TURISMO RELIGIOSO E RURAL * REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA

Aparecida e região do Vale do Paraíba (SP) receberam Jornalistas para conhecer e vivenciar essa região rica em religiosidade e locais lindíssimos que vale muito a pena conhecer.
O roteiro se deu nas seguintes cidades: Bananal, Aparecida, Santo Antônio do Pinhal e Cunha. Com o apoio da Secretaria de cada cidade, além dos empresários e o Trade Turístico local. Quem nos Assessorou foi a Jornalista Cristina Lira e Jovita Vilela entre outros colaboradores.
Na verdade, essa Press Trip, foi para divulgar Aparecida, e as demais Cidades como um destino de férias, onde as pessoas podem curtir as Cidades e a região do Vale do Paraíba que é interessante no Turismo Religioso, Rural, Gastronômico, Cultural, etc…

Iniciando o Roteiro:

ROSEIRA
Vale iniciar a viagem visitando o Mosteiro da Sagrada Face que fica na cidade de Roseira e possui uma belíssima arquitetura, num estilo que remonta aos castelos medievais italianos. Paz e muita tranquilidade você encontrará nesse lugar, além de vivenciar a importância da pintura do rosto de Cristo feita por Pe.Baleeiro da Face revelada.
No Mosteiro vive uma comunidade religiosa, composta de Padres e Irmãos Consagrados. Onde vivenciam o universo religioso 24 horas. O lugar é muito bonito e nos passa muita energia e paz!

ROSEIRA

BANANAL/SP
É um município do Vale do Paraíba paulista, que faz fronteira com o Estado do Rio de Janeiro.
Uma cidade pequena que os seus atrativos são alguns casarões antigos lindíssimos e infelizmente detonados com o tempo.
Existe também o charmoso chafariz de ferro, de 1879 e está instalado na Praça da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento. Vale lembrar que todo o Centro Histórico de Bananal é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
Interessante também é conhecer a Estação Ferroviária de Bananal que sua estrutura pré-fabricada foi importada da Bélgica, Lógico, está desativada. E a Maria Fumaça cercada por uma grade de ferro que inibe os visitantes em fotografá-la, infelizmente! Além da igreja Matriz que é muito bonita internamente.
Bananal também é conhecida pelo “Crochê no barbante “feito por grupos de mulheres artesãs que talentosamente revestem árvores da cidade com seus lindos trabalhos manuais em motivos natalinos.
Uma cidadezinha charmosa que é visível a necessidade de um bom investimento das autoridades e talvez a iniciativa privada em restaurar obras de arte que estão se perdendo com o tempo. O exemplo dos casarões! Isso ajudaria muito a impulsionar o turismo na cidade.

BANANAL/SP

FAZENDA RESGATINHO Uma das melhores atrações de Bananal é visitar a Fazenda Resgatinho, é lindíssima, você tem um atendimento familiar considerado espetacular, o que torna a atração um lugar delicioso para visitar e toda a experiência de provar várias cachaças artesanais além de outros produtos. O delicioso licor de jabuticaba e banana, doces especiais e outras iguarias.
O local conta com produção artesanal de cachaças e outros produtos oriundos da cana! Uma dica imperdível é provar a rapadura, produzida diretamente na Fazenda e foi a melhor que já experimentei, dos Deuses!
Ah! Além de uma excelente cachaça produzida artesanalmente, você conhecerá todo o processo de fermentação da cachaça e conhecerá derivados da cana de açúcar como rapadura e licores.
Lógico, a grande surpresa no final da tarde é a companhia das lindas Araras soltas na natureza que vem dar as boas vindas aos visitantes. É uma experiência imperdível!

FAZENDA RESGATINHO

Lógico, a grande surpresa no final da tarde é a companhia das lindas Araras soltas na natureza que vem dar as boas vindas aos visitantes. É uma experiência imperdível!

FAZENDA RESGATINHO

FAZENDA LOANDAÉ outra atração imperdível em Bananal. Um grande casarão, introduzindo elementos da Arquitetura Neoclássica e tudo de muito bom gosto. Internamente com belíssimos móveis (principalmente franceses), quadros, cristais e porcelanas; todos os objetos garimpados e incríveis!. Boa parte desse acervo ainda se encontra no seu interior. Após a morte dos barões, a fazenda passou pelas mãos de vários proprietários, até chegar a Pedro T. C. Teixeira que, tendo como principal objetivo recuperar um bem histórico para as atuais e futuras gerações, desenvolveu a sua restauração, atento aos mínimos detalhes. No momento, encontra-se aberta a visitação guiada, mediante agendamento por um valor irrisório que vale muito a pena vivenciar a beleza e o encanto que a Fazenda Loanda nos passa!

