OLIQ – O PARAÍSO DO “AZEITE EXTRAVIRGEM” * SÃO BENTO DO CAPUCAÍ/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO
OLIQ – “Azeite Extravirgem de melhor qualidade”, está localizado na Serra da Mantiqueira, na Cidade de São Bento do Sapucaí em São Paulo. É um lugar incrível, faz parte do Tour da Cidade, com certeza quem vai a São B. do Sapucaí acaba conhecendo Oliq.

OLIQ – “Azeite Extravirgem

O lugar é lindo, um verdadeiro paraíso, com uma paisagem indescritível , ar puro da montanha, um visual com o gado no pasto dando as boas vindas aos visitantes.

Conhecido como o azeite Extravirgem da Mantiqueira, nas fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra cultivam oliveiras e processam os azeites extravirgens OLIQ.
São mais de 10 mil oliveiras, de diversas variedades, cujos frutos processados na fazenda resultam em azeites extravirgens especiais. Aproveitando a diversidade dos produtos da Serra, são produzidos também azeites aromatizados, geleias, doce de leite e café.

O Conceito de Luxo foi convidado para um “Tour guiado na fazenda”, eu estive com um pequeno grupo de jornalistas e fomos recepcionados pelos proprietários e fiquei perplexo com a beleza de tudo. Foi uma experiência indescritível passar uma tarde em um lugar tão lindo e agradável.
Logo na entrada você se depara com uma construção clássica, de linhas retas, em tons oliva; tudo clean e sem agredir a natureza. Apenas completa com muita delicadeza de suas formas retas e clássica.
Lá está o restaurante, o armazém com os produtos da Fazenda e um imenso terraço com vista para os campos e as montanhas desenhadas por Deus.

O OLIQ é o resultado da união de três amigos apaixonados pela Mantiqueira, Cristina Gonçalves Vicentin e o casal Vera Masagão Ribeiro e Antônio Gomes Batista, que decidiram produzir de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e a cultura da região.
As primeiras safras e testes iniciaram em 2009. Em 2014, a marca OLIQ veio selar o compromisso dos três amigos com a olivicultura de montanha.
A cada ano, são elaborados cuidadosamente blends e monovarietais com sabores únicos.
A cada ano, também, OLIQ recebe mais e mais visitantes, que vêm provar os azeites e demais produtos da fazenda.
Desde 2020, podem também aproveitar o restaurante, onde os azeites e produtos regionais são protagonistas de uma criativa cozinha. De porteiras abertas, OLIQ compartilha a experiência de produzir com amor e dedicação alimentos de qualidade em meio a uma paisagem exuberante.

VISITA GUIADA E DEGUSTAÇÃO
Bom, o Oliq está com todas as medidas de segurança com os protocolos exigidos devido o Covid 19.
Na visita guiada você pode passear pelo pomar, conhecendo as diferentes variedades de oliveiras de que é composto, e isso em épocas distintas: em julho começa floração; entre outubro e dezembro a frutificação; entre o final de janeiro e meados de fevereiro ocorre a sara na fazenda e as visitas envolvem tours guiados com degustação de azeites.

Ah! Durante todo o ano podem ser provados os azeites da safra, em sessões de degustação; pode-se conhecer tudo sobre os processos de cultivo colheita e produção. São eles que asseguram a qualidade de um azeite e as regras para sua compra e consumo.

CONCEITO DE LUXO – APRENDENDO SOBRE AZEITES – EDITOR Luis Guilherme Zenga

ARMAZÉM OLIQ 
Em anexo ao restaurante, existe um pequeno armazém, onde são encontrados os azeites produzidos, também produtos da fazenda e da região: cosméticos feitos com azeite, como cremes e sabonetes, coisas feitas com lavanda e macela, geleias e doces feitas com frutas da região da Mantiqueira e da Mata Atlântica – cereja do mato, grumixama, pitanga da Mantiqueira, chimango, limão capeta, amora e framboesa do mato, cambuci, e muitas outras opções.

O LEMA “OLIQ”
O lema de Oliq é: A cada safra, o azeite tem de ser bom e gostoso, mas a Mantiqueira tem de ser preservada, sua rica cultura precisa ser valorizada e o desenvolvimento do entorno impulsionado. “É nisso que Oliq aposta”.

VISITAS:
De quinta a segunda-feira, das 10 às 17h.
As visitas guiadas ocorrem nos seguintes horários: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h
Agendar visita (35) 99988 9926

OLIQ
Fazenda Santo Antônio do Bugre – Estrada para o Cantagalo, km 8 – São Bento do Sapucaí – SP

Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga
Instagram: @conceito_deluxo

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*