RESTAURANTE PISCO * CULINÁRIA PERUANA EM SP

O Restaurante Pisco de culinária peruana instalou-se nos Jardins em São Paulo. Elegante, imponente, com uma decoração charmosíssima com detalhes únicos e especiais da cultura peruana. Você tem a sensação de estar almoçando ou, jantando em Lima nos restaurantes lindos da cidade. Os paulistanos estão felizes com mais um restaurante fazendo parte do portfólio de nossa cidade.

 

O restaurante Pisco foi  inaugurado neste mês de julho e justamente na data em que comemora-se a Independência do Peru. Mais do que um local ideal para saborear as delícias da gastronomia peruana, o espaço nasce com o intuito de promover no Brasil toda a riqueza cultural do país vizinho.Segundo informações e curiosidades, o nome Pisco – é uma homenagem ao porto de Pisco – que prosperou por conta dos vinhedos e intitulou a típica bebida peruana e é também o significado de pássaro, no idioma quechua (incas). Muito bacana né!

O restaurante não é muito grande e sim, no tamanho certo para a localização, é muito bonito e agradável. São 350 metros quadrados e com capacidade para atender 80 pessoas.O projeto arquitetônico foi assinado pelo brasileiro Marcelo Ramos e o conceito completo de design,cuidadosamente pensado pelo renomado artista peruano Adrian Ilave, que usou como base a decoração do Sul do Peru, onde fica a cidade de Pisco.No restaurante você se depara com detalhes únicos e especiais da cultura peruana. Desde as cores quentes, lembrando o barro, a madeira rústica, texturas, mobília e a iluminação perfeita. Tudo muito integrado enriquecendo a simbologia da cultura litorânea do Peru.

 

As diversas intervenções artísticas e culturais do país estão presentes em diferentes cantos da casa, entre elas chamam a atenção: um painel com as cores do pôr do sol – homenagem aos tradicionais tecidos de Paracas; uma divisória trabalhada em madeira – que teve como inspiração o complexo arqueológico Inca de Tambo Colorado; e as pedras nas paredes da varanda – referência às tumbas milenares das múmias Paracas.

Já a varanda é muito aconchegante, para um happy hour o lugar é perfeito. O espaço remete ao pier da praia de Paracas e a cor escolhida para o ambiente foi o  rosa colonial, inspirado em uma antiga fazenda espanhola do local.Na parte interna, o restaurante se divide entre bar, salão e uma área ao ar livre, que juntos acomodam 62 pessoas sentadas. Para promover ainda mais a cena cultural do Peru, o Pisco deve receber uma programação esporádica com exposições, shows intimistas, entre outras atrações. Aguarde!

A Gastronomia

Não poderia ser diferente, nada melhor que lembrar o País com a bebida e a comida que o representam mundialmente. Portanto, a bebida pisco e o ceviche – famoso prato da culinária do Peru baseado em peixe branco cru e marinado em suco de limão – são os carros-chefes do restaurante.     

O Chef

A cozinha está sob o comando do chef peruano Oscar Vásquez-Solis. O cardápio tem como diferencial a apresentação da original  “Cozinha de Raiz” com ceviche norteño, cóctel de camarões, causa de cangrejo, leche de ligre e lomo saltado, entre eles.

 

No bar, como não poderia deixar de ser, a tradicional bebida pisco que já faz muito sucesso. Entre as versões que ganharam destaque estão o Pisco Sours (coquetel), Lagunillas e Chinchivi.

A inauguração do Restaurante Pisco é resultado do sonho, paixão e obstinação de Oscar Vásquez-Solis e do sócio dele, Alfredo Kong. Há sete anos em São Paulo, Oscar – que também já atuou como chef durante nove  anos na Flórida (EUA) – firmou-se como expoente na divulgação da cultura peruana no Brasil; tanto é assim que recebeu o título do governo do Peru como o “Homem do ano de 2012”, considerado o mais destacado divulgador da cultura peruana no exterior.

Atualmente o chef é assessor do Consulado do Peru para temas gastronômicos e culturais. É também o criador da Expoceviche, evento multicultural-gastronômico peruano que já contou com quatro edições em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Crítico gastronômico premiado (vencedor do “Miradas”, prêmio concedido a personalidades da gastronomia peruana ao redor do mundo), ele também é parceiro do autor brasileiro de novelas Walcyr Carrasco (embaixador da gastronomia peruana no Brasil) na empresa “Culinária Peruana”, que desenvolve vídeos sobre a gastronomia peruana.

Degustação

Eu estive conhecendo a casa e degustando as delicias do cardápio apresentado pelo chef Oscar Vásquez-Solis e fiquei perplexo com a qualidade e apresentação dos pratos. Foi servido uma entrada deliciosa, um prato que representa bem a culinária peruana. O ceviche, o milho bem evidente compondo o prato e a Causa que é um prato peruano muito muito conhecido e estava muito bem feita, o purê integrando o recheio de forma tão suave que acredito ter sido uma das melhores que provei desta culinária.Na sequência o Lomo Saltado – como comentei com o chef é um dos pratos mais pedidos no Brasil. Assemelha-se bastante com nosso picadinho com legumes e carne. Lógico que de forma diferente! Estava delicioso!

As sobremesas são sempre exóticas e diferentes. Um doce delicioso que parece mais o cannoli recheado de doce de leite e o famoso Alfajor Peruano que é delicioso!

Restaurante Piscowww.restaurantepisco.com.br

 

 

 

Vá e comprove, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*