RECEITA: BACALHAU DO ZENGA

BACALHAU

Começar 2016 degustando um bom bacalhau faz muito bem pra todos.

Eu termino 2015 passando uma receita que há muitos anos eu aprendi  com minha mãe a fazer este bacalhau e espero que todos gostem.                                           

É muito fácil, econômico, delicioso e aproveito para desejar a todos um  Feliz 2016.

Vamos lá! 

INGREDIENTES:

20151231_165412

 

½ kg de bacalhau a gosto (pode ser feito com lascas de bacalhau).

03 tomates

01 pimentão vermelho e um verde.

04 batatas

Cebola a gosto

Azeitonas pretas

Azeite extra virgem

Folhas de louro e orégano

MODO DE PREPARO:

1º passo

Dessalgar o bacalhau: retire as lascas da bandeja, em um travessa funda coloca-lo e passar umas três vezes na água. Em seguida, cobri-lo de água e deixar na geladeira de um dia para outro.                     

No dia seguinte: retire o bacalhau da água e reserve a água.

2º passo

Corte as batatas em espessura de meio dedo e as coloque para ferver na água do bacalhau, ao ponto de pêra. Feito isso retire as batatas, reserve. Na sequência corte os tomates em quatro, novamente formando oito, retire as sementes, o mesmo com os pimentões.

MONTAGEM: Seguir está sequência – a batata, o bacalhau (sempre grudado na batata para intensificar o sabor, o tomate, o pimentão e  assim sucessivamente até completar a fileira. Feito isso, colocar a cebola em rodelas bem fininhas por cima da bandeja toda e despejar as azeitonas por toda a travessa. Finaliza colocando folhas de louro e orégano e regue bastante com o azeite extra virgem. Cubra com papel alumínio, fogo 180 graus e deixe por aproximadamente 1 hora.

20151231_173303

FINALIZAÇÃO: Retire o papel alumínio, se formar água, retire o excesso com uma colher, acrescente mais azeite e deixe por 10 minutos até sentir que as batatas estejam no ponto.

20151231_173425

ACOMPANHAMETOS: Arroz branco ou arroz com legumes. A escolha fica ao seu critério.

Bom apetite!

“Um Feliz 2016”     

aprovado   

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*