FAZENDA LOANDA

APARECIDA/SP
É uma cidade que vive totalmente o Turismo Religioso. Na verdade, vivem em função da igreja e da história da própria Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida que foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba como diz a história.
Colocaram suas canoas no Rio Paraíba, jogaram a rede várias vezes sem sucesso. Mas, na última tentativa, surpreenderam-se ao encontrar uma imagem sem cabeça, lançaram novamente a rede e o que veio à tona foi a cabeça da imagem, que se ajustava perfeitamente ao corpo anteriormente encontrado. Após encontrar, e reunir, o corpo e a cabeça da imagem de Nossa Senhora da Conceição, os peixes começaram a surgir em abundância, para os três pescadores.
Bom, essa história rendeu tanto que existe um espaço muito bem montado que o turista tem a oportunidade de vivenciar, fotografar e sentir-se o pescador da imagem. Além do filme explicativo de toda a trajetória da Santa venerada.
Existe também um museu de cera com mais de 60 peças, o Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos, entre outras atrações.
Todas as atrações unem arte e efeitos multimídia para levar o visitante a uma experiência sensorial única pela história da Padroeira do Brasil, desde seu encontro nas águas do Rio Paraíba até os fatos mais recentes dessa trajetória, como a construção da Basílica Nacional. Vale a experiência!

APARECIDA/SP

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL/SP

AROMAS DA MONTANHAUma cidadezinha pequena e encantadora que oferece atrativos interessantes ao turista. Começando por um delicioso Café da Manhã completo no Aromas da Montanha, onde você vai ter a sensação de estar em uma fazenda no interior de São Paulo, com o fogão a lenha no salão principal e ao redor das mesas delícias tentadoras por todos os lados.
Um enorme bufê montado com todo o carinho e empenho, são muitos itens caseiros, desde pães, salgadinhos, pudins, bolos diversos, sucos, além do cafezinho fresquinho e feito na hora!
Pra você desfrutar de todas essas delícias terá um pequeno valor de R $30,00 por esse buffet à vontade. Eu adorei!

AROMAS DA MONTANHA

A BODEGA Outra super dica pra quem vai a Pinhal é visitar “A Bodega”. É um lugar lindo, amplo, fotografável, boas cachaças, excelentes produtos e um atendimento impecável!
Ah! Você tem a oportunidade de provar muitas e muitas cachaças, é uma sensação imperdível!
Aberto: Sábados, Domingos e Feriados das 10.00 às 16 horas com estacionamento próprio.

A BODEGA

SABIÁ AZEITES O Sabiá da Mantiqueira é um azeite extra virgem premium, produzido em pequenos lotes na Fazenda do Campo Alto. Lugar lindíssimo com o ar puro das montanhas.
A Fazenda do Campo Alto, produtora do Azeite Sabiá, recebe visitantes para uma viagem ao mundo do azeite, desde a plantação de oliveiras e os estágios das plantas, o processo de extração do azeite e, oferece também uma degustação com diversos tipos de azeites, apresentando os sabores, aromas e apontando qualidades e defeitos.
Além de você ter a oportunidade de conhecer uma oliveira de 300 anos plantada por espanhóis no Uruguai e que está na Fazenda do Campo Alto, caminhar pelo meio das árvores, aprender sobre o cultivo, visitar o lagar, degustar e descobrir o mundo de sensações que o azeite pode proporcionar. Eu adorei!

SABIÁ AZEITES

PICANHA & PASTA RESTAURANTEUm dos melhores restaurantes da cidade é referência gastronômica em Santo Antônio do Pinhal. O restaurante está localizado na entrada da cidade, no Centro, dando boas vindas aos visitantes.
É bonito, amplo, belo terraço, além de internamente ser extremamente bem decorado e tudo de muito bom gosto.
Uma culinária nobre, gastronomicamente rica em ingredientes e criativa no preparo.
O restaurante oferece carnes nobres argentinas que são a base do inigualável bife ancho e da picanha preparada com diversas variações muito saborosas!
A salada de entrada é muito bem feita com ingredientes frescos e crocantes. A linguiça de pernil perfeita e muito saborosa! Além do arroz biro biro que é um clássico que vem muito farto e completa a comilança!
No geral, o Picanha & Pasta como citei acima é excelente e imperdível pra quem vai a Pinhal, bela casa, excelente culinária, preço justo e atendimento impecável!
Vá e comprove, eu adorei!

