SAURO D’ ITALIA * PÃES ARTESANAIS & EMBUTIDOS

Sauro Scarabotta em noite especial abriu as portas de seu Espaço Gastronômico para imprensa especializada, amigos e clientes em um jantar delicioso. Apresentou a sua linha de produtos, entre os deliciosos embutidos e também não podia faltar a Linhas de pães artesanais com longa fermentação natural e farinhas italianas da nova marca Sauro d’ Italia. Tudo muito delicioso, a qualidade dos produtos e o cuidado que Sauro tem é um exemplo de quem quer e faz o melhor na gastronomia.   

 

Sua trajetória gastronômica é longa, depois da experiência de 20 anos no Friccò Ristorante, Sauro Scarabotta e Rita Russo, criaram a Sauro d’Itália Pane & Salumeria. A nova marca que a empresa lança como presente aos paulistanos são duas linhas compostas de 40 produtos gastronômicos com viés na tradição, na cultura italiana e na sustentabilidade. Os pães artesanais, elaborados com fermentação natural de até 24 horas e a linha de salumeria, embutidos feitos principalmente com porco caipira, de pequenos produtores do interior de São Paulo. 

Sobre Sauro Scarabotta

O Italiano Sauro Scarabotta, nascido na cidade de Gubbio, na Úmbria, chegou ao Brasil há 23 anos com um espírito inovador, fundar um restaurante de gastronomia que remetesse à sua cultura, e assim inovou à época com o Friccò Ristorante, alicerçado na culinária italiana de origem, pautada na memória afetiva de sua família, principalmente a nonna Virgínia e o nonno Enrico, que faziam o pão de consumo semanal da família, processo vindo desde a antiguidade, passados de geração em geração, bem como a arte de elaborar em casa todas as carnes do porco criado durante o ano, outra tarefa milenar da tradição italiana. 

A ideia de criar a salumeria (charcutaria Italiana), e a produção de pães artesanais de fermentação natural teve início em 2010, quando Sauro Scarabotta e o especialista Márcio Kimura, ambos apaixonados pela salumeria, foram conhecer Carlos Chiari em Minas Gerais. O descendente de italianos fazia em sua chácara prosciutto seguindo os métodos tradicionais. Não só os prosciutti mas também o culatello, o speck e o capocollo.Ficou assim provado que se podia fazer no Brasil produtos de grande qualidade, apesar do ambiente não ser o mesmo da Itália. Nasceu assim o novo desafio: fazer no Brasil os melhores embutidos tradicionais italianos, mas com uma diferença que faz parte da personalidade de Sauro, aperfeiçoar sempre.Ambos foram então para a Itália, onde visitaram e aperfeiçoaram a arte com alguns dos melhores produtores do Velho Mundo. De volta ao Brasil, começaram o empreendimento que mudaria a salumeria nacional. Márcio fazendo as pesquisas necessárias e Sauro com o conhecimento e prática de origem, formou uma dupla que se complementava para superar qualquer obstáculo.

Desenvolver no Brasil um pão igual ao que Sauro comia em sua infância, na Itália era o desafio seguinte. Novamente em dupla com Márcio, criaram uma linha de pães artesanais feitos com fermento natural. Além dos pães italianos tradicionais, desenvolveram o inédito Pão de Café e o de Malte de Cevada.

Pães elaborados com Fermentação Natural

De acordo com Sauro os produtos da padaria, são feitos de maneira artesanal, “usamos somente o fermento natural que juntamente a farinha italiana confere aos produtos, sabores únicos e saudabilidade. As farinhas que nós usamos são, na grande maioria importadas da Itália onde existe um rigor e uma alta qualidade exigida pelos profissionais do mercado e pelo público consumidor. Temos controle, sobre todas as dificuldades que apresenta o fermento natural, que foi usado há milhares de anos, até a descoberta da pasteurização. Não usamos fermento biológico em nenhuma de nossas preparações, porque achamos que a fermentação natural é infinitamente melhor,” diz o Chef.

Alguns dos 20 tipos de embutidos 

Salumeria, Sauro d’ Italia: Cozidos/assados: Porchetta, Lombo defumado, Bacon, Mortadella, Coppa de Testa.Sugestão de uso: podem compor tanto um prato misto onde são misturados alguns curados e outros da lista acima ou uma degustação somente deles.

Curados Magros: bresaola e pastrami de carne bovina, lombo e Coppa P.I.

Curados gordos: Bochecha, Lardo, Pancetta, Salame CiabuscoloCurados intermediários: Vários tipos de salames como Gubbio, Finocchiona, Calabrese, ou Coppa, Lombo, Prosciutto crudo, culatello.Os 20 tipos de embutidos artesanais da Salumeria Sauro d’Italia têm em sua composição cárnea: 70% carne de porco caipira ou javali, 20% de suíno industrial e 10% de carne bovina.

O jantar foi servido com produtos deliciosos feitos com muito carinho por Sauro Scarabotta e equipe 

Espaço Gastronômico: Pane & Salumeria Sauro d’Itália www.sauroditalia.com

Rua Cubatão- 831- Vila Mariana – São Paulo

Tel.: (11) 5084-0480/0415

Horários:

3ª feira, 4ª feira e Domingo: das 11 às 17 horas.

5ª feira, 6ª feira e Sábado: das 11 às 22 horas

Email: contato@sauroditalia.com

https://www.youtube.com/watch?v=UpGs_vJykxE&feature=youtu.be

O Chef Sauro Scarabotta ministra cursos de salumeria e pães com fermentação natural para o público em geral e profissionais. Acompanhe a programação no site.

Experimente, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

 

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*