RECEITA: CANJA DE GALINHA

CANJA DE GALINHA

unnamed (22)

A Canja é uma sopa feita à base de arroz e existem muitas receitas feitas de diferentes formas, muitos acrescentam legumes e outros ingredientes, mas a base tradicional é o arroz e o frango.  

Bom, também tem uma forte crença nas suas propriedades medicinais, em particular no combate à constipação. A canja é particularmente recomendada no tratamento da diarreia de modo a combater a desidratação, sobretudo se é feita de modo a ficar muito líquida e salgada. Em certas regiões portuguesas, nomeadamente na região centro, existe uma tradição de dar apenas canja às mulheres depois do parto durante algumas semanas.

A canja é originária da China onde é chamada congee. O congee é consumido em quase todos os países asiáticos. É interessante que o congee chinês, ou asiático em geral, pode levar muitos ingredientes diferentes e inclusivamente é frequentemente tomado ao pequeno-almoço. No entanto, a variante mais tradicional é precisamente o congee de galinha, quase idêntico à canja portuguesa, e que além disso é também utilizado no período de convalescença de doenças, exatamente como em Portugal. No congee mais comum, o arroz é cozido durante horas até que se dissolva totalmente na água de cozer, resultando uma papa. Mas existem muitas variantes regionais que se distinguem não só pela consistência mais ou menos firme do arroz, mas também pela quantidade de água que levam, podendo ser uma sopa líquida ou uma papa grossa, e pelos outros ingredientes acrescentados ao arroz.

Portanto, vamos de Canja? Hoje o Conceito de Luxo passa uma receita feita por mim que é muito fácil, rápida e deliciosa.

Ingredientes:

unnamed (21)

1 peito com osso e pele normal

3 batatas médias

2 cenouras

1 cebola grande

4 dentes de alho

2 tabletes de caldo de galinha

Temperos à gosto

1 Xicara de arroz

2 colheres de óleo de soja

Azeitonas verde

Modo de preparo:

Deixar o peito de franco cozinhando por 20 minutos na pressão, na sequência retirar o peito, desfiar e reservar a água que foi usada;

As batatas e cenouras deverão ser picadas em pedaços pequenos;

Picar a cebola e o alho;

Montando a canja: na mesma panela de pressão você deverá usar essa sequência: Óleo, cebola e alho até dourar um pouco, colocar o arroz já lavado e os legumes e o frango desfiado, mexer tudo e colocar os tabletes de caldo de galinha já derretidos em água, temperos a gosto e acrescentar a água do frango que ficou reservada; Fechar a panela de pressão e deixar por 20 minutos.

Após deixe sair a pressão, finalize com azeitonas verdes e sirva com toques de parmesão.

Bom apetite!

Eu adoro!

Receita: Luis Guilherme Zenga   

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*