PICANHA & PASTA RESTAURANTEPICANHA & PASTA – pratos

JARDIM DOS PINHAIS ECCO PARQUEAcredito ser umas das principais atrações de Santo Antônio do Pinhal.
São oito jardins com estilos diferentes, plantas lindíssimas e muito bem cuidado . O parque ocupa uma área de 82 mil metros quadrados e a trilha para os visitantes tem aproximadamente 1200 metros montanha acima. Mas é bem tranquilo subir, pois a subida é em zigue-zague e a inclinação é bem moderada, portanto, não fica nada cansativo.
Vale muito a pena visitar, ter uns momentos com a natureza, além do mais, é bem interessante fotografar.
Ah! Possui o Restaurante Jardins, especializado em gastronomia da montanha que funciona durante o ano inteiro , além de espaços diferenciados para eventos em ambiente fechado ou ao ar livre. Tudo isso, em meio a uma natureza exuberante com algumas das vistas mais belas da Serra da Mantiqueira e com fácil acesso para quem vem de Campos do Jordão, Vale do Paraíba e São Paulo.

JARDIM DOS PINHAIS ECCO PARQUE

PRESÉPIO ANIMADO Uma dica imperdível em Pinhal nessa época de Natal.
O presépio animado encanta aos visitantes de Santo Antônio do Pinhal, já está disponível para visitação. É o máximo!
A exposição está sendo realizada em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, no Centro.
A tradição do presépio animado teve início há cerca de trinta anos. O processo de montagem leva aproximadamente 40 dias e são muitas peças em movimento sincronizado que retratam desde o trabalho do homem no campo até o nascimento do menino de Jesus. É lindo, eu adorei!

PRESÉPIO ANIMADO

CUNHA/SP

MAGNIFICAT COTTAGEUma pequena pousada com uma vista deslumbrante das montanhas em seus quatro chalés aconchegantes e muito bem decorados. Na verdade, é bem intimista e excelente pra quem não quer ter contato com muitos hóspedes.
Um café da manhã delicioso com produtos preparados na própria cozinha sob o comando da proprietária que também é a chefe. Além de saborosas massas caseiras e apetitosas sopas, incluem pães, bolos, geleias e diversas outras especialidades, algumas preparadas com ingredientes frescos da própria horta. Um charme!

MAGNIFICAT COTTAGE

O OLIVALEu já estive anteriormente e é sempre muito satisfatório visitar esse lugar tão bonito e agradável!
Uma experiência autêntica no campo de oliveiras situado em plena serra do mar e rodeado pela mata atlântica.
E o mais interessante, é que as oliveiras desenvolvem-se ao som de música clássica. Portanto, não se assuste ao chegar e ouvir em plena natureza música clássica.
Segundo os proprietários, a onda sonora é uma vibração mecânica que carrega energia. Parte-se do pressuposto de que a música organizada pode entrar em ressonância com frequências de oscilação natural das folhas, afetando o estado energético das clorofilas e aumentando, consequentemente, a fotossíntese.
Ah! Você tem também a opção de almoçar no restaurante que é um charme. Lógico, o Menu O Olival do dia que é
cuidadosamente preparado artesanalmente e é constituído de welcome, entrada, principal e sobremesa. Tudo é produzido no próprio local com produtos frescos da região. Eu adorei!

O OLIVAL

O LAVANDÁRIOO Lavandário tem uma plantação orgânica de Lavandula dentata, alguns canteiros de outras espécies de lavanda e de ervas aromáticas para produzir puros óleos essenciais. Com óleos essenciais e plantas são desenvolvidos produtos cosméticos, para o bem-estar, para a gastronomia e para casa, disponíveis na loja e também na loja virtual, no site. Abertos para visitantes que desejam usufruir da paisagem, do aroma e do relaxamento proporcionados pela lavanda.
Imperdível para quem visita o lavandário é provar o saboroso sorvete de lavanda e aqui vai a receita!
Sorvete de creme com lavanda:
Ingredientes
2 xícaras de leite 1 colher de flores secas de lavanda (Lavandin)
5 gemas de ovos
200 g de açúcar
2 xícaras de creme de leite
Óleo essencial de Lavandin
Delicioso!

