O restaurante Equilibrio, localizado dentro da Vinícola Matetic, localizada entre os vales de San Antonio e Casablanca, a 120 quilômetros de Santiago, reabriu as portas no dia 14 de fevereiro, depois de passar por uma remodelação. Reconhecido por combinar tradição e inovação em pratos especialmente chilenos.
A nova estrutura do restaurante comporta 200 pessoas e tem espaços bem divididos, como o terraço, duas grandes salas de jantar, um espaço reservado para reuniões e almoços corporativos e um “quincho”, estrutura hexagonal muito usada para fazer churrascos, que deve ficar pronto em outubro. E, embora as mudanças estruturais sejam consideráveis, o restaurante não teve seu cardápio muito alterado.
Sob o comando do chef executivo Francisco Guzmán, que pretende posicioná-lo como o melhor restaurante de vinícola do Chile e o melhor da região, o Equilibrio segue a linha gastronômica que o rege desde sua abertura: uso de produtos frescos, coletados da própria horta, e locais, em uma mistura de sabores e cores para criar pratos com um toque chileno gourmet.
Entre as opções do cardápio, destaque para o menu harmonizado, que apresenta quatro pratos (entrada, dois pratos principais e sobremesa) casados com vinhos Matetic por um valor de 42 mil pesos chilenos. As opções à la carte, porém, também vêm com sugestões para harmonização – embora o valor do vinho não esteja incluído.
Algumas criações de Guzmán levam ainda a bebida como ingrediente de destaque no prato. É o caso do cordeiro lentamente assado ao vinho Syrah, que acompanha purê de milho com azeite produzido localmente, e o bife Tomahawk, com batatas assadas com alecrim e cebolas confitadas ao Pinot Noir.
O Equilibrio ainda oferece cardápio infantil e sobremesas, como salada de frutas da estação, sorvetes artesanais e pudim de leite caseiro.
A vinícola Matetic, localizada a 120 km de Santiago, no Chile, é o local ideal para quem já gosta ou está começando a se interessar pelo enoturismo. Além da produção de nove diferentes tipos de vinhos de alta qualidade – Sauvignon blanc, Sauvignon blanc coastal, Chardonnay, Riesling, Gewurztraminer, Pinot noir, Carmenere, Cabernet sauvignon and Syrah -, há ainda hospedagem requintada no hotel La Casona, um antigo casarão colonial, que possui oito apartamentos elegantemente decorados, de onde é possível avistar os belíssimos vinhedos e jardins da região. A dez quilômetros do hotel, a adega é o espaço ideal para quem quer aprender mais sobre o processo de produção vinícola e degustar as safras da Matetic. O tour pela adega começa com uma introdução sobre a agricultura orgânica e biodinâmica da vinícola e termina com a degustação de alguns vinhos produzidos ali.
O empreendimento conta ainda com o Restaurante Equilíbrio e uma loja e wine bar “El Emporio”, onde são encontrados os vinhos da Matetic, produtos de lã, entre outros, piscina, heliponto e pista de aterrissagem de avião.
http://matetic.com/en/tourism/
Da redação