RECEITA: COCADA BRANCA DE COLHER

COCADA BRANCA

A cocada é um dos doces mais tradicionais e conhecidos tanto pelos brasileiros, quanto turistas que visitam o país. Apesar de sua real origem não ser conhecida, o doce já pode ser considerado um patrimônio nacional. Antigamente, a cocada era feita apenas por donas de casa, para consumo da família, no entanto, a produção do doce passou por várias transformações e hoje já existem produções industriais comercializadas em mercados e lojas.

CocadaColher

Há vários tipos de cocada, mas a branca de colher, que leva coco, açúcar, cravo, canela e água, ainda é uma das receitas que resgatam melhor a cultura alimentar do Brasil, apesar dos ingredientes serem originários de outras partes do mundo. “O coco e especiarias, como o cravo e a canela, são procedentes da Índia”.

Vamos lá!

Receita

Ingredientes:

3 cocos secos (médios) ralados;

400g de açúcar cristal;

4 cravos;

2 pedaços grandes de canela em pau;

200ml de água

Modo de preparo:

Faça uma calda rala com 200ml de água, o cravo, a canela e o açúcar;

Deixe a calda ferver, sem mexer;

Quando a calda começar a engrossar, acrescentar o coco ralado; mexa sempre até que calda chegue ao ponto de caramelo (mole);

Deixe esfriar um pouco e coloque em um recipiente (tigela);

Esta cocada é para se comer de colher, por isso é também conhecida como “cocada de colher”.

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*