O Rio Mar Restaurante, está localizado entre as avenidas mais famosas da capital paulistana, Av. Ipiranga com a Av. São João. É um restaurante muito interessante, uma entrada descomprometida e simples, ao subir algumas escadas, você nem imagina o que vai encontrar. De repente se depara com um salão lindo, janelões antigos enormes dando um ar nobre e imponente. Todo restaurado e clean, tudo com muito bom gosto e capricho. Uma culinária de primeiro mundo e extremamente saborosa, a casa pertence aos três irmãos peruanos Hosler, Michael e Franco Castro Fernandes. O Rio Mar, veio pra ficar, a comida é farta e muito bem preparada. O atendimento é impecável e o tipo de culinária é diferente de outros do gênero, além de não existirem tantos na capital.
Já sabemos que o Peru é riquíssimo em variedade de espécies de peixes e utiliza os pescados em sua culinária desde os tempos dos índios pré-colombianos. Além da batata e do milho os conquistadores espanhóis trouxeram novos ingredientes que se somaram aos já utilizados.
A comida típica peruana tem sido classificada como uma das melhores do mundo. É também a favorita de muitos turistas por sua variedade, aromas, originalidade e riqueza alimentícia. Ao provar comidas típicas do Peru, você estará provavelmente conhecendo muito mais de perto a tradição e cultura daquele lugar.
As pimentas de todos os níveis de ardência e cores, batatas doce, arroz, milhos e os pescados são os ingredientes mais fundamentais e presentes em quase todos os pratos.
Bom, o destaque do Rio Mar fica a cargo do prato peruano mais conhecido pelos brasileiros: o ceviche, composto por tilápia em filé marinados em sumo de limão, pimenta, acompanhado de cebola, batata doce e milho peruano. Na verdade, o Ceviche é um dos pratos mais conhecidos do Peru e é também considerado parte da sua cultura e por isto é patrimônio cultural da nação. Há uma variedade muito grande das receitas de ceviche em cada região e local. Mas basicamente é um prato de pescados marinados em limão peruano, cebola, sal, alho e pimenta. A preparação é única e muita gente o considera afrodisíaco. Rs!
Ah! também outra preferência dos clientes, segundo Hosler Fernandes, é o Pisco Sour, drinque mais famoso do Peru, que é uma espécie de “caipirinha” do país; além do suco desintoxicante tipicamente local Chicha Morada, feito com o milho de cor roxa, o maiz morado, fervido com especiarias e frutas e depois adoçado a gosto. Servido sempre frio ou gelado, é refrescante e saudável. Uma delicia!
Em minha degustação no Rio Mar, demos inicio com uma entrada muito gostosa de produtos locais como o milho peruano e as crocantes batatas.
Na sequência, o famoso Ceviche – Tilápia em filé marinados em sumo de limão, pimenta, acompanhado de cebola, batata doce e milho peruano. Simplesmente delicioso, muito bem elaborado, a pimenta na medida certa e um prato muito farto.
Logo partimos para o segundo prato na degustação. Chicharrones – Empanado de peixe acompanhados de mandioca frita, salada de tomate, cebola e alface. Neste caso minha opção foi o misto ( Peixe, Lula, Camarão e Mexilhão). Esse é um prato rico em ingredientes e muitos elementos que o deixam excelente e saboroso.
Já no terceiro prato, também muito delicioso e na mesa foi novidade. Causa rellena – Rocambole de purê de batata recheado com polpa de Caranguejo e maionese. É muito diferente, eu nunca havia experimentado, além de ser um prato impecável na apresentação é delicioso, o purê bem macio e um sabor inigualável.
Ah! mas está farta degustação não parou por ai, logo veio o Saltados – Carne Flambada com cebola, tomates, batata fritas com temperos peruanos e também acompanha porção de arroz. As batatas que ficam no fundo deste prato é de uma maciez e sabor incrível e muito diferente das nossas batatas, a consistência e o sabor são únicos e deliciosas.
Finalizamos com sobremesa, veio uma fatia de torta, um doce que não é muito doce e tem uma cobertura que me lembrou muito a nossa geleia mais consistente. Diferente do que já provei de doces e também saboroso.
Uma dica: não deixe de experimentar acompanhando os pratos a Inca Kola: o refrigerante que superou a Coca-Cola no Peru, neste caso veio em uma linda jarra estilosa e dizem que conseguiu o que muitos outros refrigerantes do mundo não conseguiram: superar as vendas da Coca-Cola no mercado interno. É uma delicia!
Vá e comprove! Eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga