RESTAURANTE DES CUCINA “PERDIZES – SP”

O Restaurante Des Cucina é uma charmosa casa com a elegância de um bistrô Italiano e incrivelmente aconchegante. A decoração é de muito bom gosto, um restaurante pequeno com aproximadamente 50 lugares, o acesso é muito fácil e está localizada no bairro das Perdizes – ZO. Eu particularmente adoro essa expansão de restaurantes em bairros, você não precisa ir para os jardins para ter um bom restaurante. Nesta casa você tem uma comida excelente, muito bem elaborada e saborosíssima, existe uma grande preocupação em atender o cliente como um amigo, na verdade ele mora no bairro, nas imediações e ai está o diferencial, é visto como um familiar, talvez até como o próprio vizinho. Coisa que nos restaurantes do jardins já não acontece. Esse novo espaço gastronômico, o Des Cucina, quem assina o cardápio é o chef Serginho França o Des, que é talentosíssimo e sempre prepara grandes surpresas em suas criações. Os pratos são deliciosos, apresentação impecável. Ah! e o nome faz homenagem à rua onde os veteranos Orestes Duarte e Luis Mendes já cultivam uma clientela fiel com o Bar Desembargador.

885187cd-672c-4889-b42b-dade728a43c3l19

O cardápio é enxuto e ao mesmo tempo com muitas variações e a influência italiana é o seguimento da casa. Abaixo vou citar alguns pratos oferecidos no restaurante que fazem parte do cardápio do dia a dia.

Vamos lá! Você poderá optar por entradas como a burrata caprese, o carpaccio gratinado com shitake, funghi e azeite trufado e a polenta com ragu, funghi e fonduta de queijo brie.

Já as massas artesanais, são leves e finas, destaque para o fettuccine de frutos do mar, tomatinhos frescos e hortelã, o gnocchi de batata e fonduta de formaggio, rúcula orgânica e presunto, o raviolini recheado de gema de ovo, ricota de búfala e creme trufado e o ravióli recheado de maça e shimeji ao leve creme de gorgonzola doce. Os risotos de frutos do mar grelhado e de gorgonzola italiano doce, aspargos frescos e presunto cru também são ótimas pedidas.

Pensando em carnes, as opções também são várias, desde o assado de paleta de cordeiro que vem acompanhado de cuscuz siciliano e o magrê de pato ao molho de tangerina, gengibre e mel vem com risoto de ervilha. Do mar, as apostas são atum em crosta de gergelim, purê de batata e gengibre e o polvo grelhado com purê de curry.

A casa oferece aproximadamente 70 rótulos de vinhos da carta assinada pelo sommelier Fernando Moreira (Mistral) ou os drinques criados por Marcelo Serrano. Para finalizar, uma boa sobremesa, entre as opções a focaccina de goiaba com sorvete de queijos e o semifredo de mascarpone com farofa de pistache crocante e calda de frutas vermelhas, estão entre as opções de sobremesa do Des Cucina.

Eu estive no Des Cucina degustando as delicias que está casa oferece e começando no couvert onde é servido pães bem quentinho acompanhando a manteiga com ervas e patês deliciosos.

l13

Já na entrada eu indico duas opções irresistíveis. A primeira é mais leve e deliciosa. Insalata di rúcula, lascas de grana padano, amêndoas torradas, vinagrete e mel. Muito boa essa entrada, ela é bem composta na travessa e você não precisa acrescentar absolutamente nada de temperos extras e azeite. Ela  vem exatamente perfeita para o seu jantar.

l12

Já na segunda opção e a minha favorita, o Carpaccio gratinado, shitake, funghi e azeite trufado. É simplesmente irresistível, muito bem preparado, chega a ser uma refeição de tão bem servido que esse prato é, além de ser saborosíssimo!

l4

Na sequência o prato principal. Nada melhor que optar pelas massas da casa, eu vou indicar aqui duas opções. Para os mais contidos, o Ravioli recheado de maça e shimeji ao leve creme de gorgonzola dolce. Esse prato é diferente, pesquisado, atraente e muito saboroso.

l16

Já o Ravioloni recheado de gema de ovo, ricota de búfala e creme trufado é maravilhoso. O prato já atrai só pela aparência, a delicadeza na composição dos ingredientes é fantástico. Quanto ao sabor, eu acredito ser umas das massas que provei nos últimos tempos que mais gostei. Vale muito conhecer este prato.

l15

Finalizando a sobremesa, nem preciso citar à apresentação, sempre impecável, digna de um chef de respeito e talento. A opção para está estação, como uma finalização perfeita, é o Semifreddo de mascapone e farofa de pistache crocante. É deliciosa, nada muito doce e suave na textura. Eu adorei!

ll8

Bom, não posso terminar essa matéria sem citar os Cocktails que provei e são muito gostosos. Vamos lá!

Moscow Mule – Vodka, suco de limão, açúcar, bitter de laranja, espuma de gengibre. Também o Tropical Spritz – gin, aperol, framboesa, lichia e espumante. Ah! o Robusto – Amaretto, damasco, limão, caramelo, pêssego e canela queimada. E esse também é delicioso o Caminho do Sul – Cachaça amburana, maracujá, limão, laranja e amêndoas. Entre muitas opções no cardápio de drinks, não deixe de experimentar algumas dessas criações.   

l2

l14

l11

E no final do jantar nada mais original e saboroso que o Lemoncello com um delicioso cafezinho!  

l20

www.descucina.com.br

Vá e comprove, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Fotos: Ana Paula Amaral / Estúdio Beringela

www.estudioberingela.com.br

aprovado

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*