelente qualidade, o Conceito de Luxo recebeu para conhecer, eu tive a oportunidade de experimentar em um almoço que preparei com picanha e ficou perfeito à harmonização, eu adorei!

Na verdade, conquistar um prêmio internacional em Portugal, país com tradição na elaboração de grandes vinhos, num concurso com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), ainda mais com um exemplar elaborado a partir da casta mais emblemática portuguesa é passaporte para a qualidade. Foi isso que aconteceu com o Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017, que saiu da Vinícola Seival Estate/Miolo, em Candiota, na Campanha Meridional, cruzou o Oceano Atlântico e arrematou Medalha de Ouro no International Awards Virtus.

Foi realizado em Lisboa, no mês de março, o International Awards Virtus reuniu um júri internacional formado por 40 especialistas de sete países que avaliou 462 amostras da Alemanha, Brasil, Chile, China, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. O Brasil esteve representado neste concurso pelo enólogo da Miolo, Gilberto Simonaggio, também diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

A maior vinícola brasileira de vinhos finos mais uma vez mostra ao mundo que o Brasil é sim um grande produtor de vinhos tranquilos, além de espumantes. O Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017 recebeu 93 pontos no Guia Descorchados 2018, e na edição deste ano a safra 2018 acaba de receber 91 pontos. Este é o principal guia de vinhos da América do Sul. Os mesmos 91 pontos foram recebidos no Guia Catad’or. “O fato de ganharmos Ouro com o Touriga Nacional em Portugal – na sua terra de origem -, valida ainda mais todo o trabalho que vem sendo construído há 19 anos no projeto Seival na Campanha Meridional”, comemora Adriano Miolo, superintendente da Miolo.

Para se chegar a este exemplar, a Miolo testou mais de vinte variedades portuguesas no vinhedo do Seival, onde apenas três prosperaram com resultados espetaculares: a Touriga Nacional, a Tinta Roriz e Alvarinho, castas que compõem vários vinhos elaborados neste projeto.

SOBRE O VINHO

O Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017 expressa o terroir da Campanha Meridional. Elaborado a partir de uvas cultivadas no vinhedo da Tapera, quadra 15, parcela B, encantou a equipe técnica da Miolo pela coloração violeta, perfume e sabor. A análise sensorial mostra um vinho de coloração vermelho-violáceo profunda. No nariz, a tipicidade da Touriga Nacional com florais que invadem de princípio ao fim. As notas de carvalho aparecem complexadas, respeitando a flor e fruta característica da uva. O vinho é untuoso, de média a alta estrutura e muito equilibrado, pois apresenta bom volume de boca e acidez refrescante.
Ideal para ser degustado com temperatura de 16ºC a 18ºC.

Ótimo para acompanhar pratos com muita proteína animal, especialmente carnes, e também vegetal, especialmente feijoadas, comidas de panela com molhos estruturados e bem condimentados, além de queijos maduros de massa semi e dura.

Um excelente vinho, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*