RESTAURANTE DONA CANÔ

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Restaurante Dona Canô fica no bairro da Pompéia, Zona Oeste da capital paulistana. Uma casa charmosa e muito bem decorada, tudo no seu devido lugar com muita harmonia e bom gosto, o restaurante é totalmente voltado a culinária nordestina.

O Conceito de Luxo foi convidado para conhecer o Dona Canô. Eu estive almoçando no restaurante e fiquei muito surpreso com o que foi apresentado. Estamos acostumados com uma comida nordestina pesada, muita fritura e pratos originalmente conhecidos deste tipo de culinária. No dona Canô, a Gastronomia é Nordestina, traz todo o cheiro do nordeste, mas o tempero é leve e delicioso, com uma pegada de alta gastronomia.

TRÊS AMBIENTES: ENTRADA, SALÃO PRINCIPAL E SALÃO SUPERIOR (Pode ser usado para eventos corporativos)

Na verdade, você tem esses mesmos pratos com um preparo diferente, leve, muito saboroso e a criatividade é a característica principal da casa. Nota-se a diferença na louça servida que é de muito bom gosto, apresentação dos pratos impecáveis e a comida tem um sabor incrível, além do restaurante oferecer essa experiência culinária por um um valor justíssimo!
O interessante é que no Dona Canô você tem a sensação de estar na casa de sua avó, tem clima de sítio, além de ser muito aconchegante e estar em plena São Paulo.

“Produtos que podem ser adquiridos no próprio restaurante”

Em minha degustação eu iniciei com uma fantástica Salada de Folhas – Mix de folhas selecionadas, cebola roxa, tomate cereja, picles de maxixe e cubos de queijo coalho. As Verduras são orgânicas, selecionadas e os legumes diferentes compõe essa deliciosa salada.

Já o primeiro prato CARNE DE SOL NA NATA – Carne de sol desfiada, refogada com cebola roxa e nata fresca produzido artesanalmente na casa. Esse prato é delicioso, os ingredientes se compõe de forma única e especial, a carne de uma macies perfeita, a cebola no tempo certo e essa nata realmente completa o prato. Muito saboroso e vale experimentar!

Ah! também como uma segunda opção que gostei bastante é o BAIÃO DE DOIS – (Risoto do Sertão, Macaxeira e Farofa de Bolão).
Risoto do Sertão, que na verdade é muito consumido no Nordeste, ele é preparado com leite, nata fresca e finalizado com queijo coalho. Saborosíssimo!
Já a Macaxeira, conhecida em São Paulo como a mandioca e no Nordeste como a rainha do Nordeste, é cozida e finalizada com manteiga de garrafa. Ela vem tão macia que você corta com o garfo, além do sabor que derrete na boca.
E a Farofa de Bolão, que é preparada com farinha de mandioca fina, manteiga de garrafa, água e cebola roxa. Muito boa, além de integrar -se muito bem ao prato.

Finalizei com a sobremesa que é um acontecimento na casa. LAMPIÃO E MARIA BONITA – Não podia ser mais original e nordestino, essa sobremesa é irresistível!
Uma goiabada cremosa caseira e gorgonzola. Vocês não fazem ideia do que é isso. A combinação e integração desses ingredientes fazem dela um doce suave e o sabor indescritível! nada muito doce, você consegue chegar ao final com muito prazer. Eu adorei!

No resumo geral, o restaurante é excelente, aconchegante e tem uma comida deliciosa, além do atendimento ser impecável !

SOBRE O RESTAURANTE DONA CANÔ
Chef Gabi Gallina

 

Durante as minhas andanças pelo Nordeste, fiz uma viagem dessas que a gente nem imagina o tanto de significado e aprendizados que vem com ela. Conheci uma senhorinha, que me lembrou Dona Canô, ótima contadora de histórias, doce e divertida. Era como se eu estivesse voltando pra casa de minha mãe, me senti filha desse lugar, com os balanços de quando eu era criança e brincava com meus irmãos ou as plantas, que minha avó dizia que choravam se a gente quebrasse alguma delas nas brincadeiras de correr pela casa. Minha casa não tinha nada em comum fisicamente com a dela, o sentimento é que era. Me levou para minha infância.

Nossas tardes eram regadas a proza e boa comida, daquelas que o cheiro te leva junto, com temperos marcantes, quentes, herança de família, que abraçam a gente e que contam a história desse povo tão festeiro, diversificado e alegre.

Amor, afeto e cultura em forma de comida… só de lembrar já aquece meu coração e o sorriso me vem no rosto.

Durante aqueles dias eu tinha a sensação de que o tempo era outro, mais tranquilo, bem vivido, a gente perdia a noção de tarde e noite enquanto a música rolava, as pessoas dançavam e aos poucos eu ia relaxando, a energia fluindo entre as portas e janelas da casa e eu me sentia embalada, quase que hipnotizada com aquele mundo que eu nem sabia que existia, me sentia pertencendo.

Hoje o Restaurante Dona Canô virou meu cantinho, esse que compartilho com você com todo amor, simplicidade e sabor que aprendi naqueles dias. Desejo de todo meu coração que sinta aqui, um pouquinho que seja, dessa sensação que senti quando estive por lá.

 

 

Restaurante Dona Canô

Rua Padre Chico, 275 – Pompéia – São Paulo – SP
Contato – (11) 3862-1307 / (11) 94559-3978

Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*