TERRAÇO ITALIA COMEMORA 50 ANOS

O tradicional e turístico Terraço Itália na capital Paulistana completa 50 anos e o Conceito de Luxo faz questão de passar para o leitor a programação de um dos marcos da cidade de São Paulo. Na verdade são 5 décadas, 5 chefs, 5 menus com prato principal em releitura  marcam as comemorações dos 50 anos do Terraço Itália e contam a história do restaurante através de uma série de eventos que começaram agora no mês de em maio e terminam só no final de setembro.

O Terraço Itália é um complexo de lazer, gastronomia e eventos, com versatilidade para sediar almoços, jantares com piano e música ao vivo, eventos sociais e corporativos. Gastronomia e serviço impecável, adega com mais de 200 rótulos selecionados dentre bons produtores do velho e novo mundo, fazem de suas salas, restaurante e bar, o cenário perfeito para o entretenimento e o desfrute de bons momentos na cidade de São Paulo.

Convidados a interpretar alguns dos clássicos mais pedidos à época em que o Terraço Italia nascia, os chefs Marco Renzetti (Osteria del Petirosso), Pier Paolo Picchi (Picchi), Roberto Ravioli (Casa Ravioli), Gianpiero Giuliani (Due Cuochi), e a dupla Salvatore Loi & Paulo Barros (Modern Mamma Osteria), assinam a cada mês um menu em cartaz durante 30 dias no restaurante, incluindo entrada, principal e sobremesa, servido apenas no jantar. Para receber a nata da cucina italiana, o chef toscano Pasquale Mancini, do Terraço Itália acompanha e coordena a adaptação dos menus criados por estes consagrados chefs durante os 5 meses desta temporada de festejos.

O prato principal de cada um dos menus traz uma releitura atual de um clássico do restaurante, adaptado de acordo com a criatividade e percepção do chef convidado. Marco Renzetti abriu os trabalhos com o primeiro menu, que foi servido no 1 de maio, onde incluiu entrada o Mil folhas de legumes de estação com redução de queijo parmesão; como principal, a releitura da famosa Lagosta ao Thermidor, e de sobremesa foi servido Fondant de Chocolate com calda de figo e brandy.

Anote a sequência, a partir de 1 de junho, é a vez de Pier Paolo Picchi, com Capellini de palmito pupunha, brotos, flores e Alici; Ravioli de truta com manteiga noisette de amêndoas e redução de laranja Bahia, revisitando a famosa truta com amêndoas da época, e Pão, chocolate e Pera, de sobremesa.

Roberto Ravioli é quem assina o cardápio do mês de Julho que inclui como entrada Torre Cruda del Mare (tartar de atum, abacate e lagostim, com tempura de abacate e crisps de quinoa)  um remake do Steak Diana com Dry Aged e funghi Porcini, e suflê ao cioccolato con Nutella e crema di mascarpone.

Em agosto é Gianpiero Giuliani quem assume as caçarolas do restaurante, servindo polenta cremosa com Taleggio DOP e mostarda de cremona, Ravioli aberto de pato e Porcini com redução de laranja lima –  versão moderna do Pato com Laranja –  e Duas Texturas de mascarpone italiano com compota de figo,  mel trufado e farofa de cantucci toscano.

Salvatore Loi e Paulo Barros fecham a temporada e assinam o menu em setembro,  com Gnocchi recheado com espinafre, molho de tomate fresco com manjericão, seguido de Camarão Rosa com cebolas confitadas e gelatina de água de coco verde – o camarão com coco revisitado – e crostata de ricota com chocolate e caramelo com flor de sal, para a sobremesa.

Terraço Itália Avenida Ipiranga, n°344 – 41° Centro – São Paulo – SP

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*