RESTAURANTE TORDESILHAS & VIÑA LOS VASCOS

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO
Foi no restaurante Tordesilhas, que em noite de degustação e harmonização a “Viña Los Vascos” que é a vinícola chilena da família Rothschild, o mesmo ramo da família proprietário do legendário Château Lafite Rothschild – o mais aclamado dos Premiers Grand Cru de Bordeaux, também chamado de “O Primeiro dos Premiers Grand Cru” promoveu o “Wine Guest” com o Ceo da marca José Tomas Urrutia.

José Tomas Urrutia

O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive presente nesse delicioso encontro, com degustação e harmonização no formato “Petit Comitê” onde tivemos muito tempo e integração pra saber de cada vinho toda sua referência na voz do especialista.


Na verdade, a Aurora, tradicional importadora do mercado brasileiro, lançou em 2009 a marca INOVINI, divisão dedicada exclusivamente ao mercado de vinhos finos. A empresa que já atuava na importação e distribuição de vinhos há mais de três décadas, optou por criar uma área específica para que o segmento ganhasse maior foco dentro da companhia. Com isto, agregou novas marcas ao seu portfólio e trouxe um time de profissionais com sólida experiência de mercado.
A distribuição está fundamentada na forte parceria com os principais restaurantes, delicatessens e lojas especializadas em todo o país.
A INOVINI importa com exclusividade rótulos de vinícolas reconhecidas mundialmente por sua qualidade e pioneirismo para agradar os mais variados paladares.

RESTAURANTE TORDESILHAS


O Restaurante Tordesilhas Cozinha Brasileira tem uma Gastronomia brasileira, com sabores das fazendas mineiras e toques de temperos baianos, em ambiente acolhedor. O restaurante é lindíssimo, a decoração é muito charmosa e elegante. A casa conta com vários ambientes e isso agrada muito aos clientes.


Uma frequência que é notória a elegância das pessoas e uma circulação de executivos das empresas das imediações, entre artistas e um público bastante selecionado.
A culinária brasileira da casa tem uma releitura com toques originais da chef e uma pegada de alta-gastronomia. Tudo é muito saboroso, apresentação impecável e o atendimento da casa é excelente. Eu adorei!

Iniciamos nossa (degustação/harmonização) com os seguintes vinhos e pratos:

Los Vascos Sauvignon Blanc
As uvas Sauvignon Blanc que originam esse vinho provêm de uma seleção de uvas provenientes do Vale de Casablanca, sob influência do frio Pacífico sul e reconhecido pela produção de uvas brancas de alta qualidade. Esse Sauvignon Blanc, com pedigree francês e sem estágio em carvalho, é tipicamente chileno: límpido, herbáceo, cítrico e muito fresco. Excelente relação preço-qualidade!

Los Vascos Sauvignon Blanc

Entradas: Comissão de frente – Pastel de camarão, marinada de abobrinha brasileira, queijo coalho fresco com mel de rapadura e cubinhos de carne seca.
Uma entrada perfeita para esse vinho, tudo estava muito saboroso, a integração de todos os elementos faziam com que o vinho ressaltasse mais a sua personalidade e suavidade.

Comissão de frente

Los Vascos Chardonnay
As uvas Chardonnay do vinhedo de Los Vascos em Colchagua são complementadas por uma seleção de uvas provenientes do Vale de Casablanca, situado mais ao norte, próximo do frio Pacífico sul e reconhecido pela produção de uvas brancas de alta qualidade. Esse Chardonnay, com pedigree francês e sem estágio em carvalho, é tipicamente chileno: límpido, frutado e fresco. Excelente relação preço-qualidade!

Los Vascos Chardonnay

Prato Principal:
Já o prato principal eu optei pelo Bobó de Camarão – Estava muito bom, os camarões grandes, no ponto certíssimo da receita, molho e os ingredientes no geral perfeito!
Já sabemos que o Bobó de Camarão é um prato da culinária afro-brasileira. De consistência cremosa, é feito com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no purê de macaxeira e mais azeite de dendê, gengibre e camarões secos. É servido acompanhado de arroz branco, mas também pode ser servido com pirão.
Na verdade é um dos pratos que mais agradam neste tipo de restaurante de culinária brasileira

Bobó de Camarão

Los Vascos Cabernet Sauvignon Rosé
Para a produção deste rosé, as uvas são colhidas antes da sua maturidade fenólica para que o vinho conserve uma acidez viva, caráter de fruta fresca e grau alcoólico moderado.
Produzido com uvas da região de Colchagua, este é um rosé chileno, mas lapidado ao estilo francês, buscando frescor, sutileza e elegância. Excelente relação preço-qualidade!
“Chile com estilo francês, leve equilibrado e elegante, um dos melhores rosados do Chile.” (Marcelo Copello, fevereiro/2010).

Los Vascos Cabernet Sauvignon Rosé

Finalizamos o jantar com uma sobremesa muito exótica. Cocada de Tabuleiro com Sorvete de Tapioca e Calda de Tamarindo. Impossível não agradar qualquer pessoa da mesa que tenha um pouco de sensibilidade a uma sobremesa dessas. O equilíbrio geral foi incrível, não é muito doce e agrada muito até aqueles que são meio arredios a sobremesa. Estava deliciosa e a apresentação impecável!

Cocada de Tabuleiro com Sorvete de Tapioca e Calda de Tamarindo

Los Vascos Grande Réserve
O Grande Réserve de Los Vascos é resultado da colheita e seleção manual das uvas provenientes, majoritariamente, das parcelas mais antigas do vinhedo (~70 anos). É produzido de forma tradicional, com fermentação alcoólica em cubas de aço inoxidável e longa maceração (~25 dias) com remontagens periódicas. Amadureceu durante 12 meses em barricas de carvalho francês, das quais 30% eram novas. O Grande Réserve de Los Vascos é um tinto refinado, complexo e com certa capacidade de guarda.

Los Vascos Grande Réserve

Os vinhos que foram harmonizados nesse Wine Guest estavam deliciosos. Já os pratos degustados também incríveis e muito saborosos. Eu adorei!

(Pimenta da casa) Saborosíssima!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*