A Montblanc, apresentou no Conceito de Luxo Magazine sua nova coleção de bolsas com a técnica de pintura desenvolvida pelos grandes mestres durante o renascimento e aplicando-a no tratamento do couro. A nova coleção Meisterstück Sfumato, são artigos de couro pintado, com um apelo contemporâneo e sofisticado. Para entender melhor, é uma técnica de pintura degradê, aonde o artista ou artesão tem que ter a leveza da mão pra dar esse efeito, não é muito fácil, pois o artista tem que conseguir com o lápis e o esfuminho chegar a uma tonalidade que se misture a cor dando um efeito de nuvem…é muito lindo!
Bom, essa técnica de “sfumato”, é uma engenhosa técnica de pintura criada por Leonardo Da Vinci e seus seguidores. Significando “evaporado como fumaça”, o sombreado fino e delicado entre as cores produz transições imperceptíveis entre as cores e os tons.
Na Pelletteria da Montblanc, em Florença, mestres artesãos aplicaram o efeito sfumato ao melhor e mais macio couro de bezerro, dando-lhe uma pátina elegante. Durante o processo intrincado, quatro camadas de tinta são levemente aplicadas a cada peça, criando um acabamento especial. Em sintonia com as características de luxo do próprio couro, a técnica sfumato, habilmente aplicada, proporciona uma aparência sombreada que aumenta a maciez do couro. Como cada peça é delicadamente pintada à mão antes de ser montada, cada bolsa, carteira ou cinto da coleção é completamente original.
Para garantir que cada produto seja da mais alta qualidade e resista ao tempo, testes extensivos são realizados antes que a peça deixe a Pelletteria da Maison.
Da redação
O Conceito de Luxo Magazine esteve presente na apresentação das peças no Brasil