RESTAURANTE DES CUCINA “PERDIZES – SP”

O Restaurante Des Cucina é uma charmosa casa com a elegância de um bistrô Italiano e incrivelmente aconchegante. A decoração é de muito bom gosto, um restaurante pequeno com aproximadamente 50 lugares, o acesso é muito fácil e está localizada no bairro das Perdizes – ZO. Eu particularmente adoro essa expansão de restaurantes em bairros, você não precisa ir para os jardins para ter um bom restaurante. Nesta casa você tem uma comida excelente, muito bem elaborada e saborosíssima, existe uma grande preocupação em atender o cliente como um amigo, na verdade ele mora no bairro, nas imediações e ai está o diferencial, é visto como um familiar, talvez até como o próprio vizinho. Coisa que nos restaurantes do jardins já não acontece. Esse novo espaço gastronômico, o Des Cucina, quem assina o cardápio é o chef Serginho França o Des, que é talentosíssimo e sempre prepara grandes surpresas em suas criações. Os pratos são deliciosos, apresentação impecável. Ah! e o nome faz homenagem à rua onde os veteranos Orestes Duarte e Luis Mendes já cultivam uma clientela fiel com o Bar Desembargador.

885187cd-672c-4889-b42b-dade728a43c3l19

O cardápio é enxuto e ao mesmo tempo com muitas variações e a influência italiana é o seguimento da casa. Abaixo vou citar alguns pratos oferecidos no restaurante que fazem parte do cardápio do dia a dia.

Vamos lá! Você poderá optar por entradas como a burrata caprese, o carpaccio gratinado com shitake, funghi e azeite trufado e a polenta com ragu, funghi e fonduta de queijo brie.

Já as massas artesanais, são leves e finas, destaque para o fettuccine de frutos do mar, tomatinhos frescos e hortelã, o gnocchi de batata e fonduta de formaggio, rúcula orgânica e presunto, o raviolini recheado de gema de ovo, ricota de búfala e creme trufado e o ravióli recheado de maça e shimeji ao leve creme de gorgonzola doce. Os risotos de frutos do mar grelhado e de gorgonzola italiano doce, aspargos frescos e presunto cru também são ótimas pedidas.

Pensando em carnes, as opções também são várias, desde o assado de paleta de cordeiro que vem acompanhado de cuscuz siciliano e o magrê de pato ao molho de tangerina, gengibre e mel vem com risoto de ervilha. Do mar, as apostas são atum em crosta de gergelim, purê de batata e gengibre e o polvo grelhado com purê de curry.

A casa oferece aproximadamente 70 rótulos de vinhos da carta assinada pelo sommelier Fernando Moreira (Mistral) ou os drinques criados por Marcelo Serrano. Para finalizar, uma boa sobremesa, entre as opções a focaccina de goiaba com sorvete de queijos e o semifredo de mascarpone com farofa de pistache crocante e calda de frutas vermelhas, estão entre as opções de sobremesa do Des Cucina.

Eu estive no Des Cucina degustando as delicias que está casa oferece e começando no couvert onde é servido pães bem quentinho acompanhando a manteiga com ervas e patês deliciosos.

l13

Já na entrada eu indico duas opções irresistíveis. A primeira é mais leve e deliciosa. Insalata di rúcula, lascas de grana padano, amêndoas torradas, vinagrete e mel. Muito boa essa entrada, ela é bem composta na travessa e você não precisa acrescentar absolutamente nada de temperos extras e azeite. Ela  vem exatamente perfeita para o seu jantar.

l12

Já na segunda opção e a minha favorita, o Carpaccio gratinado, shitake, funghi e azeite trufado. É simplesmente irresistível, muito bem preparado, chega a ser uma refeição de tão bem servido que esse prato é, além de ser saborosíssimo!

l4

Na sequência o prato principal. Nada melhor que optar pelas massas da casa, eu vou indicar aqui duas opções. Para os mais contidos, o Ravioli recheado de maça e shimeji ao leve creme de gorgonzola dolce. Esse prato é diferente, pesquisado, atraente e muito saboroso.

l16

Já o Ravioloni recheado de gema de ovo, ricota de búfala e creme trufado é maravilhoso. O prato já atrai só pela aparência, a delicadeza na composição dos ingredientes é fantástico. Quanto ao sabor, eu acredito ser umas das massas que provei nos últimos tempos que mais gostei. Vale muito conhecer este prato.

l15

Finalizando a sobremesa, nem preciso citar à apresentação, sempre impecável, digna de um chef de respeito e talento. A opção para está estação, como uma finalização perfeita, é o Semifreddo de mascapone e farofa de pistache crocante. É deliciosa, nada muito doce e suave na textura. Eu adorei!

ll8

Bom, não posso terminar essa matéria sem citar os Cocktails que provei e são muito gostosos. Vamos lá!

Moscow Mule – Vodka, suco de limão, açúcar, bitter de laranja, espuma de gengibre. Também o Tropical Spritz – gin, aperol, framboesa, lichia e espumante. Ah! o Robusto – Amaretto, damasco, limão, caramelo, pêssego e canela queimada. E esse também é delicioso o Caminho do Sul – Cachaça amburana, maracujá, limão, laranja e amêndoas. Entre muitas opções no cardápio de drinks, não deixe de experimentar algumas dessas criações.   

l2

l14

l11

E no final do jantar nada mais original e saboroso que o Lemoncello com um delicioso cafezinho!  

l20

www.descucina.com.br

Vá e comprove, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Fotos: Ana Paula Amaral / Estúdio Beringela

www.estudioberingela.com.br

aprovado

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*