RESTAURANTE OVO E UVA * PINHEIROS/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO
O Restaurante Ovo e Uva é uma elegante e charmosa casa em Pinheiros, região que une os melhores bares e restaurantes de São Paulo.
O Conceito de luxo foi convidado para conhecer a casa. Eu estive no restaurante para jantar e confesso ter tido uma experiência deliciosa, a cada prato em minha degustação foi oferecido um vinho que harmonizasse com a comida.


O restaurante une a gastronomia contemporânea com o conceito descontraído de um bar de vinhos e permite que os clientes se deliciem com almoços, jantares e divertidos happy hours regados a petiscos diferentes, leves e selecionados. Os vinhos são servidos em garrafa e em taças, os mesmos também podem ser comprados.


O chef José Rosa que é um jovem muito talentoso e com passagem por vários restaurantes renomados é a grande aposta do restaurante Ovo e Uva e o chef me recebeu com um cardápio especial.


Eu iniciei minha degustação pedindo uma água com gás; para minha surpresa veio um linda jarrinha com a água e estampado os dizeres:
“A água sempre pura é produzida neste local em respeito ao meio ambiente” . Eu achei isso o máximo, o respeito, a atitude, a preocupação com o mundo, enfim… uma sacada bacana!

 

Uma casa que vende muito vinho, toma-se muita água, em uma noite um grupo grande tomaria várias garrafinhas de água, para estabelecimento é lucrativo, mas não, a preocupação com o meio ambiente e com o bolço do cliente foi mais honesto.
Essa jarrinha pode ser pedida quantas vezes for necessário em um jantar ou, outra atividade na casa. O cliente paga apenas uma vez, e ela é reposta quantas vezes forem necessário.
Segundo informações obtidas com o simpático garçom que me atendeu na noite, essa água passa por um processo que foi bastante pesquisado pelos sócios da casa até colocarem no dia a dia. São eles João Renato da Silva e Fernando Perazza que são totalmente ligados ao mundo do vinho.
A água passa por dois filtros, um inox e outro de carvão. Na verdade, a água gaseificada é o tipo de água que sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbono. No fim do seu tratamento terá a mesma quantidade de dióxido de carbono que teria na fonte de onde foi extraída. Excelente!


Já a minha degustação foi iniciada com uma elegante tábua de queijos da Fazenda Atalaia em Amparo São Paulo

Queijos deliciosos!

O Mantiqueira – Baixa acidez e cremosidade média, leite de vacas holandesas e maturado por 90 dias. Já o Mogiana – Cor alaranjada, muito aromático, leve cremosidade e acidez acentuada, 90 dias de maturação. Na sequência, provei o Trilha – leite de cabra maturado por 90 dias em antiga tulha de café. Suave com retrogosto marcante. Ah! O Figueira – 120 dias de maturação, textura cremosa, fermentação suave e sabor adocicado. Leva urucum na massa. Muito bom também. E finalizando, o Tulha – 1 ano de maturação. Massa quebradiça com cristais, paladar umami com notas frutadas. Ouro no World Cheese Awards San Sebastian. Esse queijo é bastante interessante, é duro e tem a textura do parmesão. Em uma análise geral são todos deliciosos! e foi harmonizado com o vinho (hermann – Bossa N 1 Brut). Um excelente vinho, ideal para acompanhar canapés diversos e com certeza esses queijos combinaram muito bem.


Na sequência, eu provei os Petiscos da casa – Arancine – cogumelos e queijo canastra, Bolovinho – Nossa versão de bolovo com ovo de codorna e o Croquete de cupim – Com molho agridoce de goiaba, que estavam magníficos!


Foi harmonizado com o vinho Vernaiolo chinati 2016 – Um delicioso vinho tinto, com graduação Alcoólica: 13%, Vinho de cor vermelho rubi intenso e brilhante. Aroma: aromas de ameixas frescas e violetas e Sabor: macio, com boa estrutura e acidez equilibrada. Acompanha muito bem esses salgados criativos e saborosos.


Iniciei meu jantar com o Polvo com Risoto e Brie – Molho Tarê e Azeite de Tomates. Esse prato fala por si próprio e mostra o talento do chefe. Polvo pra ficar gostoso tem que ser muito bem preparado e o cuidado no preparo é fundamental. Estava delicioso, macio e os ingredientes perfeitos, além da apresentação estar impecável!


