SALÃO DO PANNETTONE 2018

O Salão do Panetone 2018, foi um grande evento promovido pela A ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e restrito aos profissionais da imprensa e influenciadores digitais, que também puderam degustar os produtos de dez grandes marcas do mercado nacional: Arcor, Florio, Nestlé, Ofner, Panco, Parati, Romanato, Santa Edwiges, Siena Alimentos e Village.

 

 

O Conceito de Luxo participou do evento e tivemos a oportunidade de provar todos os produtos apresentados e chegamos a conclusão que a cada ano as empresas nos surpreende mais com as novidades oferecidas ao mercado. Visto que, o Mercado de panetones movimentou R$600 milhões em 2017 e promete um maior crescimento para este ano 2018. O Salão do Panetone é uma excelente oportunidade para apresentar em primeira mão as novidades que as industrias trarão para os consumidores nas festas de final de ano. Eu particularmente adorei!

 

 

A ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados)

Seja de frutas, gostas de chocolate ou recheado, entre diversos outros tipos, este alimento está presente em 53% dos lares brasileiros. Ou seja, mais de 29 milhões de famílias consumiram panetone entre novembro de 2017 e janeiro deste ano. Neste período, o volume de vendas foi de 39 mil toneladas, 13% a mais que o ano anterior (2016/2017). Em faturamento, a categoria movimentou R$600 milhões.

O estudo analisou sete macrorregiões segmentadas: a Grande São Paulo é responsável pelo maior consumo deste alimento no Brasil (22%) – cerca de 8,4 mil toneladas. Em seguida aparecem Norte e Nordeste (18%), Sul (16%), Interior de São Paulo (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), Grande Rio de Janeiro (9%) e, por fim, Centro-Oeste (8%).

Os panetones tradicionais, de frutas e gotas de chocolate, representaram 78,2% das vendas, enquanto que os recheados e sem frutas corresponderam a 17,4% e 4,4%, respectivamente. Ainda de acordo com a Kantar, dezembro foi o mês de maior penetração da categoria e 21,4% dos domicílios foram presenteados com o produto no Natal de 2017. A pesquisa também apontou que o volume de panetones se concentra em lares com shoppers mais maduros (mais de 40 anos), famílias pequenas (uma ou duas pessoas) e de classes altas (A e B).

Salão do Panetone 2018

A ABIMAPI promoveu pela primeira vez o Salão do Panetone, realizado em São Paulo (SP), com a apresentação dos principais lançamentos que estarão nos pontos de venda nacionais.

Arcor, Florio, Nestlé, Ofner, Panco, Parati, Romanato, Santa Edwiges, Siena Alimentos e Village levaram o que há de mais novo em sabor, cobertura, textura e embalagens. O evento foi dedicado aos profissionais de mídia (jornalistas e influenciadores de opinião), que acompanharam ainda um cooking show com a confeiteira Beca Milano, integrante do time de especialistas do programa Fábrica de Casamentos e jurada do Bake Off Brasil (ambos transmitidos pelo SBT).

De acordo com Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI, o salão permitiu a divulgação dos fabricantes, bem como uma excelente fonte de informações sobre o que está acontecendo no mercado. “Reunimos as principais marcas do setor para apresentar este produto sazonal, que desperta a memória afetiva das festas de fim de ano. A indústria inova com sabores diferenciados e embalagens personalizadas, tornando o panetone um alimento especial não só para as ceias, mas uma excelente opção de presente”, diz o executivo.

SALÃO DO PANNETTONE E NOVIDADES DA EMPRESAS

Entre algumas novidades do salão tivemos a oportunidade de conhecer alguns destaques. Entre eles o Panettone de Petit Gateau, que é destaque no portfólio da Arcor que passa a integrar a linha Premium de Recheados Arcor. Com fermentação 100% natural, a novidade inclui massa de chocolate e o delicioso recheio de Petit Gateau como opção de sobremesa para toda a família. Uma outra sugestão de consumo é aquecer o produto antes de servir, basta colocar uma fatia no micro-ondas por 15 segundos e acrescentar o acompanhamento que preferir.

Já a Florio Alimentos apresentou três sabores de Panettones: PANETTONE de FRUTAS, PASSAS e DAMASCO,  PANETTONE de CHOCOLATE e PANETTONE INTEGRAL de CHOCOLATE MEIO AMARGO.

A NESTLÉ® complementa seu portfólio de panettones lançando a nova linha Frutas Especiais, com dois produtos de combinações sofisticadas: um de Cranberry e Chocolate Meio Amargo e o outro de Damasco, Amêndoas e Chocolate Meio Amargo.

A tradicional Ofner, apresenta 22 opções de panettones, com aposta em três lançamentos diferenciados, são eles: Red Velvet, deliciosa e exclusiva receita italiana do panettone Ofner, com pura massa de fermentação natural recheada com irresistível cream cheese.

Já o Pane di Toni, é preparado com pura massa de fermentação natural amanteigada com recheio de frutas cristalizadas e uva passa, aromatizado com ingredientes naturais. E por fim, o Speziale, fabricado com os ingredientes de qualidade Ofner, recheado com frutas cristalizadas e uvas passas.

Ah! não posso deixar de citar a Panco que lançou o Pannettone integral com doce de Damasco e Uva-Passa. Delicioso!

E a Parati para este ano, destacou dois sabores de panettones: o tradicional de frutas cristalizadas e o sabor gotas de chocolate.

Já a Santa Edwiges nos surpreendeu no Salão do Panetone com uma linda lata que comporta dois Panetones deliciosos. Com fermentação natural e uma receita exclusiva, os Panettones Santa Edwiges garantem uma massa mais úmida e muito macia, ingredientes selecionados e embalagens inovadoras no mercado brasileiro. Os produtos estão divididos em cinco linhas: Gourmet, Premium, Recheados, Zero Adições de Açúcar e a versão mini panettones.

 

Eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Um Milhão e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 09/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*