SORVETE DE LAVANDA

KALLAS DA SERRA RESTAURANTE O verdadeiro sabor da roça, o Kallas oferece uma deliciosa culinária caseira com gostinho de comida da vovó! Ambiente familiar com as belezas naturais da região, além de um lindo jardim nos fundos com muitos copos de leite dando as boas vindas e um riachinho charmoso encantando com seu ar romântico e natural.
Comida muito saborosa, salada de entrada bem natural e orgânica, folhas crocantes e colhidas na horta. Feijão de caldo grosso com gostinho de fogão a lenha e o delicioso “Porco na Lata” que é a grande especialidade da casa.
O Porco na Lata é uma técnica muito antiga que o restaurante resgatou. Na verdade, a carne suína acondicionada em lata e que utiliza gordura animal como conservante era muito comum na época em que não havia geladeira ou outra forma de conservação. O dia de fazer a carne na lata era como um ritual para toda a família que passava todo o dia preparando, fritando e guardando a carne de porco em grandes latas com gordura, isso lhes garantia carne por muitos meses. O sabor, a textura e a maciez da carne na lata são inigualáveis e o kallas da Serra vem resgatar esta tradição prezando por levar até você a qualidade e praticidade do presente com o sabor único do passado.
Vá e comprove, eu adorei!

KALLAS DA SERRA RESTAURANTE

A CASA DO ARTESÃO É uma sociedade sem fins lucrativos e com sede própria, criada para divulgar e comercializar o trabalho dos artesãos e artistas da cidade de Cunha.
Conta com mais de 60 associados entre artesãos e artistas, todos moradores da cidade, amadores, aprendizes e mestres que trazem até você uma diversidade incrível de artesanato e arte. São peças utilitárias ou decorativas de cerâmica, madeira, tecido, prata, papel, lã, tabua, MDF, PVC e material reciclável (garrafas, vidros em geral e madeira de demolição), entre outros.
Um local muito interessante e indicado para quem vai a Cidade de Cunha ter a oportunidade de adquirir peças de diversos artesãos diferentes e passar momentos agradáveis no grande casarão.

A CASA DO ARTESÃO

SUENAGA ATELIER DE CERÂMICAEsse Atelier tem trabalhos lindíssimos, peças super elaboradas, tudo de muito bom gosto e vale muito a pena conhecer e adquirir belas peças.
O Atelie fica aberto à visitação e podem ser encontradas cerâmicas queimadas da baixa à alta temperatura para endurecer a argila e torná-la cerâmica. Esculturas, painéis, mosaicos, objetos, cerâmicas para a mesa, para o olhar e para fazer parte do dia-a-dia; o ateliê cultiva sua própria identidade e característica e possui o seu próprio espaço onde o ceramista pode ser artista, artesão, escultor, artista plástico, arquiteto, pintor, fica a seu critério!
O Atelier Suenaga Jardineiro realiza a aberturas de fornadas periódicas, fica aberto para visitação e venda das cerâmicas diretamente no local. Eu adorei!

SUENAGA ATELIER DE CERÂMICA

HOSPEDAGEM – PEREGRINOS HOTELFiquei hospedado nesse delicioso Hotel, sendo meu ponto de partida para cada destino que visitei durante os dias em Aparecida.
O Hotel é bem localizado e, ao abrir a sacada você é recepcionado pela belíssima Basílica de Aparecida.
No Peregrinos, você tem quatro coisas que qualquer hóspede deseja estando na Cidade: Boa cama, Maravilhoso chuveiro, Excelente Café da manhã e Wifi. No Peregrinos, funciona muito bem e suas acomodações com cheirinho de novo.Foi inaugurado há pouco tempo e os quartos novos, roupa de cama sempre limpa, refeitório extenso, além da linda vista para a Basílica.
Ótima localização – Av. Getúlio Vargas, 911, Aparecida – SP
Vá e comprove, eu adorei!

Meus agradecimentos a todos os locais visitados, empresários, aos envolvidos nesse projeto de divulgação, Assessores e Secretários de cada Cidade entre outros.
Luis Guilherme Zenga

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

2 Comentários sobre este post

  1. Obrigado por tudo. Eu quem agradeço o carinho de todos vocês. Eu adorei!

    Luis Guilherme Zenga / Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*