Foi harmonizado com o vinho Sauvignon Blanc & Furmint 2017 – Um vinho frutado com aromas maravilhosos de frutas cítricas, groselha e maçã. Na boca, apresenta boa acidez. Um vinho para qualquer ocasião e muito bom com salada fresca ou, um delicioso polvo como foi apresentado.


Na sequência, fui surpreendido pelo Cupin Braseado – Ao Molho Roti e Purê de alho Assado. Que prato saboroso, o cupim com uma maciez perfeita, a carne se desmanchava no garfo de tão macia e nota-se que é um prato que exige muito tempo no preparo. E quanto à apresentação, estava tão perfeita quanto o primeiro prato. Requinte e bom gosto. Eu adorei!


Foi harmonizado com o vinho Amalaya 2017 Malbec – Cor purpúrea com tons rubi. No nariz, fruta (cereja, morango) muito fresca, seguida de violeta e pimenta branca. Sedoso, copioso na fruta, fresco e equilibrado e é ideal para carnes marcantes.


Finalizei com duas sobremesas muito saborosas que vale muito experimentar na casa, tanto o Cheesecake com Goiaba Cremosa, como o Bolo de Coco Gelado. Nada muito doce, a consistência da massa de ambos perfeita e equilibrados para uma finalização de um jantar.


Foi harmonizado com o Vinho Estiba I Sobremadurado 2015 – Um vinho excelente para sobremesa com bouquet complexo, notas florais, cítrico, aniz, mel e baunilha. Seus vinhedos estão localizados em Ugarteche e Luján de Cuyo. 

No geral, o restaurante é recomendadíssimo, uma casa muito bem decorada, aconchegante e elegante ao mesmo tempo. A comida é excelente, o preço é muito justo, além da experiência no restaurante que é um aprendizado em harmonização.


Quanto ao atendimento, é impecável! Eu adorei!

INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO

Após passar por grandes nomes da cozinha paulistana, o chef José Rosa agora faz parte da equipe do Bar e Restaurante Ovo e Uva.
Com um olhar especial para peixes e frutos do mar, as invenções de José Rosa incrementam ainda mais o menu do Ovo e Uva, que vai desde sanduíches e petiscos – como Brie Empanado ao Molho de Mel e Chutney de Goiaba – até pratos principais – como Polvo ao Molho Tarê, acompanhado por um Risoto de Queijo Brie e Azeite de Tomates.
“A ideia é investir na alta gastronomia e criar pratos tão incríveis como os queridinhos dos clientes, que são os Steak Tartare – servido com fritas rústicas e salada verde ao molho balsâmico – e o Spaghettini de Lulas ao Vinho Branco, Tomate, Azeitonas e Crocante de Presunto Cru. Ainda farei história no Ovo e Uva!”, diz José Rosa.

Cardápio Amigos do Vinho
Para acompanhar a chegada do novo chef, o restaurante também inova com o “Cardápio Amigos do Vinho”, no qual são dadas dicas para harmonização e uma série de opções de vinhos escolhidos para cada prato – são cerca de 25 opções, todas previamente pensadas pelos sommeliers e sócios da casa, João Renato da Silva e Fernando Perazza. Uma notícia incrível para os clientes que ficam em dúvida na hora de fazer escolhas. E importante: as harmonizações valem também para vinhos em taça – algo raro nos restaurantes.

“Nosso objetivo sempre foi democratizar o consumo do vinho, oferecendo uma grande variedade de vinhos em taça a nossos clientes. Mas não é fácil saber qual é o vinho adequado para determinados pratos e esta dificuldade pode atrapalhar na harmonização, tornando a experiência não muito boa. O cardápio Amigos do Vinho é justamente para evitar este tipo de transtorno. Queremos que nossos clientes desfrutem o melhor da nossa comida e bebida”, explica João.

Sobre o Ovo e Uva

Misto de bar de vinhos e restaurante, localizado em Pinheiros, onde é possível se deliciar com um almoço e jantar de alta gastronomia contemporânea e também fazer uma happy hour com petiscos leves e selecionados. Vinhos são servidos em garrafa e em taças e também podem ser comprados para levar para casa.

www.ovoeuva.com.br
Rua Mateus Grou, 286 | Pinheiros | São Paulo

Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*